quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Declaração do MST aos 80 anos de Dom Pedro Casaldáliga

Declaração do MST aos 80 anos de Dom Pedro Casaldáliga

Os Sem Terra do Brasil, em pleno gozo de seus direitos de consciência, no dia em que, Dom Pedro Casaldáliga completa 80 anos de idade, declaram que:

Dom Pedro Casaldáliga, por ter sido o fundador da Comissão Pastoral da Terra é o Bispo criador do MST.

A ele atribuímos a responsabilidade histórica de ter retomado, de forma organizada, a luta pela reforma agrária no Brasil.

Ele é o responsável por ter-nos tornado, através da luta, verdadeiramente humanos, seres dignos e praticantes de valores e gestos altamente perigosos para o sistema de exploração econômica, política, social e cultural da sociedade.

Por seu intermédio reproduzimos a maldição de que as cercas são malditas e, por esta razão, nos propomos a eliminar esta maldição da terra.

Os seus ensinamentos são de elevado conteúdo profético e devem ser repetidos, nas escolas, igrejas, sindicatos, movimentos e demais espaços, onde a ética e a moral precisem de ajustes.

Os seus exemplos de vida, conduta moral e desapego de caprichos mundanos, são referências fundamentais para a formação do caráter de nossa juventude.

A sua poesia é verdadeira arte, extraída da vida cotidiana, por isto, deve ser lida por quem queira se iniciar neste ofício e tida como referência de estilo, conteúdo e forma.

O seu estilo de vida é uma afronta à moda e ao consumo do mercado capitalista e deve ser divulgado para que sirva de enfrentamento ao egoísmo e ao individualismo na sociedade.

O seu espírito internacionalista é puro e verdadeiro.

Deve ser seguido nesta era da globalização, quando o imperialismo quer implantar o pensamento único.

Sua coerência: histórica, política e moral, em todo tempo, é de elevada qualidade, profética e contestadora, deve ser uma obrigação imitá-la por qualquer ser revolucionário em qualquer parte do mundo.

Brasil, 16 de Fevereiro de 2008

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra

0 Comments: