quarta-feira, 22 de julho de 2009

Programa Educativo Nacional lançado em João Pessoa

Programa Educativo Nacional lançado em João Pessoa

Paraíba terá até 2010 seis projetos que buscam educação em tempo integral em áreas de alta vulnerabilidade social

O estado da Paraíba terá seis projetos como parte da Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, iniciativa do Fundo Juntos pela Educação. As assinaturas dos termos de compromisso dos seis projetos, que serão desenvolvidos entre 2009 e 2010 envolvendo 47 organizações, aconteceram nesta terça-feira, dia 21 de julho, terça-feira, no Hotel Ouro Branco, em João Pessoa.

Participaram do encontro na capital paraibana representantes das escolas, organizações da sociedade civil e órgãos governamentais que integram os seis projetos. Dos seis projetos da Paraíba, quatro serão desenvolvidos em João Pessoa: “Janelas abertas para a educação”, no Alto do Mateus; “Educação: (Con) Vivência Integral”, no Varadouro-Roger; “Rede de Saberes”, na região do Mangabeira; e “Crer e Ser em Tempo Integral”, no Cristo Redentor-Rangel. O projeto “Cata aqui, cata acolá, juntos vamos transformar”, será implementado município de Santa Rita, e “Roda, Rede! Prevenção, letramento e inclusão social”, em Lucena. São escolas públicas, entidades sociais, unidades do CRAS, organizações culturais e de direitos humanos juntas, criando novas oportunidades educacionais para milhares de crianças e adolescentes dessas regiões, todas marcadas por alta vulnerabilidade social .

No encontro deste dia 21 de julho em João Pessoa, o secretário municipal-adjunto de Educação e Cultura da Prefeitura de João Pessoa, Rômulo Gondim, observou que iniciativas como o Programa pela Educação em Tempo Integral contribuem para equacionar um dos grandes desafios atuais da Educação, que é o de “tornar as escolas atrativas, empolgantes para os alunos, pois a escola repetitiva, monótona, não cabe mais na sociedade do conhecimento, na qual os saberes fluem de todos os lados”. Oficinas culturais, de teatro, capoeira, de esportes, entre outras atividades, fora de sala de aula, são justamente algumas das ações realizadas no contexto do Programa pela Educação em Tempo Integral.

Também presente no encontro desta terça-feira, a secretária municipal de Educação de Lucena, Maria José de Lima, assinalou que o Projeto “Roda, Rede!”, desenvolvido nesse município do litoral paraibano, foi fundamental para “fortalecer a idéia da educação integral, que apenas é possível por ações articuladas, em rede, envolvendo o poder público e a sociedade”. Ela observou que, em função do projeto, as ações pedagógicas passaram a ser planejadas, de forma participativa e em conjunto, envolvendo as escolas e a sociedade em Lucena.

A secretária municipal de Defesa Social e Cidadania de Lucena, Maria Célia da Cruz Barbosa, também participou da cerimônia de assinatura dos seis projetos que serão desenvolvidos na Paraíba até 2010. A secretária salientou que a educação integral é viabilizada por ações não apenas envolvendo o setor educacional em si, mas em uma perspectiva intersetorial, e esse é um dos objetivos do Projeto “Roda, Rede!”

Por sua vez, a coordenadora municipal da Juventude de João Pessoa, Joana D`arck Ribeiro, disse que ações como o Programa pela Educação em Tempo Integral contribuem para o fortalecimento educacional da juventude. Ela nota que várias organizações envolvidas nos seis projetos da Paraíba já atuam na linha da educação profissionalizante, preparando os jovens para novos ciclos de vida. O Programa pela Educação em Tempo Integral é a primeira iniciativa do Fundo Juntos pela Educação, constituído em 2004 por Instituto Arcor Brasil, Instituto C&A e VITAE. O Programa, que tem apoio técnico da Fundação FEAC (Federação das Entidades Assistenciais de Campinas), objetiva a criação e/ou fortalecimento de espaços locais de aprendizagem, muito além dos muros dos prédios escolares, e voltados à educação integral de crianças e adolescentes. O propósito é que os jovens tenham atividades educacionais o tempo todo, oferecidas por redes formadas entre escolas, bibliotecas, entidades e outros ativos das comunidades.
A Primeira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral, entre 2006 e 2007, beneficiou a mais de 10 mil jovens, por meio de nove projetos – quatro em Campinas e cinco em João Pessoa e Lucena, na Paraíba. A Segunda Edição, entre 2008 e 2009, teve uma ampliação para onze projetos, sendo cinco em Campinas e seis na Região Metropolitana de João Pessoa, nos municípios de João Pessoa, Lucena e Santa Rita. Mais de 90 organizações estiveram envolvidas nas primeiras duas edições.

A Terceira Edição do Programa pela Educação em Tempo Integral será desenvolvida no segundo semestre de 2009 e todo ano de 2010, com quatro projetos em Campinas e seis na Paraíba. Os seis projetos da Paraíba para o período 2009-2010 serão implementados nos mesmos territórios, como uma forma de assegurar a continuidade das ações.

Fundo: Juntos Pela Educação

José Pedro Martins
Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867

0 Comments: