quinta-feira, 16 de julho de 2009

Lançamento do Programa Pró-Biblioteca

Institutos Alpargatas e Camargo Corrêa levam bibliotecas a mais de 50 mil alunos da Paraíba

Entre os títulos, serão disponibilizados clássicos da literatura infantil e infanto-juvenil, além de obras da literatura portuguesa

Os Institutos Alpargatas e Camargo Corrêa levam a biblioteca à sala de aula em seis municípios da Paraíba. Ocorreu ontem, dia 7, a primeira entrega de livros do projeto Pró-Biblioteca, uma parceria entre os institutos e a editora L&PM. A cidade escolhida para estrear a iniciativa é Serra Redonda, distante 104 quilômetros da capital, João Pessoa. O programa é patrocinado pela Lei Rouanet.

O Pró-Biblioteca vai contemplar as 19 escolas municipais de Serra Redonda. Até novembro, outras 255 escolas recebem a biblioteca, cujo formato, móvel com rodinhas, permite que seja transportada a todas as salas de aula. As outras cinco cidades contempladas serão Mogeiro, Ingá, Guarabira, Alagoa Nova e Campina Grande. Idealizado pela Associação Rio-Grandense de Bibliotecários, o projeto foi modificado pelo Instituto Camargo Corrêa e ganhou novas ações para se adequar à realidade das escolas públicas da Paraíba, onde os institutos Alpargatas e Camargo Corrêa desenvolvem um programa de melhoria da gestão de escolas públicas, o Escola Ideal.

“Realizamos um diagnóstico da situação das escolas nestes municípios e uma das necessidades apontadas foi a instalação de bibliotecas”, explica Francisco Azevedo, diretor-executivo do Instituto Camargo Corrêa. A implantação do projeto conta com parceria da Secretaria de Educação dos municípios envolvidos e funcionários voluntários das unidades locais da Alpargatas.
Além de valorizar a leitura nas escolas, o projeto também pretende incentivar a comunidade a ler. Para isto, o programa prevê a capacitação de 80 profissionais, que atuarão como divulgadores das bibliotecas no entorno das escolas. “Queremos, por meio do projeto, estimular o gosto pela leitura não só entre os estudantes, mas na população como um todo”, afirma Berivaldo Araújo, diretor executivo do Instituto Alpargatas.

As mais de 40 mil obras que começam a ser disponibilizadas contemplam clássicos brasileiros e portugueses, leituras de interesse geral, livros infantis e infanto-juvenis. O lançamento do programa acontecerá no Grupo Escolar Eduardo Medeiros, com a participação da comunidade local.

Escola Ideal
O Pró-Biblioteca é mais uma ação do Programa Escola Ideal, cujo objetivo é contribuir para o aprimoramento da gestão de escolas públicas. Também fazem parte da iniciativa os projetos Juntos pela Escola Ideal que, em sistema de mutirão, já reformou 28 escolas na Paraíba, e Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), cuja tecnologia permite o cultivo de hortaliças orgânicas.

O programa teve início em março de 2008, quando as escolas participantes passaram por uma auto-avaliação abordando seis temas: profissionais da educação, condições de ensino, políticas e práticas pedagógicas, desempenho escolar, ambiente educativo e gestão escolar.

A análise dos dados permitiu identificar as necessidades e as potencialidades das escolas. A partir deste ponto foram estabelecidas, junto às secretarias de educação, iniciativas, como o Pró-Biblioteca, que visam o aprimoramento da gestão do ensino público.

Sobre o Instituto Alpargatas
O Instituto Alpargatas tem como missão melhorar a qualidade educacional de crianças e adolescentes das comunidades onde a empresa está presente. Este ano, o IA comemora seu sexto aniversário, com atuação marcante nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Campina Grande, na Paraíba, de Natal, no Rio Grande do Norte, e de Carpina, em Pernambuco. Seu principal projeto - Educação Por Meio do Esporte - envolve as iniciativas Ação Escola, que utiliza a prática esportiva como instrumento metodológico para a melhoria da educação, durante o horário escolar; Ação Pós-Escola, no qual os alunos dedicam-se a modalidades esportivas monitoradas, fora do horário regular das aulas; e apoio financeiro para melhoria de quadras esportivas.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa
O Instituto Camargo Corrêa, criado em dezembro de 2000, é o responsável pelos investimentos sociais do grupo. Sua missão é promover o desenvolvimento comunitário sustentável, investindo em crianças, adolescentes e jovens. Para tanto, criou quatro programas: o Infância Ideal, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento saudável de crianças de 0 a 6 anos; o Escola Ideal, que trabalha pela melhoria da qualidade de gestão da escola pública; o Futuro Ideal, voltado para o empreendedorismo juvenil e geração de trabalho e renda; e o Ideal Voluntário, que facilita a ação voluntária dos profissionais do Grupo Camargo Corrêa.

Serviço
Lançamento do Programa Pró-Biblioteca
Data: 7 de julho (terça-feira)
Local: Grupo Escolar Eduardo Medeiros, Serra Redonda (PB)
Rua 30 de dezembro, s/nº, Centro
Horário: 9h

Mais informações
Máquina Comunicação Corporativa Integrada
Ana Paiva –
ana.paiva@maquina.inf.br
Andrea Martins –
andrea.martins@maquina.inf.br
(11) 3147 4708 / 3147 7401



0 Comments: