quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Cine + Cultura

Video Conferência

No sentido de auxiliar o aprendizado sobre o cadastramento do novo formulário eletrônico de propostas culturais, informamos que estamos agendando video-conferência, em tempo real, para demonstração de preenchimento, quando será oportunizado tirar dúvidas, no seguinte endereço: www.xemele.cultura.gov.br/chats/propostaweb
05 de fevereiro de 2009, das 15h às 17h.

Secretaria de Incentivo e Fomento à Cultura
Ministério da Cultura

Cine + Cultura
Ministério da Cultura lança edital nacional para a seleção de cem novos núcleos de exibição. Cada projeto selecionado receberá equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de capacitação para a atividade exibidora.
Com o objetivo de democratizar e regionalizar a difusão do audiovisual, o Ministério da Cultura lança nesta quarta-feira, 11 de fevereiro, durante Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, o edital para seleção de 100 Cines + Cultura. Os selecionados receberão kits com equipamentos de projeção digital, incluindo uma câmera MiniDV, obras do acervo da Programadora Brasil e oficinas de exibição.
A ação integra o Programa + Cultura - que faz parte da Agenda Social do Governo Federal - e atuará sobre o tripé tecnologia digital, conteúdo e capacitação cineclubista.
Visando ampliar a rede de exibidores não comerciais, o edital contemplará núcleos prioritariamente localizados em periferias de grandes centros urbanos e em municípios integrantes dos Territórios da Cidadania, localidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano. Esses pontos selecionados serão os Cines + Cultura. O lançamento do edital ocorrerá em ações simultâneas, às 11h, do dia 11. O secretário do Audiovisual do MinC, Silvio Da-Rin, dará o 'play' da primeira sessão de um Cine + Cultura, em São Sebastião da Boa Vista, no arquipélago do Marajó, no Pará, em cerimônia transmitida por webconferência para o Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, em Brasília.
No Distrito Federal, a apresentação do Programa + Cultura e o lançamento do edital Cine + Cultura serão feitos pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, que estará acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, ambos já parceiros do Programa. Também no mesmo dia e horário, sete Cines + Cultura que já receberam oficinas de capacitação irão realizar sessões de exibição nos estados da Bahia, da Paraíba, de Goiás, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais para seus públicos. Sessões Simultâneas
A Comunidade das Pedras, no município paraense de São Sebastião da Boa Vista, será a primeira a ter uma sessão do projeto Cine + Cultura. A comunidade é um Território da Cidadania no Marajó e foi uma das primeiras a receber uma Casa Rural Digital, onde será montado o seu Cine + Cultura. O programa Territórios Digitais, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, instala Casas Digitais para incentivar o uso da tecnologia pelas comunidades rurais. O objetivo é auxiliar o homem do campo na elaboração e acompanhamento das políticas públicas de desenvolvimento do meio rural e promover a redução da desigualdade e cidadania.
A Casa Digital conta com dez computadores, mobiliário, impressora, webcam e servidor, além de tecnologia de transmissão de voz pela Internet. Dois representantes do espaço já fizeram a oficina de
capacitação cineclubista do Cine + Cultura do Pará e serão os responsáveis por programar as sessões do Cine que está sendo instalado no local. Cerca de 215 famílias residem na Comunidade das Pedras, que fica a cerca de 12 horas de barco da cidade de Belém, e São Sebastião da Boa Vista tem população estimada de 19.114 habitantes e a distância até a capital é de 119 km. Os núcleos que também farão sessões simultâneas ao lançamento do Cine + Cultura e que já participaram das primeiras oficinas do programa são o Ponto de Exibição Hélio Melo e a Fundação Sistêmica, na Paraíba; a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas Seção de Goiás (ABD-GO); a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, com o projeto Cinema Seis e Meia, e o Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama), na Bahia; o Ponto de Cultura Lira de Ouro, no Rio de Janeiro; o Museu de História e Ciências Naturais, em Minas Gerais.
Cine + Cultura
Lançado em setembro de 2008, o Cine + Cultura iniciou suas ações investindo na rearticulação dos exibidores contemplados pelo Edital SAv/MinC Pontos de Difusão Digital 2006. A partir de então, foram
realizadas seis oficinas em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC) nas capitais de São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Ceará e Bahia. Participaram das oficinas 155 representantes de 82 pontos contemplados no edital em 2006, localizados em 23 estados brasileiros. Além da capacitação para a atividade exibidora, esses pontos começam a receber títulos da Programadora Brasil e serão os primeiros Cines + Cultura a atuar no país. Outro importante ativo do Cine + Cultura será a capacidade de contabilizar o público de sessões não comerciais em todo o território nacional, sejam em escolas, em espaços culturais, em cineclubes, na rede SESC e em mostras e festivais por meio de um site que terá um banco de dados para essa função. Este ativo tornará possível uma rede de comunicação de diferentes atores da cadeia audiovisual (exibidores, realizadores e público), o mapeamento de demandas e o planejamento das soluções, sempre atentando para a diversidade e as especificidades de cada região do Brasil.
O programa irá integrar, ampliar e intensificar a utilização do audiovisual nas soluções para os desafios impostos na Nova Política Social para o Brasil: Eixo Cultura. A atuação do Cine + Cultura, desde o início das suas atividades, se estendeu também à participação nas oficinas estaduais do Programa + Cultura e nos Seminários do Plano Nacional de Cultura, divulgando o programa e colhendo dados para construção de parcerias.
Tripé: Tecnologia Digital, Capacitação e Conteúdo
O edital disponibilizará para os novos 100 Cines + Cultura, contemplados pelo primeiro edital de 2009, o equipamento necessário para instalar salas de exibição digitais. São eles: uma tela para projeção de 210 polegadas (4m X 3m), um projetor de vídeo com potência de luz de 2.200 ANSI Lumens, um aparelho leitor de DVD, uma mesa de som de 4 canais, quatro caixas não amplificadas de potência de 50 watts, um amplificador com 1200Wrms de potência, dois microfones sem fio de alcance de 150 metros e uma Câmera Filmadora Digital Mini DV 3CCD ( Panasonic - modelo NV-GS320PL-S) com função Photo shot para tirar fotos no Cartão SD e monitor LCD em cores de 2,7 polegadas wide. Já as oficinas de capacitação cineclubista têm como objetivo qualificar de maneira prática os participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; apoiar a formação dos oficinandos com introduções à história do cinema e linguagem cinematográfica; e oferecer informações sobre questões relevantes e atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade. Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines + Cultura ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido pelo programa, também por meio da parceria com o CNC. Após receber os equipamentos e a capacitação, os Cines receberão filmes e vídeos do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública, por meio de permissão de uso. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras nacionais, organizados em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros. Ao longo de dois anos, cada Cine + Cultura poderá solicitar em média 12 programas por trimestre de trabalho e fazer uma nova solicitação após a entrega dos relatórios das atividades. Os Cines terão que exibir 60% de conteúdo nacional, podendo ser ou não da Programadora Brasil, com total liberdade de escolha dos títulos das suas sessões.
Informações: (61) 3316-2360, na Assessoria de Imprensa do Programa +
Cultura, na Secretaria de Articulação Institucional do MinC.

0 Comments: