terça-feira, 28 de julho de 2009

Casa Cor Minas Gerais adota a sustentabilidade

Biodesign, materiais certificados e consciência ambiental: Casa Cor Minas Gerais adota a sustentabilidade

O termo sustentabilidade aplicado à causa ambiental surgiu na década de 1980 e se tornou um padrão seguido mundialmente. A partir daí, o conceito ganhou importância em diversos segmentos da sociedade, incluindo a arquitetura e decoração. Para receber esta credencial, um projeto sustentável precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito.

Ao dar preferência aos produtos ecologicamente corretos, como as fibras naturais e os couros sintéticos, que utilizem de forma inteligente os recursos naturais, os profissionais – arquitetos, decoradores e paisagistas que participam da Casa Cor Minas Gerais, cumprem seu papel social na expansão deste conceito no mundo contemporâneo.

De 19 de agosto a 06 de outubro, o público mineiro irá conhecer projetos sustentáveis que desafiaram a criatividade dos mais 80 profissionais que assinam os 61 ambientes da 15ª edição da Casa Cor Minas Gerais. O evento será realizado na Alameda das Palmeiras, esquina com Avenida Otacílio Negrão de Lima, no bairro São Luiz, na Pampulha.

Antecipamos algumas destas novidades que serão apresentadas no evento:


Cozinha do Chef
Flávio Cardoso

O arquiteto urbanista criou um projeto descontraído, que privilegia o conforto. O destaque é a gastronomia e suas cores e aromas, provocando a inspiração, criação e apreciação dos sentidos. Um pátio descoberto recebe os convidados. O espaço Gourmet está ambientado num galpão com pé-direito alto, com layout definido pela bancada gourmet – que inclui ilha com pia e fogão e armários com equipamentos e acessórios, e estar – com duas mesas, sala com sofá e pufes e estante integrada. O espaço valoriza o jardim suspenso nos fundos. No conceito de sustentabilidade, toda a obra será realizada sem entulho ou demolição do existente, preservando as árvores e áreas verdes do imóvel. O galpão é em estrutura metálica reutilizável, com piso unificado, de fácil aplicação e manutenção. Os móveis têm garantia de procedência em materiais ecologicamente corretos, com iluminação e ventilação naturais.


Estar Íntimo e Circulação
Rosângela Mesquita

O espaço fará uma homenagem especial ao arquiteto, pintor e paisagista Roberto Burle Marx. O piso da Circulação terá reprodução da imagem do calçadão da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), em vidro nas cores preto e branco. A iluminação valoriza o projeto e ganha destaque na passarela e nos painéis com fotografias dos jardins e parques do renomado paisagista. No Estar Íntimo, funcionalidade e aconchego são os principais atributos. O conforto vem do sofá com a chaise. Estante com design arrojado abriga a TV. As paredes da Circulação foram revestidas com painel em laca e papel de parede vinílico na cor prata. Uma composição de cortinas adorna a porta de acesso à varanda, com vista para a Lagoa da Pampulha. Predominam os tons preto, branco e cinza no ambiente.


Lavabo Social
Carolina Lage

A decoradora se inspirou na fase modernista de Burle Marx para criar o ambiente, onde predominam as formas geométricas e orgânicas. Destaque para o painel em MDF, projetado em parceria com a designer Chris Bolda, inspirado nos desenhos do calçadão da Praia de Copacabana. O espelho reflete a bancada em porcelanato, o mesmo que reveste o piso. No ambiente, pedominam os tons cinza, fendi e branco. O revestimento das paredes em tecido jacquard confere requinte. No rodapé, foi utlizado um perfil de aço inox polido. A iluminação prioriza o uso de lâmpadas fluorescentes e de baixo consumo de energia, assim como a madeira certificada do painel, projetos de conceito sustentável.


Quarto da Moça
Márcia Mundim e Melina Mundim

O ambiente foi criado para ser um refúgio, um local de repouso. A aposta foi num projeto contemporâneo, sem perder o romantismo juvenil, e com muito aconchego. A delicadeza está no desenho clássico da penteadeira laqueada usada para apoio do laptop. Destaque para a luminária de design contemporâneo. A parede foi coberta por painel com nichos para televisão, DVD e som. Os futtons em seda dão charme ao cantinho especial. O turquesa, envolvente e tranqüilizante, está no papel de parede e nas almofadas. Um painel estofado em camurça destaca a cama. A iluminação é automatizada, permitindo economia de até 30% no consumo energético; o mobiliário feito em madeira de reflorestamento e o tapete confeccionado com garrafas pet, garantindo a sustentabilidade. Destaque para os acessórios da grife Gatos de Rua, de Recife (PE), fabricados artesanalmente por mais de 300 pessoas de comunidades carentes. A marca atua através da inclusão social, onde os artesãos aprendem um ofício, tornam-se profissionais e resgatam a sua identidade.



Quarto Masculino
Mônica Guerra

A arquiteta estréia no evento com um ambiente onde predomina a modernidade.. O quarto foi projetado para um homem solteiro, independente, na faixa etária de 30 anos, que valoriza design, tendências e inovações tecnológicas. No espaço predominam os tons de preto, branco, grafite, prata e vermelho. A cor prata está presente no revestimento da cama, nas mesas de cabeceira e na laca do móvel de TV, desenhado pela arquiteta. O vermelho confere aconchego com o tapete circular. A iluminação é automatizada. No conceito de sustentabilidade, foram utilizados madeira certificada e couro ecológico no mobiliário. Destaques para o painel na cabeceira da cama, fabricado pela Oca Brasil; e o colchão da cama, feito de fibras de bambu. O ambiente homenageia o paisagista Burle Marx no painel de acrílico inspirado nas curvas do calçadão de Copacabana e nas praças criadas por ele.



Sala de Banho
Graziella Nicolai

O foco deste espaço de relaxamento é o bem-estar. Além da área molhada, o ambiente terá Estar e Home Cinema para ampliar os momentos de relaxamento da ducha de cromoterapia e hidromassagem. O projeto privilegia a integração com os espaços externos e a natureza, através da varanda com vista para a Lagoa da Pampulha, e o jardim ao ar livre. A lareira une os ambientes e aquece o espaço. A escolha dos acabamentos de fabricação nacional, móveis de madeira certificada e objetos e obras de arte popular reforçam o caráter sustentável do projeto. O espaço conta com um chuveiro especial de cromoterapia, que utiliza as propriedades das cores para equilibrar o corpo e a mente. A banheira de hidromassagem assume o papel de uma chaise e lembra uma poltrona de leitura. A madeira aquece o ambiente e está presente nos móveis, no piso, nas peças brutas da bancada e do banco da entrada. As paredes e pisos em tons de bege contrastam com os tons terrosos do ladrilho hidráulico.

Informações para a imprensa:
Ampla Soluções em Comunicação:
Liège Camargos, Rachel Wardi e Marianna Moreira
(31) 3221-9241 / 3225-1116 / 8899-0353
ampla@amplacomunicacao.com.br

Rachel Wardi Lopez
Ampla Soluções em Comunicação
Rua dos Otoni, 22 / sala 603 - Santa Efigênia
(31) 3225-1116 - (31) 3221-9241 - (31) 8854-2425
rachel@amplacomunicacao.com.br

0 Comments: