segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Helen Faganello inaugura exposição de pinturas na AM Galeria de Arte

Helen Faganello inaugura exposição de
pinturas na AM Galeria de Arte (9/10)


O processo de trabalho da artista plástica paulista Helen Faganello poderia ser classificado como um ‘procedimento de colagem’, onde parte das imagens é originada de fotografias, tanto produzidas por ela quanto resgatadas na imprensa, e parte é desenhada e pintada a óleo.

“Procuro deixar aparente o desenho, feito com grafite. A tinta é aplicada com espátula, resultando em uma superfície muito lisa e com uma espessura considerável de tinta a óleo”, explica Helen.

É esta mostra de pinturas exclusivas que o público mineiro poderá conhecer na exposição que Helen Faganello inaugura na AM Galeria de Arte (Rua Cláudio Manoel, 155, loja 4 – Funcionários), em Belo Horizonte , no dia 9 de outubro (quinta-feira), 19h, com coquetel para a imprensa e convidados. A abertura ao público será no dia 10 de outubro (sexta-feira), a partir de 10h. A mostra fica em exposição até 29 de outubro.

A mostra

As pinturas da exposição de Helen Faganello retratam estantes, em muitas variações, contendo livros e vários outros objetos, inclusive um aquário e telas pintadas. A artista também preparou uma instalação, simulando uma continuidade do ambiente da galeria em uma parede, contendo vários elementos a mais.

“A exposição toda é permeada por uma poética de ilusão de espaço, de simulação da realidade, com tentativas de colocar, em um mesmo espaço, elementos reais em sintonia com elementos falsos, simulados, pintados e fotografados”, explica Helen.

A artista

Helen Faganello deve muito da sua formação como artista plástica a nomes importantes do segmento de artes plásticas no Brasil, como Newman Schutze, Leda Catunda e Sérgio Romagnolo, Ana Maria Tavares , Rodrigo Naves, Carlos Fajardo, Sandra Cinto e Albano Afonso. Participou de exposições individuais no Museu de Arte de Ribeirão Preto (2006 e 2008), no Centro Cultural São Paulo (2005) e no Museu Metropolitano de Arte Curitiba (PR) (2002).. Em coletivas, esteve presente nas mostras no Sesc Ribeirão Preto (2008), na Galeria Oeste SP (2007), no 32º Salão Nacional de Ribeirão Preto (2007), na Bienal de Santos (2006), entre várias outras.

AGENDA: Exposição Helen Faganello

Período: 10 a 29/10/2008

Horário: 10h às 19h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, de 10h às 14h

Local: Rua Cláudio Manoel, 155, Loja 4 - Funcionários – Belo Horizonte Informações: (31) 3223-4209

ENTRADA FRANCA

0 Comments: