Programa Educativo Nacional tem nova Edião em Campinas
A cidade de Campinas (SP) terá quatro projetos como parte da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, iniciativa do Fundo Juntos pela Educação. As assinaturas dos quatro projetos, que serão desenvolvidos entre 2009 e 2010 envolvendo 27 organizações, acontecem neste dia 7 de julho, terça-feira, a partir das 9 horas, no Espaço Guanabara (Rua Oswaldo Cruz , 300, Guanabara, Campinas).
Os quatro projetos de Campinas serão “Além das Letras”, a ser desenvolvido na região dos Amarais; “Novasatitudes.com”, no Satélite Íris I; “Pacto Sustentável”, no distrito de Sousas; e “Comunidade Educativa: integrando a formação e a informação a partir de ações comunitárias”.
O Programa pela Educação em Tempo Integral é a primeira iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE. O Programa, que tem apoio técnico da Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), objetiva a criação e/ou fortalecimento de espaços locais de aprendizagem, muito além dos muros dos prédios escolares, e voltados à educação integral de crianças e adolescentes. O propósito é que os jovens tenham atividades educacionais o tempo todo, oferecidas por redes formadas entre escolas, bibliotecas, entidades e outros ativos das comunidades.
A Primeira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, entre 2006 e 2007, beneficiou a mais de 10 mil jovens, por meio de nove projetos – quatro em Campinas e cinco em João Pessoa e Lucena, na Paraíba. A Segunda Edição, entre 2008 e 2009, teve uma ampliação para onze projetos, sendo cinco em Campinas e seis na Região Metropolitana de João Pessoa, nos municípios de João Pessoa, Lucena e Santa Rita. Mais de 90 organizações estiveram envolvidas nas primeiras duas edições.
A Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral será desenvolvida no segundo semestre de 2009 e todo ano de 2010, com quatro projetos em Campinas e seis na Paraíba. As assinaturas dos projetos que serão desenvolvidos na Paraíba acontecem dia 21 de julho.
PROJETOS CRIAM NOVAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS
Os projetos que foram desenvolvidos como parte das duas primeiras edições do Programa pela Educação em Tempo Integral propiciaram novas oportunidades educacionais para milhares de crianças e adolescentes de Campinas, interior de São Paulo, e de três cidades da Paraíba: João Pessoa, Lucena e Santa Rita.
Em Campinas e na Paraíba, entre outras atividades, foram executadas dezenas de oficinas de Informática, capoeira, grafitagem, educação ambiental, teatro, música e leitura. Todos os projetos desenvolvidos nas duas primeiras edições tiveram forte preocupação com o aprimoramento da formação dos educadores envolvidos.
Todas atividades já realizadas, como nota a coordenadora do Programa em Campinas, Cláudia Falsetti, foram pensadas e planejadas em conjunto por todas organizações envolvidas em cada projeto, considerando as necessidades educacionais identificadas em cada realidade local. Ela cita os casos de oficinas de educação sexual oferecidas em regiões com alto índice de gravidez precoce (como a região do Campo Belo e Jardim Fernanda, em Campinas), ou de educação ambiental em áreas sensíveis ambientalmente, como no caso do distrito de Sousas, em Campinas.
O coordenador do Programa na Paraíba, Lorenzo Delaini, nota que outra preocupação dos projetos tem sido o incentivo à participação dos pais nas atividades educacionais desenvolvidas com os seus filhos. Esse propósito teve um salto de qualidade com a adesão, em vários projetos, de unidades locais de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Algumas características específicas marcaram os projetos já desenvolvidos. Em Campinas, o projeto “Construindo alianças com novas parcerias” propiciou a reforma e revitalização da Casa de Cultura e Cidadania “Antônio da Costa Santos”, em Sousas. O projeto “Metamorfose” levou várias atividades culturais e esportivas para a região do Campo Belo. O projeto “Novasatitudes.com” foi ousado com a introdução da lousa digital em atividades educativas no Satélite Íris I. O projeto “Comunidade Educativa” propiciou a revalorização da Praça dos Trabalhadores como importante espaço educativo na região da Vila Castelo Branco, Jardim Garcia,Vila Padre Manoel da Nóbrega e bairros próximos. E o projeto “Além das Letras” estruturou sete espaços educacionais, voltados à leitura e escrita, na região dos Amarais.
Em João Pessoa, várias oficinas e outras atividades (como a I Mostra de Ciências) no Alto do Mateus, no contexto do projeto “Janelas Abertas para a Educação”. Na região do Varadouro-Roger, múltiplas atividades, como oficinas e encontros de intercâmbio de familiares, pelo projeto “Educação: (Con) vivência integral”. E o projeto “CRER SER em tempo integral” levou, entre outras ações, à estruturação de bibliotecas e visitas a espaços como Estação Ciência, Usina Cultural, Planetário, Teatro e Jardim Botânico. Já o projeto “Educando na Diversidade” foi decisivo para a formação da Orquestra Soprânica “Zumbi dos Palmares”, entre outras atividades na região do Mangabeira. Em Santa Rita, o projeto “Cata aqui, cata acolá, juntos vamos transformar” contribuiu para o fortalecimento da organização de catadores de resíduos e levou à estruturação do espaço próprio do Centro Cultural Bájò Ayó.. E em Lucena o projeto “Roda, Rede! Prevenção, letramento e inclusão social” promoveu várias oficinas, reforçou a capacitação de educadores e fortaleceu o planejamento conjunto, entre escolas e entidades sociais, de atividades voltadas à educação integral e à busca da cidadania plena.
Os projetos do Programa pela Educação em Tempo Integral entre 2009 e 2010 vão fortalecer as atividades iniciadas nessas regiões de Campinas e da Paraíba, apontando para a sustentabilidade das ações após o término da Terceira Edição da iniciativa do Fundo Juntos pela Educação.
Mais informações:
Fundo Juntos pela Educação
www.juntospelaeducacao.com.br
José Pedro Soares Martins
Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867
josepmartins@uol.com.br
A cidade de Campinas (SP) terá quatro projetos como parte da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, iniciativa do Fundo Juntos pela Educação. As assinaturas dos quatro projetos, que serão desenvolvidos entre 2009 e 2010 envolvendo 27 organizações, acontecem neste dia 7 de julho, terça-feira, a partir das 9 horas, no Espaço Guanabara (Rua Oswaldo Cruz , 300, Guanabara, Campinas).
Os quatro projetos de Campinas serão “Além das Letras”, a ser desenvolvido na região dos Amarais; “Novasatitudes.com”, no Satélite Íris I; “Pacto Sustentável”, no distrito de Sousas; e “Comunidade Educativa: integrando a formação e a informação a partir de ações comunitárias”.
O Programa pela Educação em Tempo Integral é a primeira iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE. O Programa, que tem apoio técnico da Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), objetiva a criação e/ou fortalecimento de espaços locais de aprendizagem, muito além dos muros dos prédios escolares, e voltados à educação integral de crianças e adolescentes. O propósito é que os jovens tenham atividades educacionais o tempo todo, oferecidas por redes formadas entre escolas, bibliotecas, entidades e outros ativos das comunidades.
A Primeira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, entre 2006 e 2007, beneficiou a mais de 10 mil jovens, por meio de nove projetos – quatro em Campinas e cinco em João Pessoa e Lucena, na Paraíba. A Segunda Edição, entre 2008 e 2009, teve uma ampliação para onze projetos, sendo cinco em Campinas e seis na Região Metropolitana de João Pessoa, nos municípios de João Pessoa, Lucena e Santa Rita. Mais de 90 organizações estiveram envolvidas nas primeiras duas edições.
A Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral será desenvolvida no segundo semestre de 2009 e todo ano de 2010, com quatro projetos em Campinas e seis na Paraíba. As assinaturas dos projetos que serão desenvolvidos na Paraíba acontecem dia 21 de julho.
PROJETOS CRIAM NOVAS OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS
Os projetos que foram desenvolvidos como parte das duas primeiras edições do Programa pela Educação em Tempo Integral propiciaram novas oportunidades educacionais para milhares de crianças e adolescentes de Campinas, interior de São Paulo, e de três cidades da Paraíba: João Pessoa, Lucena e Santa Rita.
Em Campinas e na Paraíba, entre outras atividades, foram executadas dezenas de oficinas de Informática, capoeira, grafitagem, educação ambiental, teatro, música e leitura. Todos os projetos desenvolvidos nas duas primeiras edições tiveram forte preocupação com o aprimoramento da formação dos educadores envolvidos.
Todas atividades já realizadas, como nota a coordenadora do Programa em Campinas, Cláudia Falsetti, foram pensadas e planejadas em conjunto por todas organizações envolvidas em cada projeto, considerando as necessidades educacionais identificadas em cada realidade local. Ela cita os casos de oficinas de educação sexual oferecidas em regiões com alto índice de gravidez precoce (como a região do Campo Belo e Jardim Fernanda, em Campinas), ou de educação ambiental em áreas sensíveis ambientalmente, como no caso do distrito de Sousas, em Campinas.
O coordenador do Programa na Paraíba, Lorenzo Delaini, nota que outra preocupação dos projetos tem sido o incentivo à participação dos pais nas atividades educacionais desenvolvidas com os seus filhos. Esse propósito teve um salto de qualidade com a adesão, em vários projetos, de unidades locais de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Algumas características específicas marcaram os projetos já desenvolvidos. Em Campinas, o projeto “Construindo alianças com novas parcerias” propiciou a reforma e revitalização da Casa de Cultura e Cidadania “Antônio da Costa Santos”, em Sousas. O projeto “Metamorfose” levou várias atividades culturais e esportivas para a região do Campo Belo. O projeto “Novasatitudes.com” foi ousado com a introdução da lousa digital em atividades educativas no Satélite Íris I. O projeto “Comunidade Educativa” propiciou a revalorização da Praça dos Trabalhadores como importante espaço educativo na região da Vila Castelo Branco, Jardim Garcia,Vila Padre Manoel da Nóbrega e bairros próximos. E o projeto “Além das Letras” estruturou sete espaços educacionais, voltados à leitura e escrita, na região dos Amarais.
Em João Pessoa, várias oficinas e outras atividades (como a I Mostra de Ciências) no Alto do Mateus, no contexto do projeto “Janelas Abertas para a Educação”. Na região do Varadouro-Roger, múltiplas atividades, como oficinas e encontros de intercâmbio de familiares, pelo projeto “Educação: (Con) vivência integral”. E o projeto “CRER SER em tempo integral” levou, entre outras ações, à estruturação de bibliotecas e visitas a espaços como Estação Ciência, Usina Cultural, Planetário, Teatro e Jardim Botânico. Já o projeto “Educando na Diversidade” foi decisivo para a formação da Orquestra Soprânica “Zumbi dos Palmares”, entre outras atividades na região do Mangabeira. Em Santa Rita, o projeto “Cata aqui, cata acolá, juntos vamos transformar” contribuiu para o fortalecimento da organização de catadores de resíduos e levou à estruturação do espaço próprio do Centro Cultural Bájò Ayó.. E em Lucena o projeto “Roda, Rede! Prevenção, letramento e inclusão social” promoveu várias oficinas, reforçou a capacitação de educadores e fortaleceu o planejamento conjunto, entre escolas e entidades sociais, de atividades voltadas à educação integral e à busca da cidadania plena.
Os projetos do Programa pela Educação em Tempo Integral entre 2009 e 2010 vão fortalecer as atividades iniciadas nessas regiões de Campinas e da Paraíba, apontando para a sustentabilidade das ações após o término da Terceira Edição da iniciativa do Fundo Juntos pela Educação.
Mais informações:
Fundo Juntos pela Educação
www.juntospelaeducacao.com.br
José Pedro Soares Martins
Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867
josepmartins@uol.com.br
0 Comments:
Post a Comment