quinta-feira, 16 de julho de 2009

Atelier Culinário oferece Curso r Orientação para Diabéticos

Atelier Culinário oferece Curso r Orientação para Diabéticos

Em todo mundo, 246 milhões de pessoas tem diabetes. Segundo o Ministério da Saúde, a previsão é de que esse número chegue a 380 milhões em 2025. No Brasil, o oitavo país no ranking mundial com maior número de portadores da diabetes, cerca de sete milhões de brasileiros tem a doença.

Caracterizada pela deficiência na produção de insulina pelo organismo, a diabetes acarreta um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. Devido a esta deficiência na produção de insulina, o diabético deve evitar doces, massas (pois estas ao serem metabolizadas dentro de nosso organismo são transformadas em glicose), bebidas alcoólicas etc. Por isso, a alimentação adequada é fundamental para o controle da doença, que não tem cura.

Segundo a nutricionista Letícia Soares, ainda hoje, grande partes dos diabéticos se submetem a uma alimentação de baixas calorias e com muito pouco carboidrato, sendo que a recomendação para uma pessoa com diabetes é a mesma que para uma pessoa saudável: uma alimentação variada, colorida, seguindo as orientações da pirâmide de alimentos.

“Os carboidratos podem e devem estar presentes nas refeições dos diabéticos, desde que sejam proporcionais às necessidades do indivíduo. O mesmo se repete para as proteínas e as gorduras. Já em relação aos doces, recomenda-se que sejam consumidos esporadicamente, ou seja, eles não precisam ser abolidos para sempre. Quando ingeridos com moderação, o indivíduo satisfaz sua vontade e não precisa passar por vontade de comer algo”, orienta a nutricionista.

Devido a isso, a educação alimentar ganha uma maior importância. “Quando o diabético procura se informa sobre a diabetes e a melhor alimentação, que vise uma reeducação, ele aprende a lidar com a doença, comendo de tudo sem grandes restrições. O ideal é alimentar-se comendo de todos os grupos de alimentos, o que proporcionará saúde e bem-estar”, afirma à especialista.

Para orientar sobre nutrição e ensinar algumas receitas próprias para os diabéticos, o Cida Gomes Atelier Culinário (Rua do Ouro, 696 Serra – BH/MG) abre inscrições para o curso “Cardápio para Diabéticos”, ministrado pela nutricionista Letícia Soares. O módulo será no dia 21 de julho (terça-feira), às 19h.

Com um investimento de 60 reais, os alunos, além de receber orientações nutricionais, vão aprender receitas como: salada especial; macarrão integral com legumes e queijo branco; frango ao molho de ervas; leite condensado.

Letícia Soares é formada em Nutrição pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (Uni-BH). Atuou no Restaurante do PIC Pampulha e no Restaurante Popular. Atualmente, atende nos consultórios Life Center, Astrid e Boller Medicina e Estética e na Clínica de Todos.

O Cida Gomes Atelier Culinário fica na Rua do Ouro, 696 - Serra. As inscrições serão aceitas mediante pagamento antecipado de 50% (cinqüenta) do valor do curso. O Atelier oferece descontos aos filiados a FENCOM (Federação Nacional das Cooperativas Médicas), SINDI-MP (Sindicato dos Promotores e Procuradores de Justiça do Estado de Minas Gerais), UNAFISCO-MG (União Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), Clube de Assinantes do Jornal Estado de Minas, Clube de Assinantes do Jornal o Tempo e Rede Fideliza. O Atelier ainda oferece desconto para associados e funcionários da AMMG (Associação Medica de Minas Gerais), exceto para os cursos ministrados por chefes convidados.

Roteiro Gastronomia:
Curso “Cardápio para Diabéticos”
Data: 21 de julho (terça-feira)
Horário : 19h
Preço: 60 reais
Local: Cida Gomes Atelier Culinário - Rua do Ouro, 696 Serra – BH/MG
Contatos: (31) 3086-2182

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3221 - 9241/3225 - 1116/8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br
www.amplacomunicacao.com.br

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: