sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

ONG - VH - Curso Gratuito

ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL VERDE HORIZONTE – ONG-VH

Curso Gratuito 2.008
Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P – Curso Básico
1a CHAMADA: 13 de fevereiro a 12 de março - 2a Edição

Prezado(a) Senhor(a),
A ONG-VH, dentro de suas atividades para 2008, oferece a SEGUNDA EDIÇÃO do CURSO DE AGENDA AMBIENTAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – A3P.

· Público-alvo
O Curso é para Dirigentes e Funcionários de Órgãos Públicos, de Empresas Privadas, ONG`s, Instituições de Ensino Superior, Prefeituras, Associações, Estagiários, Alunos, Jovens que têm o objetivo de aplicar o novo conceito de produção e consumo, preservando os recursos naturais.

· Resumo
O Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P, é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para a inserção de critérios socioambientais na administração pública e em todas as esferas de Governo. A A3P pode ser desenvolvida em todos os níveis da administração pública, na esfera municipal, estadual e federal e em todo o território nacional e pode também ser aplicado em Empresas e Instituições Não-Governamentais e Educacionais. O Programa foi criado para ser aplicado na administração pública, mas pode ser usado como modelo de gestão ambiental por outros segmentos da sociedade.

· Objetivos
A A3P inclui os seguintes eixos temáticos: combate a todas as formas de desperdício; gestão ambiental de resíduos; inclusão de critérios socioambientais nos processos de licitação para aquisição e contratação de serviços; sensibilização de servidores em relação aos aspectos ambientais e de melhoria de qualidade do ambiente de trabalho.

Total hora/aula: 20h/a
Um ENCONTRO SEMANAL de manhã (09h às 11h) ou à tarde (15h às 17h)
Aulas: segunda a sexta-feira
As aulas são no Pistão Sul ( ver endereço abaixo)

· Programação 05 ENCONTROS >Aula Inicial – 04 horas; >03 aulas Presenciais– 06h; >02 aulas à Distância – 04h; >01 aula Prática – 02h; >01 Apresentação dos Grupos – 04h.
MÓDULO I – Vamos Frear o Aquecimento Global ! – O que é Aquecimento Global; Principais Efeitos; O que são Gases de Efeito Estufa - GEE's, quais as conseqüências e o que fazer para reduzir os seus efeitos; Mudanças climáticas - O que está acontecendo no mundo; Algumas conseqüências da explosão demográfica; O que podemos fazer para frear o aquecimento global.
MÓDULO I I – O que é A3P ? Como Implementar a A3P ? – Conceito; Por que iniciar pela Administração Púlbica? Os objetivos a serem alcançados; Como formar a Comissão Multisetorial; O Plano de Trabalho; Os temas e ações – Planejamento; Uso Racional dos Recursos Naturais; Gestão de Resíduos Sólidos; Licitações Sustentáveis; Mobilização e Divulgação.
MÓDULO I I I – Eixos para Diagnósticos e Parcerias – Cuidando para evitar o desperdício – Água, Energia, Papel; Métodos para Economizar – Manutenção na Frota; Gestão Ambiental de Resíduos – 3 R's; Economia nas compras – Pré-requisitos a serem observados nas compras e contratações de serviços; Alguns aspectos com base na NBR ISO 14.000 para elaboração do diagnóstico; Critérios que deverão ser contemplados no processo de mudança – Ética, auto-estima, mudança de hábitos, qualidade de vida no trabalho, coleta seletiva. Os tipos de parcerias que poderão ocorrer – Parcerias internas, com outros órgãos, ONG's, OSCIP's, Cooperativas, etc.
MÓDULO IV – Elaboração e Aplicação do Questionário de Qualidade de Vida no Ambiente de Trabalho – Elaborar o diagnóstico com base no questionário aplicado em Escolas Públicas, Particulares, Empresas, Órgãos Públicos e Instituições.

MÓDULO V – Apresentação dos Trabalhos / Projetos - Exemplo de proposta metodológica de A3P; trabalho prático; busca de parcerias.

· Inscrições
As inscrições do curso podem ser solicitadas pelo site: www.verdehorizonte.org.br ou pelo e-mail: ongverdehorizonte@hotmail.com



· Matrícula
Informações e inscrições pelos telefones (61) 9100-5017,
(61) 9908-6610, ou pelo e-mail: ongverdehorizonte@hotmail.com
Caso haja interesse no Curso, favor solicitar ficha de inscrição pela internet ou telefones acima

SELEÇÃO: Inscrição é gratuita e não implica compromisso financeiro por parte do candidato.
MATRÍCULA: Primeiro dia de aula - investimento no Material Didático de R$25,00.

LOCAL: Aula Inicial com a Palestra VAMOS FREAR O AQUECIMENTO GLOBAL! (MANHÃ) as 08 horas, no dia 13/02/08 (QUARTA-FEIRA), no Auditório da Administração Regional de Taguatinga/DF

TUTOR
Pesquisador: HÉLIO ROSA; 1)Consultor Organizacional (3º Setor), 2)Palestrante, 3)Escritor de Auto-ajuda (livro S.O.S Você), 4)Educador Ambiental, 5)Gestor de Recursos Hídricos, 6)Mobilizador Social – 7)Presidente do Consórcio Socioambiental Agenda Sustentável – CONAAS, 8)Presidente da Organização VIDA Viva, 9)Coordenador Executivo da Comissão de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA RA-VI, 10)Secretário Executivo da Agenda 21 Local de Planaltina/DF, 11)Membro do GT Fórum Permanente da Agenda 21 DF e Entorno, 12)Membro do Conselho do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF – CONAM/DF, 13)Coordenador do Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Bartolomeu, 14)Membro da Comissão de Implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba no DF, 15)Membro do DF da Comissão de Implantação do Comitê do Alto Tocantins, 16)Membro do Grupo Técnico do Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê da Bacia Hidrográfica Tocantins-Araguaia.

A ORGANIZAÇÁO NÃO-GOVERNAMENTAL VERDE HORIZONTE- ONG-VH,: É uma associação civil, de direito privado, de caráter ambientalista sem fins lucrativos, de duração indeterminada, regida por um estatuto e pelas demais disposições legais que lhe forem aplicadas. Tem como objetivos principais:
I. Promover a cultura, noções ambientais nas escolas, com ações voltada aos estudantes da pré-escola à universidade, aplicando a Capacitação Popular Ambiental, promovendo a formação de cidadãos capacitados a preservar e recuperar o meio ambiente, sem custos aos estudantes;
II. Promover o cultivo de sementes e o plantio de árvores nativas.

Endereço do CURSO: Edifício Bertolucci Rios – Setor de Diversões Sul Lote 07 – Salas 212-214 – Pistão Sul – Taguatinga/DF (em frente à Faculdade JK)
Telefones: (61)9100 5017 ou (619908 6610
Responsável: Sidnei Rosa (Presidente)

email:
ongverdehorizonte@hotmail.com

Telefones: (61) 9100 5017 (61) 9908 6610
Taguatinga - DF

0 Comments: