domingo, 14 de dezembro de 2008

11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos

Começa nessa segunda a 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos

Iguais na diferença












  • "Quero receber o Boletim Informativo"

    A Conferência Nacional de Direitos Humanos

    A 11ª Conferência Nacional dos Direitos Humanos (11ª CNDH), com o lema “Democracia, Desenvolvimento e Direitos Humanos: Superando as Desigualdades”, tem como objetivo principal a revisão e atualização do Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH), num processo pautado pela interação democrática entre o governo e a sociedade civil. A 11ª CNDH será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, entre os dias 15 e 18 de dezembro de 2008, ano marcado por amplo debate na área dos direitos humanos no Brasil.

    Sob coordenação tripartite da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) e do Fórum de Entidades Nacionais de Direitos Humanos (FENDH), a 11ª CNDH foi precedida de conferências estaduais e distrital, etapa que se encerrou em 17 de setembro e foi organizada por comissões estaduais e distrital paritárias, com integrantes do Poder Público e da sociedade civil, reunindo aproximadamente 14 mil participantes.

    O diferencial desta edição é a abordagem dos direitos humanos em torno da sua universalidade, interdependência e indivisibilidade, tratando de forma mais coesa, associada e integrada as múltiplas dimensões destes direitos, quer sejam os direitos civis e políticos, bem como os econômicos, sociais, culturais e ambientais. A metodologia a ser utilizada para as discussões será baseada num conjunto de eixos orientadores, por meio de um enfoque transversal e integrado.

    Eixos orientadores

  • Universalizar direitos em um contexto de desigualdades;

  • Violência, segurança pública e acesso à justiça;

  • Pacto federativo e responsabilidades dos três Poderes, do Ministério Público e da Defensoria Pública;

  • Educação e cultura em direitos humanos;

  • Interação democrática entre Estado e sociedade Civil;

  • Desenvolvimento e direitos humanos;

  • Direito à memória e à verdade.

  • É tempo de avaliar e legitimar prioridades, de conhecer e reconhecer novos e tradicionais agentes atuantes nos direitos humanos, assim como incluir no debate aqueles pertencentes a grupos historicamente sujeitos a violações de direitos. A 11ª CNDH é um fórum privilegiado de interação entre esses atores e os atuais espaços de participação democrática e monitoramento da política nacional dos direitos humanos no país.

    Participe!!

    Grupo de Trabalho Nacional
    Equipe – SEDH

    0 Comments: