quarta-feira, 29 de outubro de 2008

I Fórum de Imigração do Estado do Rio de Janeiro

I Fórum de Imigração do Estado do Rio de Janeiro: memória, comunicação e percursos

Fórum de Imigração
: O Programa de Educação Tutorial da Escola de Comunicação da UFRJ (PET-ECO) promove o I Fórum de Imigração do Estado do Rio de Janeiro, que acontecerá entre os dias 12 e 14 de novembro, no campus da Praia Vermelha. Inscrições pelo site.


Trata-se de uma multiplicidade de eventos, encontros, palestras, mesas redondas e outras ações de ordem social, cultural e artística, no afã de dar visibilidade à composição multicultural de nossa sociedade e de fomentar uma análise científica adequada dessa realidade.

Em todos os três dias, pela manhã, haverá mesas-redondas com debates mediados entre diferentes representantes de comunidades étnicas. No primeiro e no segundo dia, pela tarde, teremos debates sobre mídia étnica comunitária. E, no terceiro dia, à tarde, acontecerão palestras com acadêmicos e estudiosos do assunto. Ao longo do evento, haverá também uma série de apresentações artísticas que traduzem um pouco da cultura dessas comunidades.

Nesse sentido, já temos confirmados dezenas de notáveis das comunidades e especialistas de várias áreas. Contaremos ainda com representantes de meios de comunicação interna das associações, pessoas ligadas à mídia étnica, grandes canais e muito mais.

Através de uma parceria com o Canal Futura, diversos programas que tratam do tema da imigração serão exibidos para o público, bem como exposições de trabalhos ligados aos imigrantes.

O Brasil abriga centenas de comunidades espalhadas em seu território, compostas por dezenas de origens culturais, étnicas e confessionais diferentes. Uma população que, ao passo que cumpre seus papéis e deveres de cidadãos brasileiros, não deixa de cultivar e cultuar suas raízes pré-migratórias.

Os brasileiros "de curta data" – segunda, terceira e quarta gerações – constituem atualmente um verdadeiro laboratório vivo, combinando das várias maneiras possíveis cidadania plena e lealdade múltipla. Porém, pouco se sabe da visão complexa que esses grupos étnicos têm de si, de seus respectivos países e culturas de origem, do Brasil e do mundo global no qual eles se inscrevem.

É nesse contexto que o Fórum de Imigração se insere, buscando trazer a realidade de cada comunidade, como ela se adaptou ao Brasil e, principalmente, mostrar as multiplicidades que compõem etnicamente o nosso país.

Assim, espera-se debater diversos temas referentes à política, à comunicação, à religião, às tradições culturais, entre outros, com o objetivo de revelar aspectos menos romantizados e exóticos dessas comunidades e associar representantes e membros dessas comunidades, responsáveis por sua mídia, estudiosos e especialistas do tema.

Inscrições e mais informações em:
www.forumdeimigracao.wordpress.com
ou pelo telefone (21) 3873-5089.

0 Comments: