quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Arca das Letras entrega 25 bibliotecas

Arca das Letras entrega 25 bibliotecas

Programa beneficia comunidades rurais do Médio Rio Doce com acervo

O Programa Arca das Letras entregou ontem, 25 bibliotecas para comunidades rurais no Médio Rio Doce, em Minas Gerais. A atividade vai beneficiar os municípios Alpercata, Frei Inocêncio, Governador Valadares, Sobrália, Tumiritinga e Virgolândia. A cerimônia de entrega das arcas foi realizada no auditório da Prefeitura Municipal de Governador Valadares. Técnicos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizaram a capacitação de 50 agentes de leitura, moradores das comunidades rurais que ficarão responsáveis pelas atividades da biblioteca rural.

Com esta ação, Minas Gerais passa a ter 403 bibliotecas em comunidades rurais de 172 municípios. São mais de 37 mil famílias atendidas por meio do acesso à leitura. Além das arcas, Escolas Familiares Agrícolas de 18 municípios mineiros também receberam acervos especiais para auxiliar o crescimento de suas bibliotecas, em apoio às atividades de pedagogia de alternância.

Em Minas Gerais, o Programa de Bibliotecas Rurais Arca das Letras é executado em parceria com Instituto de Terras de Minas Gerais (Iter/MG), Secretaria Extraordinária para Assuntos de Reforma Agrária (Seara), Coordenação Estadual do Programa Luz para Todos, Furnas Centrais Elétricas, Programa Nacional de Crédito Fundiário e Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).

Leitura e cidadania

Criado pelo MDA em 2003, o Arca das Letras implantou 5.846 bibliotecas rurais em mais de 1.700 municípios brasileiros. Até agora, cerca de 1,2 milhão de livros foram distribuídos, beneficiando mais de 700 mil famílias do campo. A administração das bibliotecas é feita por 12 mil agentes de leitura.

Instalada na casa de um morador ou na sede de uma associação rural, cada biblioteca possui, inicialmente, cerca de 200 títulos. Os acervos são formados por livros didáticos, literatura para crianças, jovens e adultos e livros técnicos e especializados nas áreas de saúde, meio ambiente, educação, técnicas agrícolas e de pesca. Também contam com publicações que orientam o exercício da cidadania.

Os agentes realizam o empréstimo dos livros, o incentivo à leitura e a ampliação dos acervos, contribuindo para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural. O trabalho é voluntário e a escolha é feita em reuniões de consulta popular e de planejamento das bibliotecas.

Móveis

Pela primeira vez, os 25 móveis-bibliotecas destinados à ação foram fabricados na Penitenciária Dênio Moreira Carvalho, no município de Ipaba, por meio de parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) e o Iter/MG. Esta mesma parceria prevê ainda a construção de mais 175 arcas. Ao todo, serão 200 unidades destinadas às famílias rurais de Minas.

Fonte: www.iof.mg.gov.br

0 Comments: