sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Universidade Públicas podem acessar recursos federais para SANS

Universidade Públicas podem acessar recursos federais para SANS

As universidades públicas já podem contribuir com propostas para melhorar a segurança alimentar e nutricional nos municípios brasileiros que compõem os territórios dos Consórcios de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (CONSADs). O Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS) - em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - lançou o Edital Josué de Castro: Promoção de Segurança Alimentar e Nutricional em Territórios de CONSAD, que vai destinar R$ 3 milhões para apoiar iniciativas de extensão universitária voltadas à promoção da segurança alimentar e nutricional. Cada projeto pode receber recursos de até R$ 250 mil.

De acordo com o Edital MCT/MDS/CNPq nº 038/2008, que está disponível no site do MDS (http://www.mds.gov.br/programas/editais) ou do CNPq (http://www.cnpq.br), podem participar da seleção as universidades públicas (estaduais e federais). As propostas devem desenvolver diagnósticos e planejamentos em territórios dos CONSADs. As propostas devem prever estratégias para aprimoramento e aprofundamento dos diagnósticos socioeconômicos e ambientais do território; economia solidária, crédito rotativo solidário e moeda social; incubação de empreendimentos; e inclusão digital, entre outros.

CONSADs
- Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad) é um arranjo territorial institucionalmente formalizado, envolvendo número definido de municípios que se agrupam para desenvolver ações, diagnósticos e projetos de segurança alimentar e nutricional e desenvolvimento local, gerando trabalho e renda. Organizados em associações civis sem fins lucrativos, é composto por 1/3 de representantes do poder público e 2/3 de representantes da sociedade civil de cada município participante. Nestes territórios, o MDS apóia a implantação de projetos de combate à pobreza relacionada a sistemas agroalimentares.

As inscrições estão abertas até o dia 10 de novembro deste ano. As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto e encaminhadas ao CNPq exclusivamente via internet, por intermédio do Formulário de Propostas Online, no site http://www.cnpq.br/editais/ct/2008/038.htm. O resultado será divulgado dia 24 de novembro.

0 Comments: