terça-feira, 18 de março de 2008

Mulheres rurais terão apoio à sua organização produtiva

Mulheres rurais terão apoio à sua organização produtiva

Está marcado para esta quarta-feira (19), em Brasília, o lançamento do Programa de Apoio à Organização Produtiva de Mulheres Rurais. A política pública, que conta com a ação integrada de vários órgãos do governo federal, busca promover a autonomia econômica da mulher rural, a igualdade no mundo do trabalho e a cidadania.

Durante a solenidade, assinarão a portaria interministerial que institui o Programa os ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Trabalho e Emprego (MTE), a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca, além da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

No MDA, a iniciativa tem a coordenação do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia, (Ppigre), com apoio da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT), e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (Nead).

De acordo com Patrícia Mourão, assessora técnica do Ppigre, o Programa de Apoio à Organização Produtiva de Mulheres Rurais será orientado por diretrizes como o estímulo à geração de renda própria das mulheres rurais; a diversificação da produção; o respeito à diversidade étnica e de raça; a promoção da igualdade de gênero; e as atividades em redes, grupos e associações, sempre com valorização aos princípios da segurança alimentar, solidariedade, sustentabilidade e da agroecologia.

O trabalho tem como foco os territórios rurais selecionados pelo Programa Territórios da Cidadania. "A proposta é mapear os grupos produtivos existentes no Brasil, para dar-lhes visibilidade e conhecermos suas especificidades. Assim teremos subsídios para promover ações que fomentem a troca de conhecimentos técnicos, culturais, organizacionais, de gestão e comercialização. Está prevista a criação de editais e chamadas de qualificação, produção e marketing, por exemplo", conta Patrícia.

Mostra de produtos - Mulheres rurais de todas as regiões do país terão espaço, durante o lançamento do Programa, para apresentarem parte de sua produção na Mostra de Produtos. Estarão expostos diversos itens que as mulheres rurais geralmente comercializam, como artesanato, produtos agrícolas e produtos agroindustrializados. "Vamos buscar a diversidade dessa produção. Também serão exibidas fotografias dos produtos que não puderem ser levados até o local do lançamento, além de informações sobre os grupos produtivos".

O evento ainda terá programação cultural, com projeção de filmes e apresentação do grupo de música regional Casa de Farinha, de Brasília.

No dia 20 de março, o Comitê Gestor Ampliado se reúne para discutir as orientações metodológicas para a realização do levantamento nacional dos grupos produtivos. Além de contar com representantes do governo, o Comitê é formado por integrantes de movimentos sociais, como a Comissão de Mulheres Trabalhadoras Rurais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), o Coletivo de Mulheres do Conselho Nacional de Seringueiros, o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais do Nordeste (MMTR-NE), o GT de Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia, o Movimento Interestadual de Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB) e a Rede de Mulheres Empreendedoras da Amazônia (RMEA), entre outros.

Serviço
Lançamento do Programa de Apoio à Organização Produtiva de Mulheres Rurais e Mostra de Produtos
Data: 19 de março
Hora: 10 horas
Local: Foyer do Teatro Nacional

Informações
Assessoria de Comunicação do MDA
3411-7160/7689

Assessoria de Comunicação
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: