quarta-feira, 8 de julho de 2009

Prêmio Amigos do Mar

Prêmios Amigos do Mar atinge 400 mil alunos em 16 Estados em 2009

O Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar está atingindo em sua sexta edição, em 2009, um conjunto de 402 mil alunos, de 1.295 escolas que se inscreveram para participar da iniciativa do Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar-ICMBio (Instituto Chico Mendes). Esse universo de escolas pertence a 16 Estados da Federação, sendo o Rio de Janeiro, com 316 escolas, o Estado com maior número de unidades escolares escritas em termos absolutos, seguido de São Paulo (270) e Paraná (141 escolas escritas). As inscrições para a Sexta Edição do Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar foram encerradas a 15 de junho.

Em termos relativos, Alagoas e São Paulo lideram o ranking nacional de participação. As 22 escolas inscritas por Alagoas representam 25,58% de adesão das 64 escolas convidadas a participar no estado, o que significa o maior percentual de adesão no País. As 270 escolas inscritas por São Paulo representam 18,79% de adesão das 1167 escolas convidadas no estado.

O Prêmio de Educação Ambiental é uma das ações do Programa Amigos do Mar, fruto da parceria entre o Instituto Arcor Brasil e Projeto Tamar-ICMBio. Nas cinco edições anteriores o Prêmio já atingiu 1.564.500 alunos do ensino fundamental de 5.931 escolas públicas e particulares de 15 estados brasileiros, incentivando alunos e professores a refletirem sobre a biodiversidade e a proteção dos recursos naturais. Trata-se, portanto, de uma das mais abrangentes ações de educação ambiental em curso no Brasil. Com os números da Sexta Edição, já são quase 2 milhões de alunos atingidos pela iniciativa.

Concorrem ao Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar desenhos elaborados por duplas de alunos após a realização das aulas de educação ambiental sugeridas no Guia do Professor “Nossas águas sempre limpas”, ferramenta de educação ambiental que está à disposição pelo site www.amigosdomarnaescola.com.br. Em 2008, na Quinta Edição do Prêmio, o concurso nacional chegou aos nove estados da Região Nordeste, além de São Paulo e Minas Gerais. Na Sexta Edição, de 2009, foi incluído o Espírito Santo.

Os trabalhos inscritos podem ser enviados agora até o dia 20 de agosto. O julgamento, por uma comissão julgadora composta por artistas, arte-educadores e biólogos, acontecerá entre 31 de agosto e 4 de setembro. A divulgação dos finalistas e vencedores está prevista para o dia 15 de setembro. A premiação dos finalistas e vencedores será realizada de 19 de outubro a 30 de novembro. As escolas vencedoras em cada categoria recebem a visita de biólogos do Projeto Tamar e ganham kits educativos, aprofundando o conhecimento dos alunos e comunidade educativa sobre a conservação das águas e das espécies marinhas.

Em 2009 são duas categorias em disputa: Categoria A -alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental (regulamentação atual) ou alunos do 2º e 3º anos do novo Ensino Fundamental (regulamentação nova). Categoria B -alunos da 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental (regulamentação atual) ou alunos do 4º e 5º anos do novo Ensino Fundamental (regulamentação nova). Em cada categoria são escolhidas cinco escolas finalistas. Considerando que na Sexta Edição haverá dois grupos em disputa, em 2009 o Prêmio de Educação Ambiental Amigos do Mar terá, portanto, 20 escolas públicas premiadas.

Mais informações:
Instituto Arcor Brasil
José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867
imprensa@institutoarcor.org.br
http://www.institutoarcor.org.br/

0 Comments: