segunda-feira, 17 de março de 2008

Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água reforça agenda do saneamento básico

O dia 22 de março é conhecido internacionalmente como o Dia Mundial da Água. Este ano a data tem como tema o saneamento básico. Para abordar o assunto sob o "guarda-chuva" dos recursos hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA), em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e a Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano (SRHU), realiza um grande evento em Manaus (AM), no próximo dia 28. O encontro tem apoio da Fundação Roberto Marinho, Petrobras e Itaipu Binacional.

Hoje, pouco mais da metade (54%) dos domicílios brasileiros conta com a coleta de esgotos. As regiões hidrográficas com maiores coberturas - Paraná e Atlântico Sudeste - não alcançam o índice de 70%; no outro extremo, a região do Parnaíba conta com 4% de coleta de esgoto.

Os esgotos domésticos estão na lista dos principais problemas observados em todas as regiões hidrográficas do País, comprometendo a qualidade das águas brasileiras. Esta constatação está no volume 1 do Caderno de Recursos Hídricos da ANA - Panorama da Qualidade das Águas Superficiais do Brasil. Segundo a publicação, os piores Índices de Qualidade de Água (IQA) estão nas regiões abaixo:

Região Hidrográfica do São Francisco - Verifica-se que, além do rio das Velhas, os rios Verde Grande, Verde Pequeno e Gorutuba têm a carga orgânica lançada superior à carga assimilável;

Região Hidrográfica do Paraná - Além do rio Tietê, os rios Piracicaba, Iguaçu e Meia Ponte têm problemas de assimilação de cargas orgânicas.

A data - O Dia Mundial da Água foi instituído pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em 1993, atendendo às recomendações da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento - a chamada Eco92. Desde então, todos os países celebram o dia 22 de março e buscam refletir sobre os problemas referentes aos recursos hídricos em suas nações, propondo alternativas e soluções para resolução dos problemas detectados.

Dia Mundial da Água: estados nordestinos celebram data
Programas de construção de cisternas são renovados

Para saber mais, acesse www.ana.gov.br/aguasdemarco

Informações
Assessoria de Comunicação - ANA
(61) 2109-5129 / 5103
imprensa@ana.gov.br

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747

www.presidencia.gov.br/consea

ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: