segunda-feira, 17 de março de 2008

Portugal terá os primeiros dicionários com regras do acordo ortográfico

Portugal terá os primeiros dicionários com regras do acordo ortográfico

Na seqüência da aprovação da ratificação do segundo protocolo modificativo do acordo ortográfico pelo governo português, na quinta-feira (06/03/2008), a Texto Editores lança hoje, sexta-feira (14/03/2008), dois dicionários e um guia já com as alterações previstas no idioma.

Segundo informação divulgada nesta segunda-feira pela editora portuguesa, as edições - que, por ora, serão lançadas apenas em Portugal - "visam dar a conhecer as alterações introduzidas pelo acordo ortográfico de 1990".

Uma fonte da editora explicou à Lusa que serão editados dois dicionários e um guia: o "NOVO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA - CONFORME ACORDO ORTOGRÁFICO", o "NOVO GRANDE DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA - CONFORME ACORDO ORTOGRÁFICO" e o guia intitulado "ATUAL - O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO - O QUE VAI MUDAR NA GRAFIA DO PORTUGUÊS".

As três publicações contam com a colaboração dos lingüistas João Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia e são as primeiras obras lexicográficas elaboradas em Portugal segundo a nova forma de escrever o português.

"Estas obras foram totalmente atualizadas do ponto de vista lexicográfico e refletem uma criteriosa e adequada modernização vocabular e uma significativa inclusão de vozes originárias do Brasil e dos países africanos de língua oficial portuguesa", diz o comunicado da editora.

O "NOVO GRANDE DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA - CONFORME ACORDO ORTOGRÁFICO" possui mais de 250 mil verbetes, com 1.024 páginas cada um. O "NOVO DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA - CONFORME ACORDO ORTOGRÁFICO", "de caráter mais utilitário, para uso diário em ambiente acadêmico e profissional", possui 125 mil verbetes.

O terceiro volume é um "um guia acessível e de consulta rápida sobre as principais mudanças no acordo".

Atenciosamente,
José Pereira da Silva

Baixe para o seu computador o texto completo do novo ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA em PDF ( http://www.filologia.org.br/acordo_ortografico.pdf )

0 Comments: