quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Projeto - Exames Auditivos e Visuais em Crianças

Projeto que viabiliza exames auditivos e visuais em crianças tem encerramento em Bragança

O Projeto Vida, Luz e Som, que viabiliza exames auditivos e visuais em alunos de escolas públicas, será encerrado nesta quinta-feira, dia 4 dezembro, a partir das 9h30, na quadra de esportes do Centro Integrado de Ensino Fundamental e Educação Especial, em Bragança Paulista. O Projeto Vida, Luz e Som é uma iniciativa do Instituto Arcor Brasil, vinculada ao propósito da organização de promover a melhoria das oportunidades educativas nas comunidades onde atua a Arcor do Brasil.
A iniciativa visa, especificamente, facilitar triagens auditivas e visuais em alunos de escolas públicas, que de outra forma não teriam oportunidade de verificar se estão com alterações na audição e visão que prejudiquem seu desempenho educacional e sua qualidade de vida. O Projeto é desenvolvido em parceria com as secretarias de educação e da saúde dos municípios beneficiados.
Entre 2005 e 2007 um conjunto de 2348 crianças de escolas públicas, nos municípios de Rio das Pedras e Bragança Paulista, no interior de São Paulo, foi beneficiado com esses exames auditivos e visuais gratuitos. Após triagem com profissionais especializados, centenas desses alunos que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para oftalmologistas e otorrinolaringologistas, e dezenas receberam óculos doados pelo Instituto Arcor Brasil.
Em 2008 o Projeto foi estendido para duas escolas municipais localizadas próximas à fábrica da Arcor em Bragança Paulista. Foi desenvolvido em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde e da Educação, com os alunos da EM Prof. Dinorah Ramos e Centro Integrado de Ensino Fundamental e Educação Especial.
A Secretaria Municipal de Saúde facilitou as consultas médicas. Houve apoio do serviço social da fábrica da Arcor em Bragança, responsável pelo agendamento da consultas para os alunos, no Posto de Saúde do Bairro Planejada. A Ótica Bragança facilitou a aquisição dos óculos doados pelo Instituto Arcor Brasil.
No total, 446 alunos passaram por triagem auditiva e visual, sendo 225 da EM Prof. Dinorah Ramos e 221 do Centro Integrado de Ensino Fundamental e Educação Especial. Em 111 casos foram identificadas alterações auditiva e/ou visual, e os respectivos alunos encaminhados para consulta médica e demais procedimentos necessários.
As triagens visuais foram realizadas pelas técnicas em enfermagem Maria Antonia de Farias Nascimento e Eliane Paganelli Franco. As triagens auditivas, por Helena D. W. de Queiroz. Os exames alterados foram vistados pelo médico da Arcor do Brasil, dr. Marcos D. Ferreira, e encaminhados para consulta médica.
Mais informações:
Instituto Arcor Brasil –
José Pedro Soares Martins – Consultor de Comunicação
(19) 8206.1867

0 Comments: