quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Unicamp vence cátedra de segurança alimentar e abre inscrições de projetos

Unicamp vence cátedra de segurança
alimentar e abre inscrições de projetos

A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) foi a vencedora da "Cátedra FAO" de 2008/2009 na área de segurança alimentar e nutricional. Como resultado, terá direito a US$ 40 mil para serem alocados em pesquisa.

"A Cátedra FAO funciona de uma maneira um pouco diferente das cátedras tradicionais. Ela se define como um espaço de pesquisa e docência e não como uma cadeira específica na estrutura da universidade", explica Walter Belik, professor do Instituto de Economia da Unicamp. Belik apresentou o projeto vencedor à Organização para a Agricultura e a Alimentação (FAO). A partir desta quinta-feira (16), os interessados podem submeter projetos à Cátedra. O prazo vai até 5 de novembro.

Os contemplados serão conhecidos em 29 de novembro. São cinco auxílios a projetos de iniciação científica e outros três para pós-graduação, destinados a estudantes que estejam concluindo as suas dissertações e teses e que possam publicar um artigo inédito.

Para vencer a Cátedra, a Unicamp concorreu com diversas universidades latino-americanas no ano passado e recebeu o prêmio "em função da nossa proposta inovadora", destaca Belik. O apoio rotativo por dois anos que a FAO oferece vem através da Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci). A proposta encabeçada por Walter Belik se baseou em um projeto para formar novos pesquisadores na área multidisciplinar de segurança alimentar e nutricional na universidade.

O regulamento para o recebimento de projetos foi montado por uma comissão na Unicamp, composta por cinco docentes de diferentes unidades. A data de lançamento do concurso, 16 de outubro, tem valor simbólico, já que neste dia é comemorado o Dia Mundial da Alimentação. Além disso, 2008 é o ano em que se celebra o centenário de nascimento de Josué de Castro, o intelectual brasileiro que pioneiramente mapeou o drama da fome no Brasil e no mundo.

FEA Comemora - O Dia Mundial de Alimentação tem comemoração especial no auditório da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA), nesta quinta-feira, dia 16. Trata-se de um evento em homenagem a Josué Castro, com início às 13h30. Organizado pela FEA e pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), tem ampla programação até 16h45. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local.

Informações
http://www.unicamp.br/unicamp/
(19) 3521-4022

Fonte: Unicamp/divulgação

0 Comments: