quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Forum Social Mundial 2009: é hora de construir as convergências‏

Índice
1) Inscrições de atividades encerradas: é hora de construir as convergências
2) Abertas inscrições para imprensa e atividades culturais
3) Notícias de Belém Expandida – 60 dias para o Fórum

1) Inscrições de atividades encerradas: é hora de construir as convergências

O período de inscrição de atividades para o FSM 2009 foi encerrado no último dia 21 de Novembro. Mais de 2400 atividades foram inscritas por organizações e movimentos de 60 países.

As organizações inscritas têm um novo prazo, até o dia 18 de Dezembro, para confirmar sua participação, efetuar o pagamento da inscrição, editar suas atividades e o número de delegados presentes em Belém. (Atenção: depois do pagamento não é mais possível alterar a quantidade de delegados inscritos).
Organizações registradas fora do Brasil terão o sistema de pagamento disponível em breve, podendo contar com um prazo diferente para o pagamento, mas devem editar suas atividades até 18 de Dezembro.

Agora é o momento de iniciar as convergências e aglutinações entre os participantes. O FSM é um espaço de troca e consolidação de alternativas construídas por redes e movimentos de todo o planeta. Portanto é fundamental a convergência entre as iniciativas e os participantes.

Antes de confirmar sua atividade até o dia 18 de dezembro, recomenda-se que todas as organizações inscritas verifiquem a lista de atividades propostas por outras redes e movimentos e procurem estabelecer contato para unificar atividades ou construir uma programação conjunta com iniciativas semelhantes.

Recomenda-se também verificar se as atividades propostas pela sua organização estão inscritas no objetivo de ação correto, bem como se as outras informações sobre a sua organização estão certas.

Uma carta do Grupo de Enlace do Conselho Internacional foi publicada, convidando todos os proponentes de atividades para as convergências. Veja a carta aqui:
http://openfsm.net/projects/fsm2009-facilitadores/call-to-merge-registered-orgs-pt

Além disso, um grupo de facilitadores já está trabalhando para indicar aos inscritos as possibilidades de aglutinação. Veja o espaço dos facilitadores no OpenFSM:
http://openfsm.net/projects/fsm2009-facilitadores

Mas não é preciso esperar pelo contato dos facilitadores. Todas as organizações inscritas podem visitar a lista de atividades inscritas, entrar em contato com outros participantes e propor uma programação conjunta de atividades (unificando duas ou mais atividaes ou encadeando as diversas atividades em blocos).

1) Consulte a lista de atividades inscritas em:
(É possível pesquisar por nome de organização, objetivo de ação da atividade ou palavra-chave) ou faça o download de uma planilha com a lista completa de atividades inscritas em:
http://www.fsm2009amazonia.org.br/forum-social-mundial/inscricoes/atividades/lista-21-11/
2) Se encontrar alguma atividade de seu interesse, clique no título da atividade para acessar as informações de contato dos proponentes.

3) Entre em contato e discuta a melhor forma de juntar as atividades (vocês podem decidir unificar duas ou mais atividades ou criar um bloco de atividades encadeadas)

4) Depois de decidir a melhor forma de unir as programações, você deverá editar as informações da(s) sua(s) atividade(s) inscrita(s) para indicar a convergência. Visite o site de inscrições:
E clique em "Minha organização já está (pré)inscrita- quero inserir ou alterar atividades propostas; alterar o nome ou número de delegados; e/ou efetuar o pagamento da inscrição ". Forneça o seu número de inscrição e a senha para acessar o menu principal, onde poderá editar o número de delegados, as informações sobre a sua atividade e também acessar o sistema de pagamentos.

5) As organizações que decidirem juntar iniciativas podem, por exemplo, decidir um título comum para todas as atividades inscritas ou alterar as datas inscritas inicialmente para que as atividades aconteçam em sequência.

Não deixe para a última hora: visite a página de inscrições, conheça as atividades propostas para o FSM 2009, encontre parceiros para suas atividades, troque informações, amplifique suas lutas e bandeiras e participe da construção coletiva de um outro mundo possível.

2) Abertas inscrições para imprensa e atividades culturais

Já estão abertas as inscrições para imprensa e de proposição de atividades culturais para o Fórum Social Mundial 2009. As inscrições são gratuitas.

Para inscrever uma atividade artístico-cultural, como teatro, cinema, música, literatura, artes visuais, dança, contação de histórias, entre outros, é necessário estar de acordo com a Carta de Princípios e com o Termo de Referência de Cultura do FSM. Esses documentos e o passo-a-passo de como fazer as inscrições podem ser acessados no link:
http://www.fsm2009amazonia.org.br/forum-social-mundial/inscricoes/atividades-culturais

O período de inscrições para manifestações culturais segue até o dia 12 de dezembro.

Imprensa: Podem se inscrever como imprensa, empresas de comunicação convencional, faculdades de jornalismo, profissionais free-lancers, comunicadores da mídia livre, alternativa e de organizações e entidades da sociedade civil organizada. As inscrições para imprensa seguem até o dia 10 de janeiro e devem ser feitas no link:
http://inscricoes.fsm2009amazonia.org.br

A inscrição e posterior credenciamento dará acesso livre às estruturas de apoio à imprensa e às coletivas.
Informações:
imprensa@fsm2009amazonia.org.br

3) Notícias de Belém Expandida – 60 dias para o Fórum

Belém Expandida permite a participação no FSM 2009 mesmo para as organizações que não estarão presentes fisicamente em Belém. O Consleho Internacional do FSM fez um chamado à participação no último mês de Setembro:
http://www.forumsocialmundial.org.br/noticias_01.php?cd_news=2469&cd_language=1

Desde então, contatos foram feitos, um grupo de facilitação se estabelecey e Belém Expandida já é visível no OpenFSM.

Como está a mobilização para Belém Expandida?
- 50 pessoas estão na lista de discussão e no espaço de de Belém Expandida:
http://openfsm.net/projects/club-belemexpanded/team

- 20 espaços fsm2009expanded foram criados para a América, Europa, África e Oriente Médio (outros estão sendo preparados):
http://openfsm.net/projects/club-belemexpanded/list-english

- 400 atividades foram registradas em Belém, indicando a intenção de conexões. A lista de organizações proponentes interessadas nas conexões permite que outras organizações entrem em contato. Veja a lista aqui:
http://openfsm.net/projects/club-belemexpanded/belemcidade-list

Como será feita a conexão entre os participantes de Belém Expandida?
No território do FSM em Belém, o trabalho em curso pretende alocar salas com telefone e conexão de internet para os participantes de Belém Expandida, para permitir chats e video conferências. Se possível, técnicas mais sofisticadas de videoconferência serão usadas. Mais notícias nas próximas semanas.
(info: http://openfsm.net/projects/tecnointercomfsm/project-home)

Como começar a participar de Belém Expandida?
Para se envolver, não há registro preliminar, basta anunciar que a sua organização está interessada em participar de Belém Expandida. Para isto, você está convidado a preencher um parágrafo de texto e enviar à lista de discussão de Belém Expandida.

Siga as instruções:
http://openfsm.net/projects/club-belemexpanded/english

Depois do recebimento do seu anúncio, o grupo de facilitação de Belém Expandida irá entrar em contato.

0 Comments: