terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Desenvolvimento territorial, segurança alimentar e economia solidária em destaque

Desenvolvimento territorial, segurança alimentar e economia solidária em destaque

A concepção de desenvolvimento territorial como base para as políticas públicas de desenvolvimento é o ponto de partida para a abordagem dos temas da publicação “Desenvolvimento Territorial, Segurança alimentar e economia solidária”. O trabalho foi organizado pelos professores Antonio César Ortega e Niemeyer Almeida Filho, ambos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Os textos selecionados para compor a obra foram apresentados na quinta edição do Workshop Internacional “Desenvolvimento & Economia”, realizado no Instituto de Economia da UFU, em 2006. O evento contou com a participação de importantes pesquisadores, do Brasil e do exterior.

“Os pesquisadores que elaboraram os capítulos do livro possuem inspirações teóricas diversas, mas orientadas pelas mesmas temáticas. Com isso, esperamos contribuir para o debate a respeito das políticas sociais e de desenvolvimento territorial”, conta Antonio César Ortega.

Políticas atuais
O organizador explica a escolha dos três temas centrais que orientam os artigos reunidos. “Os temas propostos vêm recebendo enorme atenção nos últimos anos, principalmente em função das recentes políticas públicas, que os transformaram em prioridade dentre as políticas governamentais. Esse é o caso, por exemplo, da política territorial implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Territorial, que fomentou a criação de mais de uma centena de Territórios Rurais.”

A primeira parte do livro enfoca o desenvolvimento territorial com os territórios vistos como campos em que se defrontam protagonistas com interesses diversos. Os autores estudam os processos localizados de cooperação como forma de dominação e analisam os mercados locais e as iniciativas que podem ser levadas adiante por organizações populares.

Na segunda parte, a publicação apresenta uma contribuição importante para as políticas governamentais com uma avaliação da Política de Segurança alimentar e Nutricional, com base no programa Fome Zero. “A questão da segurança alimentar, por meio do Programa Fome Zero, constituiu-se em uma das principais ações de política social do atual governo e, passados alguns anos de seu lançamento, vem merecendo atenção da academia para sua avaliação”, afirma Ortega.

A última parte do livro apresenta a economia solidária como possível mecanismo para a promoção dos direitos humanos. “Constitui-se em uma experiência que vem sendo enaltecida por sua importância para a promoção da inclusão”, explica o Ortega. “Na perspectiva dos autores, este tipo de economia utiliza como modelo de mediação o conceito de capital social, e aborda os interesses hegemônicos e a visão de que o movimento de cooperativas, entre outras formas de autogestão, configura nova ordem social e emancipação dos deprimidos”, afirma.

Fonte: Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural - MDA

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: