Direito à Educação
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nos últimos dias dados que mostram a situação social brasileira e, entre tantas informações auspiciosas, chamam à atenção negativamente os dados sobre a situação educacional.
Os dados revelam que ainda há muito por fazer para efetivar a educação como um direito. Mostram, sobretudo, que, mesmo que o acesso ao ensino fundamental tenha sido praticamente universalizado, o fato de as crianças estarem na escola não significa que o direito à educação esteja efetivamente garantido como direito de ir à escola para aprender. Além do mais, há um contingente ainda significativo de brasileiros e de brasileiras que continuam analfabetos.
Segundo o IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2007 informa que, da população entre 7 e 14 anos que freqüenta a escola, 2,1 milhões (8,4%) continuam analfabetos, sendo que no Nordeste é quase o dobro da média nacional (15,3%) e no Norte, 12,1%. Ademais, dados sobre a qualidade da educação no ensino fundamental, resultantes de avaliações feitas pelo Ministério da Educação, mostram que menos de um terço dos alunos da quarta série sabe o conteúdo da língua portuguesa e pouco mais de 20% o de matemática.
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Os dados revelam que ainda há muito por fazer para efetivar a educação como um direito. Mostram, sobretudo, que, mesmo que o acesso ao ensino fundamental tenha sido praticamente universalizado, o fato de as crianças estarem na escola não significa que o direito à educação esteja efetivamente garantido como direito de ir à escola para aprender. Além do mais, há um contingente ainda significativo de brasileiros e de brasileiras que continuam analfabetos.
Segundo o IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio de 2007 informa que, da população entre 7 e 14 anos que freqüenta a escola, 2,1 milhões (8,4%) continuam analfabetos, sendo que no Nordeste é quase o dobro da média nacional (15,3%) e no Norte, 12,1%. Ademais, dados sobre a qualidade da educação no ensino fundamental, resultantes de avaliações feitas pelo Ministério da Educação, mostram que menos de um terço dos alunos da quarta série sabe o conteúdo da língua portuguesa e pouco mais de 20% o de matemática.
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