segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

O Gênio Silenciado

"O gênio silenciado" é um cardápio de histórias saborosas sobre Josué de Castro

Marcelo Torres

Um livro agradável, bem escrito e gostoso de se ler foi lançado pelo jornalista Vandeck Santiago há poucos dias no Recife (PE). Trata-se de "Josué de Castro, o gênio silenciado", uma grande reportagem biográfica sobre o 'sociólogo da fome'. É uma obra que traça um perfil humanizado sobre aquele que foi um dos brasileiros mais ilustres de todos os tempos.
A obra faz parte das homenagens que o país vem rendendo a esse cidadão do mundo, que em junho deste ano completaria cem anos de nascimento. Médico, escritor, cientista, sociólogo, político, geógrafo, intelectual e humanista, Josué foi um homem que enxergou adiante de seu mundo e de seu tempo.
O livro é um prato cheio de coisas interessantes sobre o homem que ousou falar de fome quando esse tema era um tabu. A obra traz entrevistas, reportagens, cronologia e fotografias, tudo temperado - às vezes até apimentado - com saborosos textos, que revelam inclusive curiosidades em torno da figura de Josué de Castro.
Para aguçar o apetite do leitor, o sumário é um cardápio variado, atrativo, gostoso, apetitoso. Como entrada, "Com vocês, Josué de Castro". Com pitadas de bom humor, Vandeck Santiago relata "Como Josué foi parar no Egito e outras histórias".
Outra delícia de narrativa é a que tem o título "Para deputado, o Gigante de Botas de Sete Léguas", uma espécie de 'causo' sobre a entusiástica campanha empreendida pelo poeta Ascenso Ferreira (1895-1965), em favor da candidatura de Josué a deputado federal.
Em "Dez pontos para vencer a fome", o repórter entrevista o presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), o professor Renato S. Maluf, que faz uma espécie de "atualização", ponto a ponto, das idéias de Josué.
Outras saborosas entrevistas trazem opiniões de Frei Betto, João Pedro Stédile, Ricardo Abramovay, Renato Carvalheira, Antônio Alfredo Telles e Anna Maria de Castro (filha de Josué).
Enfim, "O gênio silenciado" é comida, diversão e arte. É uma leitura que flui leve e saborosa, como se comêssemos um pé-de-moleque, um bolo de macaxeira ou uma peixada pernambucana na Veneza Brasileira.
Autor premiado - O jornalista Vandeck Santiago é repórter especial do Diário de Pernambuco. Na sua carreira profissional, ele trabalhou na revista Veja, no Jornal do Brasil e no jornal Folha de São Paulo.
Pela profundidade de suas reportagens, que seguem a linha investigativa, Santiago ganhou diversas premiações na área de jornalismo, entre eles uma edição do Prêmio Esso e duas edições do Prêmio Embratel (uma delas foi a reportagem especial que empresta o título ao livro).
Contato com o autor do livro:
vandeck.santiago@diariodepernambuco.com.br
Serviço
"Josué de Castro, o gênio silenciado"
Autor: Vandeck Santiago
Edições Fliporto, Recife (PE)
Tamanho: 193 páginas
Valor: R$ 25,00
À venda nas Livrarias Cultura

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747
www.presidencia.gov.br
consea

0 Comments: