terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Homenagem a Andréia Donadon


Imagem: A artista Deia lela (*) e um de seus portais, um dos temas de sua preferência em sua arte aldravista.

Saber que Déia Leal (a escritora Andreia Donadon Leal) recebe homenagens, não me espanta.Acompanho sua carreira, sua verdadeira intenção de ser e estar pela sua Arte, a pintura, seu talento inato, e bem sei de seus merecimentos, talvez mais significativos, porque é uma grande incentivadora e divulgadora das Artes Plásticas, além da literatura.

Por isso, saber que foi agraciada com o título "PERSONADIDADE ESPECIAL", em Granada, na Espanha, pela Associação Valentin Ruiz Asnar,dirigida por Antonio Gualda, (**) plenifica-me de alegria.Sei que grande parte, tem a ver com a amizade que lhe dedico, mas, sobretudo, pelos méritos, pela excelência, porque ela representa Minas Gerais, onde moro, berço de meus dois filhos, o Brasil,meu amadíssimo PAÍS, e a mulher, no lato sentido, a educadora, a divulgadora, a POETISA. Nesse feminino rico, para mim, com significado de sacerdotisa, qual digo em um poema, mas, se o querem, de POETA.
E do sério e consistente grupo dos Aldravistas de Mariana, a cidade primaz do estado.Essas pessoas, tocadas pela Luz do Alto, privilegiam a metonímia , não no lugar das metáforas,que qualificam a arte poética, porém com lugar de predileção e sinalização do "Quase. Aliás,assim se chama sua parte no belo "Nas sendas de Basho", coletânea de hai-kais onde ela, o talentoso marido Professor da UFOP, Dr.J.B.Donadon (Benedito), mais Gabriel Bicalho, premiado e singular, Presidente do Jornal Aldrava, do Aldrava Letras e Artes , acompanhado de J.S.Ferreira (Sebastião).Vejam a força pictórica de Andréia-Déia Leal, onde,em perfeita simbiosa, a pintora e a poetisa co-existem:

" Flor da pintura
estática jazsilente,
nem morre, nem nasce"

Irrompe o poeta:
tela branca do papel:
obra de idéias"

O livro é uma das edições da Aldrava Letras e Artes.

Esses citos aldravistas, reunem-se quais mentores da poesia e levam haikais às crianças, nas escolas, o que os fez merecer o primeiro lugar do PROALFA em 2007.E Andréia, Déia Leal (conforme assina suas telas), ainda suplementa esse fazer da poiesis, e leva suas telas, para que os pequenos alunos, em tenra idade, aprendam a conviver com a beleza.

Por que, para elogiar e parabenizar Déia Leal, falo dos demais aldravistas? Porque os vejo qual uma unidade do Quadrado Perfeito Oriental:embora cada um de per si, nos ofereçam sua própria verve e/ou arte,experenciam harmonia, resistência, paciência e sabedoria.Agem, em geral, em consonância, num mundo onde os talentos se devoram, entre eles, cada um vibra com os sucessos do outro e pelo Aldravism, vozes em uníssono, qual num coral, mas com o timbre exato de cada autor...

Alegra-me saber se o inventivo e especial Antonio Gualdo, que preside a Associação Valentin Ruiz Aznar, criou uma Galeria de Honra e nela está nossa mineiríssima e brasileiríssima Déia Leal, que participou de mostra itinerante, onde o nome da mulher brasileira esteve na Europa, chegando ao Oriente. Andréia Donadon (*).Um nome, uma pessoa.Suas asas abrem-se em vôos rasantes sobre lagos de serenidade, ou atravessam mares crespos,mas sobretudo, atingem o azul absoluto.

Sucesso, menina linda!

Clevane Pessoa de Araújo Lopes
Diretora Regional do InBrasCi em Belo Horizonte

Poeta Honoris causa pelo Clube Brasileiro de Língua Portuguesa.

Embaixadora Universal da Paz, pelo Cercle des Ambassadeus de la paix, Genebra, Suiça

(*)Andréia Donadon é Governadora em Minas do InBrasCi e leva a sério seu trabalho de difusão, integração e fomentação das Letras e das artes em seu estado.Divulgadora e Relações Públicas do Jornal Aldrava,criou e lançou o Aldravinha, com obras infantis e sobre crianças.Em Mariana, já inovou, por exemplo, com exposições a céu aberto,além das atividades educativas que citei acima.

(**) Antonio Gualda é espanhol,artista plástico, escritor,inventor e preside a associação cujo nome homanageia tambpem o artista Valentín Ruiz Aznar.Criou os certames internacionais, congregando um número significativo de pintores de outros países, que assim tiverema a chance de ser melhor conhecidos no Exterior.Além disso, a a partir dos resultados do Concurso internacional, os artistas são convidados a participar de outras ações, tais quais o de arte itinerante que mencionei acima.O efeito multiplicador é constante e bastante benéfico aos finalistas.

Eis o release:

"InBrasCI
Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais- MG divulga:

Distintos amigos.

Artistas plásticos premiados no ano de 2006 que realizaram exposições itinerantes em 2007 com obras do Concurso Internacional de Artes Plásticas "Compositor Antonio Gualda" - Espanha - foram agraciados com Prêmio Personalidade Especial. Estes artistas foram ainda convidados para participarem da Galeria de Honra na Espanha juntamente com os jurados que selecionaram as obras. O prêmio foi outorgado pela Asociación Cultural Valentin Ruiz Aznar, devido ao reconhecimento destes artistas que promoveram a cultura e o nome de sua cidade internacionalmente.

En el momento de la publicación de estas Bases, ya forman parte de la GALERÍA DE HONOR del Concurso Internacional "Compositor ANTONIO GUALDA" de ARTES PLÁSTICAS los siguientes artistas, participantes en 2006:
(Por orden cronológico de participación)
Doña GIUSEPPINA GRAVINA. Taranto, Puglia, Italia.
Don RAYMOND FURLOTTE. Montreal, Quebec, Canadá.

***Doña ANDREIA DONADON LEAL, Mariana, Minas Gerais, Brasil.***

Y los artistas, componentes de nuestros Jurados de años anteriores:

Don JOSÉ CARLOS CARDENETE, Maracena, Andalucía Oriental, España. (Artist, Comissário da Casa de Cultura Maracena).
Doña MARÍA JOSÉ DE CÓRDOBA, Granada, Andalucía Oriental, España. pintora, grabadora, Doctora en Bellas Artes por la Universidad de Granada y experta en Sinestesia.
Doña BELÉN VERA, Granada, Andalucía Oriental, España.
escultora, Licenciada en Bellas Artes por la Universidad de Granada y Socióloga.

Acesse o site:

http://usuarios.lycos.es/avra/id165.htm

Saibam mais :

EXPOSIÇÕES REALIZADAS EM MARIANA -MG-BRASIL

MUSEU ALPHONSUS DE GUIMARAENS

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_mostra_artes.htm

http://usuarios.lycos.es/leodavincultural/id36.htm


CIDADE DE MARIANA - MG-BRASIL

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_arte_em_mariana.htm

EXPO Escola DOM BENEVIDES Mariana BRASIL Mayo 2007

http://usuarios.lycos.es/caballoconsul/id28.htm

ALUNOS DO CURSO DE LETRAS - UFOP ANALISAM AS OBRAS:

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_comentarios.htm

Att.

Andreia Donadon Leal - Déia Leal
Governadora do InBrasCI-MG
Membro do Jornal Aldrava Cultural e AVSPE

0 Comments: