sexta-feira, 17 de julho de 2009

Bosque da Tenda é o melhor projeto paisagístico da Casa Cor 2009 em São Paulo

Bosque da Tenda é o melhor projeto paisagístico da Casa Cor 2009 em São Paulo

O Bosque da Tenda, ambiente criado pelo paisagista mineiro, Luiz Carlos Orsini, para a Casa Cor, que será realizada até domingo, dia 14 de julho, no Jóquei Clube de São Paulo, foi eleito como o Melhor Jardim da mostra em 2009.

A eleição, para a escolha dos cinco destaques entre os projetos apresentados na mostra, foi feita pelo segundo ano consecutivo pelo suplemento Casa&, do jornal O Estado de São Paulo. A votação foi feita por 13 profissionais envolvidos na cobertura do evento, incluindo jornalistas, produtores e fotógrafos.

A categoria de Melhor Jardim elegeu o projeto paisagístico que mais impressionou os jurados, e o Bosque da Tenda conquistou a preferência de nove votos em 13, consagrando-se quase como unanimidade na avaliação do júri.



O ambiente

O Bosque da Tenda é uma releitura das matas da Indonésia, essencialmente tropicais, que nos remetem a paisagens sombrias e úmidas daquele local. Logo na entrada, uma rampa conduz ao eixo principal, através de uma vegetação densa, caminho que foi revestido com a cerâmica Shiraz, da Indonésia, fornecida pela Palimanan (SP) e executado pela Lock Engenharia. Ao longo desse eixo, encontram-se dois decks em madeira de demolição, executados pela Tao Woods Fine Elements, com mobiliário ambientado pela Vila Mac.

À medida que os visitantes entram no bosque, os segredos vão sendo revelados através de cenários, composições botânicas, vasos, objetos e espelho d’água. A extensa diversidade vegetal, aliada ao bosque remanescente de sibipirunas, é responsável pela mudança do micro-clima no bosque.

Um espelho d’água, também executado pela Lock Engenharia, foi revestido com Mosaico da Vidrotil, Coleção Transições, em tons verde musgo, harmonizando o paisagismo com a arquitetura. A lâmina d’água ajuda a integrar a tenda e o bosque, trazendo um frescor que se mistura aos perfumes da mata, tornando-o agradável ao olfato. O revestimento escuro transforma a água num espelho, refletindo as árvores e arbustos, tanto durante o dia quanto à noite, com luz artificial.

Do lado esquerdo, no deck de madeira, foram colocadas quatro cadeiras tipo Diretor e dois baús feitos com madeira de demolição, ambos da Vila Mac, além de vasos, pedras e adornos. O paisagismo é caracterizado por volumes mais baixos, no qual o gramado chega até o espelho d’água, descortinando totalmente a arquitetura da Tenda.

Do lado direito, os volumes são densos e reproduzem uma mata mais fechada, camuflando a Tenda de vários ângulos. No deck, uma mesa com tampo de madeira baixa e dois futtons, ambos da Tao Woods. Os vasos são da Indonésia, os objetos da Jardí, o mobiliário da Mac e a lareira ecológica, que funciona com bio combustível, é da Eco Fire.

As espécies vegetais que protagonizam o espaço são: pandanus, dracenas arbórea, íris germânica, licualas, liriopes, fênix, sagus, jasmins manga, dionelas, raphis, palmeiras triangulares, pleomeles, além das árvores frutíferas com mangas, ameixas, carambolas e acerolas.

A iluminação do bosque tem assinatura da La Lampe, com luminárias e efeitos de última geração, que valorizam ainda mais o paisagismo e enaltecem os segredos noturnos da mata. No fundo da tenda foram inseridos também, vasos da Jardí, e alguidares da coleção particular do paisagista, que juntos se tornaram uma pequena e rara coleção de plantas.

“Entre linhas retas e orgânicas, cores e texturas, volumes e formas, a releitura da mata tropical da Indonésia transformou o Sub-Bosque degradado em um cenário que traduz paz e harmonia. Esta é a concepção do trabalho, que traduz a consciência de termos contribuído com a reconstituição da mata e preservação da vida no planeta”, destaca Orsini.

Perfil

Luiz Carlos Orsini formou-se, em 1984, como paisagista pela Escuela de Jardineria y Paisajismo “Castillo de Batres” em Madrid, Espanha. Sua especialidade é criar paisagens, intervir na topografia, criar lagos, traçar caminhos e reinventar cenários naturais.

Com várias conquistas do Prêmio Espaço D’ (SP) na categoria Paisagismo, sete anos participando da CASA COR (BH, Brasília e SP) e palestras realizadas nos mais importantes congressos e faculdades do Brasil e da Espanha, Orsini conquistou reconhecimento e credibilidade no Brasil e no exterior. Em 2008, lançou seu primeiro individual, “Luiz Carlos Orsini – 30 Anos de Paisagismo” (Editora Décor), sendo o único paisagista brasileiro, depois de Burle Marx, a lançar uma publicação individual de tamanha notoriedade.

Atualmente, mantêm escritórios em Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), além de uma fábrica de substratos agrícolas em Sacramento (MG). Em parceria com a esposa, Leda Franco de Sá, que também é paisagista, trabalha em projetos no Rio de Janeiro, Guarujá, Campos do Jordão, Itu, Souzas, Barueri e Cabreuva, além de vários que estão em andamento em São Paulo.

Rachel Wardi Lopez

Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3225-1116 - (31) 3221-9241 - (31) 8854-2425
rachel@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: