quarta-feira, 8 de julho de 2009

Obra de artista plástica mineira é selecionada para fazer parte do acervo de Arte Mundial Conteporânea no México

Obra com rasgos e costuras de artista plástica mineira é selecionada para fazer parte do acervo no Museu de Arte Mundial Contemporânea no México

Em Janeiro de 2009, o Presidente da Grande Comissão do Congresso dos Deputados do Estado de Durango (México) escreveu ao compositor sinfônico espanhol, Antonio Gualda, para organizar o Museu de Arte Mundial Contemporânea no Centro Histórico da cidade Victoria Durango, capital do estado de Durango. A grande comissão do Congresso do Estado de Durango, aprovou a criação de um novo museu em um dos edifícios do Centro Histórico da capital do Estado que se denominará "Museu de Arte Contemporânea Mundial "Antonio Gualda", artista, romancista, promotor cultural e compositor sinfônico residente na cidade espanhola de Granada.
A coleção de obras de arte, se iniciará com 166 trabalhos de artistas procedentes dos cinco continentes e 54 países diferentes, que participaram durante os últimos cinco anos do Concurso Internacional de Artes Plásticas "Compositor Antonio Gualda", além de obras do compositor sinfônico. A obra da artista plástica aldravista residente na cidade de Mariana-MG, Déia Leal, (Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - filha de Edson Batista da Silva e Maria Aparecida Ferreira da Silva de Santa Bárbara-MG), foi selecionada pela equipe de curadores e comissão organizadora para fazer parte da coleção estável no Museu. A obra foi realizada no ano de 2007, com rasgos e costuras. A artista recebeu diversos prêmios internacionais e representou o estado de Minas Gerais em 12 países. Déia Leal faz parte do grupo de poetas Aldravistas, que usam a metonímia nos textos e nas artes visuais. Realiza uma arte em que não é preciso representar as paisagens tal como aparecem na natureza, a artista apresenta suas lembranças sem o desenho como se fossem fotografias. Pinta fazendo manchas que lembram porções: minas, cavernas , pessoas, etc. Aproveitou sua experiência de ilustradora de trabalhos escolares e desenvolveu junto com os criadores do Movimento Aldravista, a técnica de esboçar imagens apenas com manchas, sem que tenha a necessidade de traçar contornos. É também contista, poeta e cronista, formada em Letras pela UFOP e Pós-graduada em Artes Plásticas: Cultura & Criação.
A inauguração do Museu está prevista para o mês de outubro de 2009 em Victoria de Durango no México com participação dos artistas selecionados.

Andreia Aparecida Silva Donadon Leal - Deia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais - MG
(31) 8431-4648
Telas:

http://deia-leal.artelista.com/
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_contos_andreia_donadon.htm

http://www.jornalaldrava.com.br/pag_poesia_andreia.htm

http://www.jornalaldrava.com.br/projeto_haikai.htm

0 Comments: