quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Norte de Minas reduz taxa de desnutrição

Norte de Minas reduz taxa de desnutrição

Uma boa notícia na semana em que o mundo comemora o Dia Mundial da Alimentação, nesta quinta-feira, 16 de outubro. Na região Norte de Minas, um levantamento feito pelo Sistema de Vigilância Nutricional (Sisvan) aponta que o índice de desnutrição em crianças de 0 a 6 anos está abaixo do que foi estipulado pela Portaria 325 do Ministério da Saúde, de 21 de fevereiro de 2008. A resolução trata das prioridades, objetivos e metas do Pacto pela Vida para este ano, e no que diz respeito à desnutrição, o indicador pactuado foi de 5,8%. Na região, no período de janeiro a junho de 2008, de 203.822 atendimentos feitos em crianças de 0 a 6 anos, 9.434 (4,62%) apresentam algum quadro de desnutrição.

“Temos tido bons resultados porque os municípios têm desenvolvido ações para combater a desnutrição, além de acompanhar o estado nutricional das crianças de 0 a 72 meses”, afirmou a referência técnica do Sisvan na Gerência Regional de Saúde de Montes Claros, Maria da Soledade Alves Ferreira.

Já em relação à situação nutricional dos brasileiros vem da Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde da Criança e da Mulher (PNDS 2006) que traçou o perfil da população de mulheres em idade fértil (15 a 49 anos) e de crianças menores de 5 anos. Segundo a pesquisa, a desnutrição no Brasil teve uma redução de 50% nos últimos 10 anos. Já na região sudeste o índice de pessoas desnutridas chega a 7% da população.

Comemoração

Para celebrar o Dia Mundial da Alimentação, foi organizado, na Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS/MOC), um stand com alimentos, distribuição de informativos e palestra com a nutricionista Zaíra Tronco Salerno que explicou o significado de nutrição, apresentou alguns hábitos alimentares considerados saudáveis e ensinou como verificar o estado nutricional de uma pessoa. De acordo com a nutricionista, a Semana Mundial da Alimentação é uma oportunidade de “sensibilizar a sociedade para uma alimentação e um estilo de vida saudável”.

FAO

Segundo dados divulgados pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a expectativa é que, em 2008, o planeta produza 2.323 milhões de toneladas de alimentos, o que seria um recorde. Já a América do Sul aumentaria sua produção em 3,8% (135,9 milhões de toneladas).

0 Comments: