segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Curso de pós-graduação em Jornalismo Literário

Curso de pós-graduação em Jornalismo Literário abre matrículas para as turmas 2009

O único curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Literário do país está com matrículas abertas para três novas turmas em São Paulo.
O curso, com duração de 14 meses, terá início na primeira semana de março de 2009 e serão ministradas na sede da ABJL – Academia Brasileira de Jornalismo Literário, à Rua General Jardim, 618, conj.51, região central da capital paulista, próximo ao Sesc Consolação e estações de metrô Santa Cecília ou República.

As aulas começam na primeira semana de março de 2009. As matrículas podem ser feitas online no próprio site da ABJL (www.abjl.org.br) ou na sede da ABJL. Informações podem ser obtidas pelo e-mail: abjl@abjl.org.br ou pelo telefone (11) 3129-8320.

As turmas terão aulas quinzenais com três opções de horários pela manhã, à noite e, também, nos finais de semana, para permitir a participação de jornalistas que atuam em diferentes atividades em redações e dos que residem em outras cidades. Para a turma A as aulas são ministradas às segundas, terças e quartas-feiras, das 8h às 12h20; para a turma B, às segundas, terças e quartas-feiras, das 19h às 23h; e, para a turma C às sextas-feiras (das 19h às 23h) e sábados (das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30).

O período de aulas encerra-se em janeiro de 2010, embora o curso prossiga até abril com orientações individuais para as produções do trabalho final previsto no programa. Os melhores textos produzidos pelos alunos durante o curso são publicados na revista on-line da ABJL (www.textovivo.com.br), dedicada à narrativa de não-ficção. Além disso, as melhores produções podem ser incluídas em livro. O primeiro volume da série, a coletânea "Jornalistas Literários: Narrativas da Vida Real por Novos Autores Brasileiros", foi publicado pela Summus Editorial em 2007.

Reconhecimento internacional

Referendado internacionalmente, o curso de Jornalismo Literário da ABJL é realizado há quatro anos consecutivos e já formou mais de 200 profissionais em turmas em Campinas, São Paulo-Capital, Brasília, Curitiba, Goiânia e Porto Alegre.

"Tenho ensinado narrativa de não-ficção para repórteres em Harvard e também frequentemente em congressos na França, Dinamarca, Japão e África do Sul, parece-me claro, agora que tenho trabalhado com os professores da ABJL, em São Paulo, que o programa que conduzem é um dos mais sofisticados, efetivos e ambiciosos do mundo. Além disso, está em sintonia com as necessidades crescentes dos vibrantes cidadãos do Brasil e da imprensa brasileira", diz o jornalista e professor Mark Kramer, diretor-fundador do Programa de Jornalismo Narrativo (como o JL também é conhecido nos Estados Unidos) da Fundação Nieman, da Universidade de Harvard.

Sobre o curso

O curso de pós-graduação oferecido pela ABJL é realizado em parceria com a Faculdade Vicentina (Favi), de Curitiba, Paraná. Esse pioneiro programa foi criado pela ABJL especialmente para atender profissionais de diversas áreas: Jornalismo, Comunicação Social, Letras, História, Ciências Sociais, Educação e Psicologia, entre outros.

Sob a coordenação dos jornalistas-professores Celso Falaschi, Edvaldo Pereira Lima e Sergio Vilas Boas, o curso sustenta a sua proposta pedagógica em cinco pilares: no Jornalismo Literário focalizado sob perspectiva multidisciplinar, tendendo à transdisciplinaridade; em um programa que absorve propostas e princípios de novos paradigmas no campo do conhecimento contemporâneo; no compromisso com a transformação social e com a expansão de consciência dos indivíduos; na integração e na linha do tempo entre a tradição do passado, a realidade do presente e a visão do futuro; e em um modelo inovador de avaliação dos estudantes, na medida do que é possível dentro do contexto normativo do MEC – Ministério da Educação e Cultura.

Programa de aulas

As aulas são presenciais e transcorrem de março a dezembro. As principais disciplinas (ou módulos) do curso são: Jornalismo Literário: História e Conceitos; Fundamentos da Narrativa de Não-Ficção; Grande Reportagem; Perfil; Criatividade: Conceitos e Práticas; Literatura: Paralelos; Biografia; Ensaio Pessoal e Memórias; Narrativa de Viagem; Livro-Reportagem; Pauta & Produção em Jornalismo Literário.

O ponto de partida é o campo de conhecimento desenvolvido nos últimos 100 anos pelo Jornalismo Literário norte-americano, europeu, hispano-americano e brasileiro. A partir dessa base, a ABJL desenha contribuições que podem ajudar o JL a evoluir em resposta aos desafios dramáticos impostos pela ascensão da civilização global da atualidade.

O foco mais imediato é o desenvolvimento de metodologias e técnicas que possam contribuir para a melhoria da qualidade da reportagem na imprensa brasileira e para a formação de autores de narrativas de não-ficção.

A Academia Brasileira de Jornalismo Literário é uma organização não-governamental que ensina, pesquisa, divulga, promove, pratica e avança o Jornalismo Literário para novos níveis, com abordagem multicultural e multinacional.

Serviço

ABJL – Academia Brasileira de Jornalismo Literário
Fone: (11) 3129-8320
e-mail: abjl@abjl.org.br
Rua General Jardim, 618, conjunto 51 - Santa Cecília, São Paulo - SP
CEP01223-010

www.abjl.org.br

0 Comments: