quinta-feira, 23 de julho de 2009

A alimentação como aliada no tratamento da TPM

A alimentação como aliada no tratamento da TPM

Tensão. Não há palavra melhor que defina ‘aquele’ período que quase todas as mulheres enfrentam mensalmente. A desordem disfórica pré-menstrual, carinhosamente chamada de TPM, atinge aproximadamente 75% das mulheres. E, na maioria dos casos, pode transformar o período que antecede à menstruação em um verdadeiro suplício feminino.

Além dos mais de 150 sintomas, a TPM também pode interferir negativamente no comportamento feminino, afetando os relacionamentos pessoais, afetivos e profissionais. Em alguns casos, a interferência no humor é tão severa que pode ser relacionada a altas taxas de suicídio, faltas ao trabalho ou às aulas e, até mesmo, a crimes envolvendo mulheres. Mas o que fazer para amenizar esses sintomas?

Segundo a médica e endocrinologista, Soraya Hissa de Carvalho, embora não seja considerada doença e desapareça com a menstruação, a TPM causa desconforto e precisa ser tratada. A alimentação correta pode ajudar a amenizar alguns sintomas. “Grande parte dos sintomas da TPM tem alguma relação com nutrientes da nossa alimentação, ou que estão sendo ingeridos em excesso ou escassez”, afirma.

Para exemplificar, Soraya explica que a baixa de cálcio e vitaminas B6 no organismo, dez dias antes da menstruação, pode causar nervosismo, irritabilidade, depressão e crises de choro, comuns nesse período. “Para suavizar esses sintomas, o cálcio pode ser encontrado no salmão, vegetais verdes folhosos, leite, iogurte, queijo, sorvete, sempre optando pelas versões desnatadas e menos gordurosas. Já a vitamina B6, está presente nas carnes, banana, batata, grãos integrais, lentilha e levedo de cerveja”, orienta a endocrinologista.

Na diminuição da sensação de peso e edemas, é recomendável a ingestão de água, chás de ervas e alimentos diuréticos como melancia, melão, alcachofra, entre outros.. "O ideal é consumir estes alimentos o mês todo. Caso não seja possível, pelo menos de 15 a 10 dias antes da menstruação", aconselha Soraya.

Proibidos em excesso

O açúcar, álcool, alimentos gordurosos, cafeína e o sal devem ser evitados. Conforme a endocrinologista, o excesso de açúcar faz desperdiçar cálcio, magnésio e vitamina B6 no processo metabólico, o que provoca hipoglicemia (queda dos níveis de açúcar no sangue) e, conseqüentemente, ansiedade, depressão e desejo de mais doce.

Já os alimentos gordurosos podem aumentar a produção de estrogênio e propiciar o aparecimento da acne. A cafeína aumenta a tensão e a sensibilidade. O sal contribui para a retenção de líquido, caracterizado por inchaços e sensação de peso.

Para as mulheres com a síndrome mais crônica, é indicado que tenha um acompanhamento com especialista, para indicar o melhor tratamento em cada caso. “A alimentação deve ser uma aliada para uma vida mais saudável. No caso dá síndrome pré-menstrual, ela aliviará grande parte dos sintomas, mas sempre é recomendado o acompanhamento de um médico para indicar o tratamento caso a caso”, finaliza Soraya.

Fonte para entrevistas: Médica e endocrinologista Soraya Hissa de Carvalho.
Favor agendar na Ampla Comunicação, com Marianna Moreira.

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação: Liège Camargos e Marianna Moreira
(31) 3221-92413 / 225-1116 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Marianna Moreira
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3221-9241 - (31) 3225-1116 - (31) 8822-0858
imprensa@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: