quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Montalvânia recebe o Selo Unicef pela segunda vez

Montalvânia é contemplada com o Selo Unicef pela segunda vez

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional, concedido a municípios do semi-árido brasileiro, que alcançaram importantes melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Na edição 2007-2008, 1.128 municípios aderiram ao desafio de alcançar resultados concretos para as crianças e os adolescentes nas áreas de saúde, educação e proteção, e de desenvolver e adotar, na gestão municipal, políticas públicas e programas mais efetivos, com participação das crianças, dos adolescentes e das comunidades.

Dos quase 1.500 municípios de 11 estados do semi-árido brasileiro, 1.130 se inscreveram. Todos os municípios que cumpriram as etapas, mesmo os que não conquistaram o Selo, registraram progressos expressivos na situação da infância e da adolescência, como a diminuição de crianças desnutridas, redução da distorção idade-série e o aumento do acesso de mulheres grávidas ao pré-natal.

Nesta terça-feira, 2 de dezembro, em Recife, foram anunciados os municípios vencedores da edição 2008. O anúncio foi feito pela representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco. O evento contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de Estado, governadores e prefeitos dos estados que compõem a região do semi-árido brasileiro.

O prefeito de Montalvânia, o médico José Florisval de Ornelas esteve na capital pernambucana para receber, pela segunda vez consecutiva, a importante comenda internacional e volta para casa satisfeito com mais esta vitória alcançada por sua administração.

Em Minas Gerais foram agraciados 17 municípios, apenas seis dos mesmos que conseguiram na edição passada. Cidade importante como Montes Claros, desta vez ficou de fora.

De acordo com a articuladora do Selo em Montalvânia, a psicóloga Sandra Maria Pimenta, conseguir este reconhecimento, pela segunda vez, não foi uma tarefa difícil, pois, a administração investiu e acreditou em políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes e que esta segunda vitória irá trazer muitos benefícios para todos.

O recebimento do título é tão importante para o órgão municipal quanto para a população de crianças e adolescentes. A prefeitura que adere a esse selo está se comprometendo e dizendo que a criança e o adolescente são prioridades em seu município. Além disso, a população é quem ganha com o pacote de medidas públicas que foram implantadas para que o município ganhasse o selo.

ASCOM – ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PREFEITURA DE MONTALVÂNIA






0 Comments: