quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Teatro Santo Agostinho completa 10 anos de atividades

informa:

Teatro Santo Agostinho completa 10 anos
apresentando dois meses de atividades culturais

Serviço:
Teatro Santo Agostinho – Programação Comemorativa dos 10 anos de Atividades

Data: de 8 de outubro a 29 de novembro
Local: Rua Aimorés, 2679, no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte
Bilheteria e informações:
(31) 3496-5655, 2125-6810 e 9606-2434
Assessoria de imprensa:
TW Comunicação e Arte (31) 3482-7455 e 9991-6653

Espaço já abrigou 5 mil eventos, com público de 870 mil pessoas
O Teatro Santo Agostinho, de Belo Horizonte, completa 10 anos de atividades em 2008. Para comemorar a data, realiza uma série de eventos culturais incluindo shows, apresentações de dança e teatro, palestra e lançamento de livro. Entre os convidados estão artistas conhecidos nacionalmente, como Fagner, Ziraldo, Fernando Brant e Tavinho Moura e grupos como a Orquestra Stradivarius, formada por alunos do Colégio Santo Agostinho, proprietário do espaço cultural. Também integram a programação artistas mineiros como o Grupo Sarandeiros, os cantores Thelmo Lins e Wagner Cosse e o contador de histórias Roberto de Freitas.
A programação busca mesclar cultura e educação – uma preocupação constante da direção do teatro desde que abriu suas cortinas em 1998 com a palestra do escritor Jostein Gaarder, autor de "O mundo de Sofia", dentro do projeto Sempre Um Papo. Ao longo dessa década, o espaço cultural tornou-se um dos teatros mais requisitados de Belo Horizonte, tendo em sua agenda grupos iniciantes e artistas consagrados, sempre enfatizando as produções locais. Foram 5 mil eventos, que atraíram aproximadamente 870 mil pessoas.
Todas as atrações comemorativas dos 10 anos do Teatro Santo Agostinho têm entrada franca ou ingressos a preços promocionais (exceto o show do cantor e compositor Fagner, que inicia a programação no dia 08 de outubro. Veja programação completa neste texto). A grande surpresa é o espaço que os grupos artísticos do Colégio Santo Agostinho (CSA) ocupam na programação. Eles são fruto do investimento da escola em seu Departamento de Arte e Cultura (DEAC), coordenado pela professora Marly Galletti. O DEAC contrata profissionais de reconhecido talento nas áreas de música, teatro e dança para realizar produções de qualidade com os estudantes. O resultado pode ser observado na apresentação da Orquestra Stradivarius, regida por Tininha Castro, que adquire maturidade para dividir o palco com dois nomes importantes do Clube da Esquina: Tavinho Moura e Fernando Brant. Há também o grupo de teatro, dirigido por Marco Amaral, e o Grupo Sarandeiros do Colégio Santo Agostinho, braço do famoso grupo homônimo de danças folclóricas dirigido pelo bailarino e coreógrafo Gustavo Côrtes.
Completa a programação o elogiado espetáculo cênico-musical "Cânticos", em que os cantores Thelmo Lins e Wagner Cosse, acompanhados por trio instrumental, interpretam 26 poemas de Cecília Meireles, sendo 13 deles musicados por Fatima Guedes especialmente para o trabalho. O cartunista e escritor Ziraldo encerra as atividades, no dia 29 de novembro, com uma palestra que tem a participação especial do contador de histórias Roberto de Freitas. Nesta mesma data, a aluna do colégio, Isabella Bettoni, lança o livro "Brincando de fazer poesia", publicado pela editora UniDuni.

370 lugares - Na temporada, o público vai conhecer as novas dependências do teatro, que foi totalmente revitalizado para os festejos de seu aniversário. Pintura, novo estofamento nas poltronas e design arquitetônico mais arrojado no palco, platéia e foyer fazem parte dos itens da reforma. O espaço ainda ganhou equipamentos modernos de som e iluminação, que proporcionaram melhores condições técnicas para receber montagens mais sofisticadas. O número de poltronas caiu de 380 para 370 lugares, atendendo às exigências relativas ao trânsito de pessoas portadoras de deficiência e à excelência do padrão de visibilidade da platéia.
A programação comemorativa dos 10 anos do Teatro Santo Agostinho tem o patrocínio da Damag, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

0 Comments: