sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

VIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

Ativistas trocam experiências no VIII Colóquio Internacional de Direitos Humanos

A oitava edição do Colóquio Internacional de Direitos Humanos, realizado de 08 a 15 de novembro em São Paulo, Brasil, teve como tema principal os 60 anos da Declaração Universal de Direitos Humanos. Entre observadores, palestrantes e participantes, o encontro contou com cerca de 80 pessoas de mais de 30 países de todo o Sul Global.

Participantes, observadores, equipe Conectas e voluntários

Os 54 participantes do Colóquio - 29 mulheres e 25 homens (
clique aqui para ver a lista completa), com idade média de 29 anos - passaram uma semana reunidos para aprendizado e formação a partir da troca de experiências com seus colegas de ativismo. Organizado anualmente pela Conectas, esse encontro busca fortalecer o trabalho destes ativistas em seus países de origem por meio da interação entre eles e de sua capacitação na área. Ao lado, veja sua distribuição por região.

Destaques da programação


O Colóquio começou no domingo, marcado por atividades culturais e grupos de debates na Casa das Caldeiras, edificação histórica da cidade de São Paulo recentemente restaurada e transformada em espaço cultural. A utilização desse espaço e a programação apresentada são o resultado da colaboração da freeDimensional (http://www.freedimensional.org/), ONG dedicada a apoiar e proteger indivíduos que tratam de questões de desigualdades e injustiças sociais por meio da arte e dos meios de comunicação.

No dia 10 de novembro, abertura oficial do Colóquio, foi exibido um vídeo enviado pela nova Alta Comissária para os Direitos Humanos das Nações Unidas, Navi Pillay. Ela não pode comparecer, mas por meio do vídeo deu boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância deste evento. “O Colóquio oferece uma oportunidade única de construir uma rede de trabalho coordenada, fortalecida e diversa entre organizações de direitos humanos do Sul”, disse a Alta Comissária. (
clique aqui para ver o vídeo).

Além disso, a palestra de abertura ainda contou com a presença de três Ministros de Estado brasileiros para os Direitos Humanos: Paulo Vannuchi, atual Ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos; Paulo Sérgio Pinheiro, ex-Ministro e ex-relator especial da ONU para Mianmar, hoje pesquisador do NEV-USP e membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos; e José Gregori, ex-Ministro e atual presidente da Comissão Municipal de Direitos Humanos de São Paulo. Os palestrantes fizeram um balanço dos 60 anos da Declaração e abordaram os principais desafios para os próximos anos na implementação dos direitos humanos. Importantes novidades nessa área também foram apontadas por Roxana Vasquez, uma das fundadoras do CLADEM (Comitê Latino-americano e do Caribe para a Defesa dos Direitos da Mulher) e Oscar Vilhena Vieira, professor da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e Diretor Jurídico da Conectas Direitos Humanos.

O encontro ainda contou com a participação de uma das maiores autoridades internacionais em direitos humanos, Henry Steiner, professor da Faculdade de Direito da Universidade de Harvard, que debateu com os participantes as perspectivas e expectativas para os direitos humanos com a eleição do novo presidente dos Estados Unidos.

Durante os demais dias da semana, outros especialistas e autoridades em direitos humanos participaram das palestras da manhã, abordando diversos temas relacionados à Declaração e à situação de direitos humanos no Sul Global. Clique aqui para ver toda a programação e a lista completa de palestrantes.

Simulação de sessão especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Troca de experiências


Durante a semana, os participantes realizaram atividades diversas após as palestras. Na segunda, quarta e sexta, foram promovidos grupos de trabalho sobre duas áreas em que a Conectas atua: litigância em direitos humanos e mecanismos de direitos humanos das Nações Unidas (ONU). O grupo de trabalho sobre mecanismo da ONU, inclusive, realizou uma simulação de uma sessão especial do Conselho de Direitos Humanos sobre o Zimbábue, durante a qual os participantes assumiram os papéis de Estados, agências especializadas e ONGs.

Já na terça, foi realizado o Open Space Fórum, espaço livre de debates gerido pelos próprios participantes. Na quinta, eles foram divididos em grupos e visitaram quatro organizações não-governamentais em São Paulo. Os participantes optaram entre a Ação Educativa, a Católicas pelo Direito de Decidir, o CEDECA Interlagos e o acampamento do MST em Franco da Rocha.

A realização da oitava edição do Colóquio só foi possível graças ao generoso apoio do Open Society Institute(OSI), da Embaixada da Alemanha no Brasil/ Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, da OSISA (Open Society Initiative for Southern Africa), do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF), da Embaixada do Canadá no Brasil/ Governo do Canadá, da United Nations Foundation, da Fundação Ford e da Ashoka Empreendedores Sociais. Além disso, agradecemos também à Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas, que cedeu o espaço e equipe de apoio para a realização das palestras.

Clique aqui para ver o slideshow com mais fotos do encontro

Sistema Internacional de Direitos Humanos

Parte dos participantes, observadores e palestrantes chegaram antes do Colóquio a São Paulo para participar da II Reunião Estratégica sobre Participação de ONGs no Sistema de Direitos Humanos das Nações Unidas, também promovida pela Conectas. Essa reunião, realizada nos dias 07 e 08 de novembro, teve como objetivo capacitar e fomentar a cooperação entre ativistas de direitos humanos da África, Ásia e Latina América para o uso do sistema internacional de direitos humanos, especialmente do mecanismo de Revisão Periódica Universal (RPU) do Conselho de Direitos Humanos da ONU. Foi organizada em parceria com o ISHR - International Service for Human Rights, também com o apoio da OSI, Fundação Ford e da Fundação Friedrich Ebert.

Opiniões

“Obrigada por nos receber em São Paulo e pelo espaço que vocês continuamente facilitam para o diálogo Sul-Sul. Eu realmente aproveitei e espero poder continuar trabalhando em conjunto para garantir que manteremos esse discurso vivo"

Emmah Wamai – Quênia - participante

“O objetivo de gerar redes de diálogo Sul-Sul foi uma meta absolutamente superada, e com louvor"

Andréa Ivanna Dejten – Uruguay - participante

“A experiência do Colóquio foi ótima para mim, tanto pessoal quanto profissionalmente. Eu levei comigo muitas idéias novas que planejo implementar nos próximos meses"

Iniyan Ilango – Índia - participante

“Muito obrigada pela oportunidade de participar do Colóquio. Achei o encontro muito informativo e instigante e também tenho certeza que fiz contatos com outros participantes que serão duradouros"

Dabney Evans – EUA - observadora


Ativistas de 26 países vão trocar experiências sobre direitos humanos em São Paulo

Radiobrás - 09/11

São Paulo recebe delegações de 80 países para o 8º Colóquio Internacional de Direitos Humanos

Jornal da CBN - 11/11

VIII Colóquio Internacional da Conectas celebra os 60 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Setor 3 - 12/11

Defensores dos direitos humanos buscam integração internacional

Radiobrás - 12/11

Sur - Revista

Internacional de Direitos Humanos

Prazo para envio de artigos para próxima edição da revista, que tem como tema "Direitos Humanos das Pessoas em Movimento: Migrantes e Refugiados", é 31 de janeiro. Número especial será feito em parceria com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Veja mais aqui

0 Comments: