quarta-feira, 8 de julho de 2009

Programa Cozinha Brasil inicia aulas em julho no CMRR

Programa Cozinha Brasil inicia aulas em julho no CMRR

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) por meio de sua Cozinha Experimental dará início ao curso básico de educação alimentar promovido pelo Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi). As aulas fazem parte do programa Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, que este ano já capacitou 40 pessoas e tem como objetivo elevar o nível de saúde e qualidade de vida, visando à produção e à ingestão de uma alimentação de alto valor nutricional e baixo custo, além da redução do lixo orgânico gerado nas cozinhas.

Serão duas turmas, sendo que a primeira terá aulas dos dias 14 a 16 de julho, e a segunda, dos dias 21 a 23 de julho das 13h30 às 16h50, totalizando carga horária de 10 horas, as inscrições estão encerradas e as turmas fechadas. Nas aulas práticas, os alunos irão aprender a aproveitar cascas, talos, folhas e sementes que serão os ingredientes principais para a preparação de doces, bolos, carnes e sucos. Eles aprenderão também boas práticas de manipulação de alimentos e dicas de higiene e nutrição. Segundo a coordenadora da cozinha experimental, Fernanda Redig, este mês o curso dará ainda mais ênfase a questão das preparações que utilizam integralmente os alimentos e que são de baixo custo. “Mais uma vez, o curso irá repassar à população noções de nutrição, boas práticas de manipulação e principalmente levar o conhecimento ou aperfeiçoamento quanto ao aproveitamento integral dos alimentos por meio de demonstração de preparações simples e de baixo custo. Com isso, além de contribuir com a saúde, quando utilizamos as cascas, as sementes e os talos, colaboramos também com o meio ambiente, quando deixamos de jogar fora o que poderá ser transformado em deliciosas receitas”, explica.

A Cozinha Experimental do CMRR é um espaço criado exclusivamente para estimular a mudança de comportamento e dos hábitos alimentares, dentro dos princípios do consumo consciente e combate ao desperdício. Além da Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, está em desenvolvimento no local o projeto Chefs do Amanhã, que conta com a participação de estudantes da rede pública estadual e do Programa Educacional Afetivo Sexual (Peas) e parceria da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude (SEEJ).

www.cmrr.mg.gov.br

0 Comments: