quinta-feira, 16 de julho de 2009

Financiamento Projetos Fundacao Luterana - Educação Popular

Financiamento Projetos Fundacao Luterana - Educação Popular
Até 04/08/09

1. Fundação Luterana de Diaconia está recebendo projetos (Fonte: GEEPS / PBH)

* A Fundação Luterana de Diaconia está recebendo projetos para a segunda reunião de avaliação do ano, que acontece no final de setembro. O prazo para o encaminhamento vai até o dia 04 de agosto de 2009.
* O roteiro de elaboração de projetos foi atualizado e está publicado no site www.fld.com.br (veja no menu à esquerda). Também poderá ser solicitado junto à Fundação Luterana de Diaconia.
* O prazo de recepção de projetos é até 04 de agosto. Sugerimos uma visita ao nosso site – www.fld.com.br – para outras informações relevantes na formulação de projeto, em especial ao item do encaminhamento de projetos, que deverá ser realizado através do próprio site. Para facilitar o encaminhamento de projetos, a FLD elaborou um novo formulário eletrônico (no site em Encaminhar Projeto), que deve ser preenchido com as informações básicas sobre o grupo e o próprio projeto. Depois de preenchido o formulário, o projeto deve ser anexado (no “Anexar o projeto aqui") e a mensagem, enviada, ("Enviar Projeto"). Ela será encaminhada automaticamente para a FLD. Dúvidas podem ser esclarecidas via email, pelo fld@fld.com.br.
* No caso de serem dúvidas relacionadas às áreas temáticas, os contatos podem ser feitos com as assessoras de projetos nas terças-feiras à tarde, quarta e quintas-feiras.
* Informamos que o valor máximo de apoio é R$ 40.000,00, porém o valor médio de apoio é R$ 15.000,00.
* As prioridades no apoio a projetos são:

1. Educação Popular
2. Geração de Trabalho e Renda
3. Agricultura Familiar e Ecologia
4. Saúde Comunitária

- Em todas essas áreas serão considerados os temas transversais a promoção de igualdade de gênero, superação do racismo e da violência.

1. Educação Popular com ênfase em Juventude

- Objetivo geral: Apoiar e acompanhar projetos que tematizem questões relacionadas à juventude e a superação da violência, incentivando experiências de trabalho “com” e “de” jovens e a formação de redes juvenis que atuem tanto na formulação como nos modos de operacionalizar políticas públicas.

2. Geração de Trabalho e Renda

Objetivo geral: Contribuir para a garantia do direito a trabalho e renda através de apoio e acompanhamento a iniciativas comunitárias e de projetos de desenvolvimento sustentável, visando à inclusão social, a incidência em políticas públicas e a redução de desigualdades sociais.

- O apoio é prioritariamente para:

- Formação e Capacitação: formação para o fortalecimento das iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda em áreas como gestão democrática e capacitação profissional;

- Apoio à produção e comercialização e a Redes: apoio a iniciativas comunitárias de geração de trabalho e renda voltados à produção e comercialização, principalmente a redes que compartilham processos de produção e/ou de comercialização;

- Articulação, Mobilização e Incidência em Políticas Públicas : apoio para mobilizações e encontros de empreendimentos econômicos solidários e atividades de reflexão e elaboração de políticas públicas.

- O público prioritário de projetos de geração de trabalho e renda é: Mulheres, Jovens e Catadores de Materiais Recicláveis.

3. Agricultura Familiar e Ecologia

Objetivo geral: Apoiar programas e projetos na área de agricultura familiar e meio ambiente visando o desenvolvimento rural integral e sustentável, apoiando o protagonismo dos agricultores nos princípios da agroecologia, do etnodesenvolvimento e cooperação que propicie vida saudável e realização social e econômica. A questão da terra deve ser compreendida a partir do tripé “questão agrária”, “questão ambiental” e “questões étnicas”.

4. Saúde Comunitária

Objetivo geral: Apoiar projetos na área de saúde, que promovam sensibilização, educação e prevenção com relação à DST e HIV/AIDS. Projetos com o enfoque comunitário na saúde integral e aqueles que têm presente na sua missão e metas temáticas relacionadas à DST e HIV/AIDS.

O que é um projeto?

- Um projeto é uma intervenção planejada no tempo e no espaço, em uma determinada comunidade, visando fazer uma diferença para melhor na vida das pessoas que nela vivem.

Quem pode apresentar projetos?

• Os projetos devem ser elaborados por grupos, associações ou cooperativas com registro de pessoa jurídica próprio. Não são considerados projetos apresentados por pessoas físicas ou órgãos governamentais.

• O público a quem se destinam os programas e projetos sempre é prioritário e sua participação deve ser considerada nas decisões de planejamento, monitoramento e avaliação dos mesmos.

Objetivos da FLD no triênio 2008-2010

- Contribuir para o fortalecimento da sociedade civil e o protagonismo das pessoas e suas comunidades, através de apoio, acompanhamento e avaliação de projetos, programas de formação, sistematização de metodologias e tecnologias sociais e incidência em políticas públicas visando à melhoria de qualidade de vida, o exercício da cidadania e a concretização da justiça social.

Metodologia da FLD

A metodologia da FLD se encontra especificada nas áreas temáticas. Todos os programas e projetos devem promover a igualdade de gênero e o protagonismo e o combate ao racismo e à violência. O método de trabalho da FLD está baseado em:

•Acompanhamento individual aos projetos (PMA)

•Acompanhamento coletivo e avaliação de projetos (PMA)

•Apoio focado em Processos e Redes Temáticas

•Formação e Capacitação

•Articulação e Incidência em Políticas Públicas

Para maiores informações: 1) Pagina: www.fld.com.br; 2) e-mail: fld@fld.com.br; 3) e-mail: angelique@fld.com.br – assessora para projetos de geração de trabalho e renda.

2. EDITAIS DO CFES (CENTRO DE FORMAÇÃO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA) – Fonte: Wilson Roberto Fernandes (IMS)

* Companheiros(as) do Fórum Mineiro de ES segue anexo os Editais do Centro de Formação em Economia Solidária Região Sudeste que foram divulgados até o momento.
* Favor divulgar. Wilson Roberto Fernandes (Tel.: 2129-9000)

3. Site Interessante de Artesanato (Fonte: Graciarte) http://www.graciarte.com.br/

4. Feira de Economia Popular Solidária (Fonte: EPS – MINAS / Ana Medina)

* Agora no Mercado Distrital do Cruzeiro tem também Economia Popular Solidária. Todos os 3º finais de semana de cada mês.
* Datas das feiras:
18 e 19 de julho
15 e 16 de agosto
19 e 20 de setembro
17 e 18 de outubro
21 e 22 de novembro
19 e 20 de dezembro
Horários:
8h às 18h – Sábado
8h às 13h – Domingo
Endereço: Rua Ouro Fino, 452 - Bairro Cruzeiro - BH . MG.


5. AMAS faz 30 Anos – Voluntários da Cidadania (Fonte: Jornal Super)

* Os 30 anos da Associação Municipal de Assistência Social (AMAS) comemorados no dia 10 de julho de 2009 em uma solenidade na Prefeitura de Belo Horizonte, marcaram também o lançamento do Programa “Voluntários da Cidadania” pelo Prefeito Márcio Lacerda.
* O Programa que será colocado em prática a partir de agosto de 2009 vai recrutar 180 jovens acima de 18 anos, dispensados do serviço militar, para realizarem tarefas auxiliares na Guarda Municipal. “Nós vamos começar com 180 e aumentar progressivamente para até 1000 jovens”, informou o Prefeito.
* Durante o encontro, foram homenageadas todas as mulheres que participaram da história da AMAS desde a sua criação em 1979.

6. Formação Profissional (Fonte: Jornal Aqui)

* 72,4% da população economicamente ativa do país afirmou nunca ter frequentado curso de formação e aperfeiçoamento profissional. É o que revela um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em busca desse diferencial e incentivados pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), os trabalhadores da segurança pública esgotaram, em apenas 18 horas, as 180 mil vagas de cursos de capacitação oferecidos pelo Ministério da Justiça por meio da Rede de Educação a Distância (EAD).
* Prioridade do PRONASCI, a qualificação dos policiais e demais trabalhadores da segurança pública inclui temas como Uso Progressivo da Força, Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência e Direitos Humanos. No próximo ciclo da Rede EAD, o Ministério da Justiça abrirá 210 mil vagas. As inscrições serão realizadas no próximo mês.

7. Salário-Maternidade (Fonte: Jornal Aqui)

* O salário-maternidade é concedido a toda mulher que contribui para a Previdência Social, durante os meses em que fica afastada por causa do parto. O valor do benefício varia de acordo com a categoria para a qual contribui.
* Empregadas domésticas, contribuintes individuais, trabalhadoras avulsas, segurada especial, facultativas ou mães adotivas devem requerer o benefício nas Agências da Previdência Social (APS), após marcar data e hora de atendimento pela Central 135, ou pela Internet, no site:
http://dataprev.gov.br/servicos/salmat/salmat.htm.
* No requerimento, é necessário informar o número de Identificação do Trabalhador (NIT), PIS, PASEP ou CICI; nome completo da requerente; nome completo da mãe e data de nascimento. Em todos os casos é preciso apresentar o atestado do médico que a assiste durante a gravidez.

8. Informalidade (Fonte: Jornal Aqui)

* 51,1% dos trabalhadores brasileiros estão na Informalidade, ou seja, não tem carteira assinada nem recolhem para a Previdência Social e para o Fundo de Garantia. Não podem, portanto, pedir afastamento por doença ou fazer o seu pé-de-meia para a aposentadoria.
* Nos períodos de 1990 a 1994, o número de trabalhadores informais chegou a 60%, segundo relatório divulgado pela Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). Os autores do relatório alertam que o emprego informal tem um custo pela situação de precariedade dos trabalhadores, submetidos ao risco de uma queda dos salários em tempos de crise, diante da concorrência dos demitidos do setor formal, e pela ausência de proteção social, ficando expostos à pobreza.
* Ao mesmo tempo, a OCDE reconhece que, para muitas pessoas, o trabalho irregular é a forma de ganhar a vida e escapar da pobreza, embora em longo prazo a ausência de estruturas formais explique o atraso de matéria de desenvolvimento econômico.

9. Seu Lixo vale R$ 8 Bilhões (Fonte: Jornal Estado de Minas)

* Reportagem “resumida” do Caderno Principal (parte de Economia) do dia 05 de julho de 2009 (Domingo);
* Nada se perde: negócios com produtos Reciclados, entulhos e material de demolição movem mercado em franco crescimento, transformando-se em excelente alternativa de renda;
* “As pessoas que gostam de demolição não se preocupam com o preço. Elas gostam do exclusivo”. Antônio Lisboa de Matos (empresário);
* Números do Desperdício: a) Lixo Urbano (150 mil toneladas/dia); b) 55 a 60% é quanto vai para Lixões; c) 12% é a Reciclagem de Lixo Urbano;
* Dados:
a) Coleta Seletiva (ano / municípios brasileiros: 1994 / 81, 1999 / 135, 2002 / 192, 2004 / 237, 2006 / 327, 2008 / 405)
b) Composição da Coleta de Lixo (papel e papelão – 39%, plásticos – 22%, Rejeitos – 13%, Vidros – 10%, Metais – 9%, Produtos Longa Vida – 3%, Diversos – 3% e Alumínio – 1%)
c) Custo Maior do que a Coleta Convencional (ano / Vezes: 1994 / 10 vezes, 1999 / 8 vezes, 2002 / 5 vezes, 2004 / 6 vezes, 2006 / 5 vezes, 2008 – 5 vezes).
* Floco de Pet para China: Produto reciclado é vendido para Ásia, Europa e Estados Unidos, onde vira roupa e ededrom. Artesanato ganha a Suíça. Em Belo Horizonte, população adere ao Garage Sale;
* Piló, coordenador da ASMARE, diz que a Entidade está exportanto vasos de flores, colares de lacres de cerveja e sacolas ecológicas;
* “Deixei de fechar um contrato milionário com a Europa porque não tinha matéria-prima” - Mara Fróis (Empresária).

10. Olá Pesoal – Seminário Gratuito (Fonte: GEEPS / PBH)

- Gostaríamos de convidá-los a participar do seminário que a turma de pós-graduação em Gestão Cultural está promovendo na UNA. A participação/inscrição é totalmente gratuita. Questões de Sustentabilidade e Ações Colaborativas da Cultura serão os temas debatidos. A Rubim, através do Teatro em Movimento, está apoiando o evento, convidando o ator Alberto Guzik, do Grupo Satyros (SP), que participará dos debates. Mais informações: http://gestaocriativadacultura.wordpress.com/ http://twitter.com/seminariogcc. Abraço, Rubim Produções.

11. Prezados pesquisadores da Economina Solidária (Fonte: GEEPS / PBH)

* Escrevo para convidar vocês a fazer parte de uma entidade: a Associação Brasileira de Pesquisadores de Economia Solidária (ABPES), que tem as seguintes características:
* 1- Nº de associados: 33;
* 2- Procedência dos participantes: RS, PR, SP, RJ, MG, DF, PA, AM, BA, PB, CE e Bélgica;
* 3- Perfil dos associados: professores universitários, pós-graduandos, assessores de órgãos públicos e de ONGs. Em termos de escolaridade: 15 mestres, 14 doutores, 2 especialistas e 2 bacharéis;
* 4- Conselho Consultivo: Cáritas Brasileira, CAPINA e NESOL-USP.
* 5- Assembléias gerais realizadas: 2005 (fundação) e 2007; mais informações em www.abpes.org.br.
* Aproveito para convidar vocês também para um evento em agosto e outros dois simultâneos em setembro:
* A) Seminário Economia Solidária e Terceiro Setor em Portugal e no Brasil, em 19 de agosto, na PUC, São Paulo (conforme anexo);
* B) 6º Encontro Nacional de Engenharia e Desenvolvimento Social (ENEDS);
* O ENEDS é um congresso do qual tomam parte pesquisadores de diversas áreas, sendo a economia solidária é um dos temas abordados nos grupos de trabalho (GTs). Acontecerá entre 17 e 18 de setembro, na UNICAMP, Campinas. As inscrições de resumos de trabalhos podem ser feitas até 12 de julho no site www.itcp.unicamp.br/eneds.
* C) 3ª Assembleia Geral Ordinária (AGO) da ABPES.
* A AGO bienal da ABPES acontecerá em 18 de setembro (sexta-feira), durante o 6º ENEDS. Seria muito bom contar com a participação de alguns de vocês na AGO, se quiserem, já na condição de associados. Além de contribuírem cientificamente para o desenvolvimento da economia solidária, os membros da ABPES têm descontos em congressos sobre essa temática e acesso irrestrito ao site da Associação.
* Independente da participação na AGO, reiteramos o convite para vocês se associarem, seguindo a instrução anexa.
* Cordialmente, André Ricardo - Pesquisador de pós-doutorado da PUC-SP / FAPESP / ABPES R. Veríssimo da Mota, 902562-030 / São Paulo-SP.

0 Comments: