terça-feira, 7 de outubro de 2008

Programação final 3MostraDH

O site está no ar: www.cinedireitoshumanos.org.br

Seguem sinopses dos filmes.

Alexandre Pimenta

Programação final 3MostraDH

Programa 1

O Aborto dos Outros
Brasil, 72 min, 2008, doc
Carla Gallo

O Aborto dos Outros é um filme sobre a maternidade em seu ponto limite. A narrativa percorre situações de aborto dentro de hospitais públicos que atendem mulheres vítimas de estupro, interrupções de gestações em casos de má-formação fetal sem possibilidade de sobrevida após o nascimento e abortos clandestinos. O filme mostra os efeitos perversos da criminalização para as mulheres e aponta a necessidade de revisão da lei brasileira.

R Carla Gallo
F Aloysio Raulino e Julia Zakia
P Paulo Sacramento
E Idê Lacreta
EP Olhos de Cão

Tibira é Gay
Brasil, 10 min, 2007, doc
Emilo Gallo

No coração da Floresta Amazônica, quatro descendentes de índios assumem sua homossexualidade e contam suas histórias.

R Emilio Gallo
F Emilio Gallo
E Domenico di Luzzi
EP Visual Varre Vento, Filmi di Luzzi e Lumini Filmes


Programa 2

Cidade de papel
Chile, 112 min, 2007, doc
Claudia Sepúlveda Luque

A descoberta, em outubro de 2004, de centenas de cisnes mortos no Santuário do Rio Cruces, em Valdivia, Chile, devido à contaminação de uma indústria de papel, detonou um movimento da população que surpreende com sua força e a diversidade de rostos e manifestações. Com o objetivo de deter o desastre, os cidadãos tiveram que enfrentar um penoso conflito econômico, político e judicial, que mobilizou as instituições ambientais e levou à urgência de reformas. Finalmente, compreenderam que seu destino e o de Valdivia, a “cidade-pantanal”, está diretamente relacionado ao dos cisnes. O filme relata os episódios mais significativos deste conflito ambiental que levou a uma ruptura histórica nas instituições e leis ambientais do Chile, através de um olhar caleidoscópico dos diversos rostos e vozes cidadãs e arquetípico do conflito, seus atores e interesses em questão.

R Claudia Sepúlveda Luque
E Roberto de la Parra
EP Jirafa


Programa 3

Deserto Feliz
Paulo Caldas

Tráfico de animais e exploração sexual de meninas. A poética do tempo real: duro e seco. Jéssica, 15 anos, uma adolescente do interior nordestino, assiste à ruína de sua família. Ela vai para o Recife e lá encontra o caminho do turismo sexual para viver. É neste universo que ela conhece e se apaixona por Mark, um turista de Berlim.

A Nash Laila, Peter Ketnath, Zezé Mota, Magdale Alves, Servilio Holanda, João Miguel, Aramis Trindade, David Rosenbauer, Marilia Mendes
R Paulo Caldas, Marcelo Gomes, Manoela Dias, Xico Sá
F Paulo Jacinto dos Reis (Feijão)
E Vânia Debs
EP Camará Filmes

Entre cores e navalhas
Brasil, 14 min, 2007, fic
Catarina Accioly e Iberê Carvalho

O cabeleireiro Antony vai todos os dias de ônibus para o seu salão de beleza. Um dia percebe a cobradora Esperança, de beleza encoberta pelo mal trato. Com o passar dos dias, Antony e Esperança estabelecem uma relação que não se enquadra nos modelos convencionais. Esse encontro desencadeia uma profunda mudança na vida e na aparência de ambos.
R Catarina Accioly
F André Lavenere
E José Eduardo Belmonte
EP Pavirada Filmes
A Marcos Vinícios Ferreira, William Ferreira, Adriana Lodi

Café com Leite
Brasil, 18 min, 2007, fic
Daniel Ribeiro
Danilo está prestes a sair de casa para ir morar com seu namorado, Marcos, quando seus pais morrem num acidente. Seus planos para o futuro mudam quando ele se torna responsável pelo irmão caçula, Lucas. Novos laços são criados entre estes três jovens garotos. Enquanto os irmãos Danilo e Lucas precisam descobrir tudo que não sabiam um sobre o outro, Marcos tenta encontrar seu lugar naquela nova relação familiar. Entre videogames e copos de leite, dor e decepção, eles precisam aprender a viver juntos.
R Daniel Ribeiro
F Pierre de Kerchove
E Rafael Gomes
EP Lacuna Filmes
A Diego Torraca, Daniel Tavares, Eduardo Melo


Programa 4

Dia de Festa
Brasil, 77 min, 2006, doc
Toni Ventura e Pablo Georgieff
Em outubro de 2004, o centro de São Paulo foi cenário de guerra. Pouca gente viu ou ouviu falar. O filme, de temática absolutamente contemporânea, poderia ser rodado agora, em 2006, pelas madrugadas do centro da cidade. A câmera do documentário Dia de Festa, dos cineastas Toni Venturi e Pablo Georgieff, esteve na linha de frente desta batalha e acompanhou os dias que antecederam e sucederam sete ocupações lideradas pelo MSTC, como parte de uma luta que garantiu moradia para milhares de pessoas antes moradoras de rua. Nesse cenário, Dia de Festa revela ainda a vida de quatro mulheres líderes do movimento MSTC (Neti, Silmara, Janaína e Ednalva), que à frente de centenas de famílias na luta por um teto, encontraram no movimento uma forma de manter a sensibilidade e a dignidade.
R Nicolas Bonnenfant, Paulo Georgieff, Samantha Longoni e Pablo Georgieff
F Philippe Lafaix, Flávio Murilo e Toni Venturi
E Rodrigo Menegucci
EP Olhar Imaginário


Oficina Perdiz
Brasil, 20 min, 2007, doc
Marcelo Diaz

O endereço é SCRN 708/9, entre os Blocos C e D, numa área pública de Brasília, Distrito Federal. É ali que se encontra a Oficina Perdiz, um galpão repleto de peças mecânicas e.... teatrais. Durante o dia, o local é mesmo uma oficina; mas à noite se torna um espaço para artistas encenarem suas montagens de teatro. A Oficina Perdiz está numa zona restrita de Brasília e pode ser destruída a qualquer momento. Esse momento, no entanto, já dura mais de uma década.

R Marcelo Diaz
F Krishna Schmidt
E Edu Jung
EP Diazul de Cinema


Programa 5

O Juízo
Brasil, 90 min, 2007, doc
Maria Augusta Ramos

O Juízo acompanha a trajetória de jovens menores de 18 anos e sua situação perante a lei. Meninas e meninos pobres entre o instante da prisão e o do julgamento por roubo, tráfico, homicídio. Como a identificação de jovens infratores é vedada por lei, no filme eles são representados por jovens não-infratores que vivem em condições sociais similares. Todos os demais personagens de O Juízo – juízes, promotores, defensores, agentes do DEGASE, familiares – são os próprios atores sociais filmados durante as audiências na II Vara da Justiça do Rio de Janeiro e durante visitas ao Instituto Padre Severino, local de reclusão dos menores infratores. O Juízo atravessa os mesmos corredores sem saída e as mesmas pilhas de processos vistas no filme anterior de Maria Augusta Ramos, o Justiça. Conduz o espectador ao instante do julgamento para desmontar os juízos fáceis sobre a questão dos menores infratores. Quem sabe o que fazer? As cenas finais de O Juízo revelam as conseqüências de uma sociedade que recomenda "juízo" a seus filhos, mas não o pratica.
EP Diler & Associados/ Nofoco Filmes
R Maria Augusta Ramos
F Guy Gonçalves
E Maria Augusta Ramos e Joana Collier


Bem Vigiado
Brasil, 14 min, 2007, fic
Santiago Dellape

Bira vigia carros. Josiane vende balinha no sinal. Daqui da janela dá pra ver que eles se gostam.

A Jessyca Ludmyla, Wilter Bom Sucesso, MC Stilo, Augusto Jucá, Nicolas Behr, Sérgio Sartório, André Miranda, Adriana Mariz, Fernanda Ivar, Gil Sampaio, Jorge Sacramento, Washington Pereira
E Guilherme Campos
R Santiago Dellape
F André Lavenére
EP Lumiô Filmes


Programa 6

Amapô
Brasil, 10 min, 2007, doc
Kiko Goifman

Através de uma história de vida, o filme trata de questões relacionadas aos direitos humanos, como o direito à diferença. A vida da personagem é apresentada a partir de outros, a alteridade como lógica. Os espectadores completam os sentidos e aos poucos percebem que se trata de um homossexual que, ainda na adolescência, virou travesti. “Amapoa” é um termo que vem do Ioruba e transformou-se em uma gíria de travestis para falar de mulher. O filme traz um desfecho brutal, revelando que o personagem sofreu uma forte violência. Homofobia. A abordagem leva à identificação com a personagem e permite reflexões sobre a intolerância da sociedade atual.

R Claudia Priscilla e Kiko Goifman
F Pedro Marques
E Patrício Salgado
EP PaleoTV

Cavalão
Brasil, 13 min, 2007, doc
Sandra Kogut

Capitão Romeu, integrante do Grupamento de Policiamento para Áreas Especiais, chegou ao Morro do Cavalão em Niterói há quatro anos. Encontrou 4.200 habitantes e um índice de violência bastante alto. Desde o início tinha a idéia de criar projetos para crianças para melhorar a auto-estima da população. Hoje o Capitão tem 73 policiais sob o seu comando e uma série de projetos que eles próprios inventaram e colocaram em prática, como aulas de informática com internet, alongamento, ioga, dentista, passeios com crianças e outros. O portão do posto de polícia está sempre aberto e o lugar parece até um “clube”. Pouco a pouco eles foram ganhando apoio da comunidade. Eles começaram a receber notícias dos moradores sobre os traficantes, que foram deixando o morro sem nenhum acordo. Há três anos não tem mais tiro no Cavalão.

E Alexandre Saggese
EP Tambellini Filmes

Escola Eldorado
Brasil, 11 min, 2007, doc
Victor Lopes

Testemunha viva da história recente do Brasil, Alcione Silva migrou do Maranhão para o sul do Pará nos anos 60 em busca de terra e trabalho. Como agricultor no Araguaia, presenciou a ação do Exército no embate com a guerrilha e a derrota do movimento, comandada por Sebastião Curió, atual prefeito de Curionópolis. Por boa parte dos anos 80, Alcione viveu no garimpo de Serra Pelada sem fazer fortuna, voltando depois a trabalhar como agricultor. Juntou-se ao MST e, baleado na curva do S, sobreviveu ao massacre de Eldorado dos Carajás em 1997. Hoje vive em Eldorado, trabalhando em terras que nunca foram suas. Todos os seus filhos têm o estudo que lhe foi negado pelos pais. “Mesmo analfabeto, hoje eu sei que existe uma constituição e que nela tem um artigo que diz que todo brasileiro é igual perante a lei. (...) Hoje eu sei que é assim: pode ser um médico ou um advogado, ele é tão brasileiro quanto eu.”

F Luis Abramo
E Fernando Vidor
EP TV ZERO

Flor na Lama
Brasil, 12 min, 2007, doc
SPECTACULU Escola de Arte e Tecnologia

O filme abordará a visão dos jovens de 16 a 22 anos residentes na periferia do Rio de Janeiro e que convivem diariamente com a falta de direitos. Através das oficinas de vídeo, fotografia e Filosofia estes jovens mostram sua produção artística e suas opiniões sobre, por exemplo, as chacinas da baixada e o convívio na comunidade. Sua busca é por ser respeitados em sua condição de favelados – a favela e seus habitantes.

R SPECTACULU Escola de Arte e Tecnologia
EP SPECTACULU Escola de Arte e Tecnologia

Fruto da Terra
Brasil, 14 min, 2007, doc
Tetê Moraes

Marcos Tiarajú foi o primeiro bebê nascido na Fazenda Annoni, em 1985. Os pais faziam parte das 1500 famílias na ocupação realizada pelo MST, início de uma nova etapa na luta pela reforma agrária no Brasil. Sua mãe, Rose, foi morta durante essa luta. A história dessa ocupação, que culminou com a conquista da terra e de novas oportunidades de vida, é contada nos dois premiados documentários de Tetê Moraes, Terra para Rose e O Sonho de Rose, 10 anos depois. Hoje, com 22 anos, Marcos é bolsista de medicina, em Cuba. Uma saga de conquista de direitos humanos, através da luta social, uma história de superação de desigualdades e injustiças, de marginalização e miséria.

R Tetê Moraes
F Cezar Moraes
E Luiz Guimarães de Castro

J.
Brasil, 13 min, 2007, doc
Eduardo Escorel

O documentário pretende relatar, passo a passo, as tentativas frustradas de obter proteção, feitas por um líder comunitário no Rio de Janeiro. O vídeo terá a forma de um relatório, recorrendo a documentos como registro de ocorrência, notícias de jornal, fotografias, cartas, e-mails e pelo menos uma gravação apenas de áudio em que é entrevistado por um repórter. Serão seqüências separadas por palavras-chave de cada passo dado pelo personagem em busca de proteção em forma de legenda sobre fundo preto: pede, presta, entra, volta, registra, recebe, informa, envia etc.
R Eduardo Escorel
F Jacque Cheuiche
E André Lucas e Eduardo Escorel
EP Cinefilmes

Jonas, só mais um
Brasil, 12 min, doc
Jeferson De

Apresentado e conduzido in loco pelo ator Caio Blat, o documentário narra a história do assassinato do jornaleiro Jonas Eduardo Santos de Souza, executado ao ser barrado indevidamente na porta do banco Itaú com um tiro no peito pelo segurança da agência, no centro do Rio, em 22 de dezembro de 2006. O senhor Antonio, pai da vítima, trabalha para Caio como pedreiro. “Constrangido, o senhor Antonio me pede desculpas toda vez que precisa faltar ao trabalho para comparecer às audiências, já que a posição do Itaú é aguardar a decisão da Justiça”, diz Caio. Nove meses depois, no dia 18 de julho de 2007, iniciou-se o julgamento do segurança Natalício Marins.

F Daniel Turini
R Cristiane Arenas
EP Barraco Forte

O Pequeno e o Grande
Brasil, 10min, 2007, doc
Fábio Gavião, João Jardime Markão Oliveira

O morrinho é uma maquete feita de pedaços de tijolos que ocupa 300m² dentro da Favela do Pereirão, Zona Sul do Rio de Janeiro, criada há 10 anos por crianças. Neste ano o “morrinho” foi convidado a participar da Bienal de Veneza, a mais importante mostra de arte contemporânea do mundo. O Pequeno e o Grande vai revelar um pouco desta trajetória. Estes meninos, criadores do morrinho anos atrás, agora são homens, suas vidas foram transformadas pela arte, o trabalho, a solidariedade e a força do grupo. A formação destes meninos, foco deste filme, é a exceção que confirma a regra.

R João Jardim
F Markão Oliveira
E Fabio Gavião, João Jardim, Gabi Paschoal
EP Morrinho

Vidas no Lixo
Brasil, 13 min, 2007, doc
Alexandre Stockler

O filme mostra crianças e adolescentes que vivem do lixo. Enquanto reviram sacos de lixo pelas ruas e recolhem materiais úteis para vender a empresas de reciclagem, crianças – que se alimentam deste mesmo lixo – falam sobre suas vidas, suas famílias, seus sonhos e desejos de estudar, mas logo sua avassaladora realidade se impõe, com a gravidez inesperada de uma menina de 14 anos.

R Alexandre Stockler
E Alexandre Stockler
EP A Exceção e a Regra Produções Artísticas


Programa 7

MBYA, Terra Vermelha
Argentina, 68 min, 2006, doc
Philip Cox e Valeria Mapelman

Na selva da Argentina nada é o que parece... o asfalto abriu uma ferida no vale de Kuña Pirú, e nesse cenário dividido, duas comunidades irmãs, Kaaguy Poty (Flor do Monte) e Yvy Pyta (Terra Vermelha), lidam dia a dia com a intromissão do “mundo dos brancos”.
As religiões oficiais, os meios de comunicação, e até o turismo, tentam se impor sobre a cultura ancestral, e a Universidad Nacional de la Plata, que guarda o título de propriedade do vale, se nega a reconhecer a pré-existência de seus habitantes originais e faz vista grossa a suas reivindicações.

EP Matanza Filmes / Native Voice Films
E Ben Stark

América Minada
Vinicius Souza e Maria Eugênia de Souza
Brasil, 27 min, 2007, doc
Nada menos que 11 países da América Latina têm problemas com minas terrestres em seus territórios. A Colômbia está em primeiro lugar no mundo em novas vítimas desses explosivos. Agora em livro e vídeo-documentário inéditos, em português, inglês e espanhol, imagens e depoimentos impactantes dessa dura realidade, que não tem recebido o devido destaque na mídia internacional, são exibidos aqui.
R Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá
F Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá
E Eduardo Cuaio e Gabriel Catta Preta
EP MediaQuatro


Programa 8

Sonhos Distantes
Peru, 52 min, 2006, doc
Alejandro Legaspi

Em 1987, Negro, de 11 anos, e Gringo, de 10, como muitos outros meninos, trabalhavam no Mercado Atacadista de Frutas de Lima. A vida desses menores, seu trabalho e seus sonhos foram retratados no curta-metragem "Encontro de homenzinhos". Vinte anos depois, Alejandro Legaspi decide ir em busca dos dois personagens para novamente filmar um documentário. O país mudou, assim como a vida dessas crianças, seu trabalho e seus sonhos.

R Alejandro Legaspi y René Weber
E Alejandro Legaspi y Javier Portocarrero
A Edwar Centeno e Roberto Velásquez
EP Grupo Chaski

Zumbi Somos Nós
Brasil, 52 min, 2007, doc
Frente 3 de Fevereiro

Manifesto sonoro e visual que traz as novas sonoridades e imagens urbanas, e seu elo indivisível com o legado afro-brasileiro. Espécie de bricolagem que une os tambores ancestrais, os ritmos contemporâneos e as novas simbologias visuais. “Zumbi Somos Nós” propõe uma reflexão sobre questões raciais na sociedade brasileira contemporânea e a criação de estratégias artísticas para responder a estas questões, inscrevendo na vida cotidiana novas formas de olhar, pensar e agir. O documentário é um desdobramento da linguagem da Frente 3 de Fevereiro, grupo que aborda o racismo na sociedade através de intervenções artísticas, e cria um diálogo afinado entre imagem e som, norteado por narradores-personagens-mc´s.

F Frente 3 de Fevereiro e Ching C. Wang
R Frente 3 de Fevereiro
E Frente 3 de Fevereiro
EP Frente 3 de Fevereiro


Programa 9

Férias sem Volta
Colombia, 52 min, 2007, doc

Férias sem Volta conta a história de 7 mulheres estrangeiras condenadas por tráfico de drogas, "mulas", na cadeia do Buen Pastor (Bogotá, Colômbia). Esta produção, gravada durante 4 anos, acompanhou estas mulheres pelas diferentes etapas que passaram durante sua penosa estadia na Colômbia.

F Axel Charles-Messance, Oscar Fonseca, Carlos Median, Santiago Parra e Elver Cárdenas
E Pablo Mora Calderón
EP Marta Lucía Vélez e Fondo para el Desarrollo Cinematográfico en Colombia

Vestígios de um Sonho
Paraguai, 10 min, 2006, doc
Erich Fischer

R Erich Fischer
F Alfredo Galeano
E Armando Aquino

Um documentário indispensable para reconstruir a memoria coletiva de uma época tenebrosa do Paraguai. Durante a ditadura de Alfredo Strossner, o profesor Martín Almada planejou reformas educativas que incluíam a construção de um bairro para profesores. Por esta atitude, ele e muitos educadores paraguayos foram perseguidos e aprisionados nas mazmorras do regime. Estes são os restos de um sonho que fazem parte da história de luta sindical do Magistério Paraguayo.

Do outro lado da ausência
Colombia, 7 min, 2007, doc
Daniel Rodríguez

Desde o momento do seqüestro de 12 deputados da Assembléia do Vale do Cauca, os familiares das vítima se uniram em uma frente de ação para um acordo humanitário que lhes permitisse a libertação. A pesar da ausencia, o amor encontra uma forma de se manifestar. Poucas semanas despois da realização deste vídeo, 11 deputados foram assassinados.

R, E, F Daniel Rodríguez


Programa 10

Crônica de um Sonho
Uruguay, 2005, 94 min, doc
Mariana Viñoles e Stefano Tononi

EP Cronopio Film
E Damián Plandolit

Uruguay, outubro de 2004.
Mariana volta ao seu país depois de três anos. Volta para reencontrar sua família, mas volta também para votar. Depois de uma crise econômica que deixou o país numa miséria terrível, ele encontra-se agora às vésperas de mudança. A través da realidade cotidiana de uma pequena cidade do interior do país, Melo, e na intimidade de uma família de militantes, descobrimos um povoado latino-americano durante um mês anteior à mudanza política histórica: a primeira vitória de uma força de esquerda, a “Frente Ampla”.


Programa 11

Coração de Tangerina
Brasil,15 min, 2007, fic
Juliana Psaros e Natasja Berzoini

R Juliana Psaros e Natasja Berzoini
F Catherine Winter
E Leticia Ramos
EP

Adélia vive absorta em suas memórias. Um novo vizinho faz com que ela lance seu olhar ao presente.

Procura-se Janaína
Brasil, 54 min, 2007, doc
Miriam Chnaiderman

R Miriam Chnaiderman
F Rinaldo Martinucci
E Cristina Amaral

Há crianças sem lugar no mundo. São crianças entregues a instituições e que não se desenvolvem nos padrões esperados: não são portadoras de deficiências, mas também não têm um desenvolvimento dito normal. Assim era Janaína, negra, pobre e institucionalizada na Febem dos anos 1980. Ela se debatia no berço e se machucava, ficava com a mão espalmada, não falava e não se relacionava com outras crianças. Hoje, duas décadas depois, onde estará Janaína?

O Prisioneiro
Brasil, 16 min, 2002, fic
Eric Laurence

R Eric Laurence
EP Set Produções Audiovisuais
F Roberto Iuri
E Eric Laurence
A Cláudio Jaborandy e Marcus Amaral

O homem passa a vida buscando liberdade. Mas quando se vê diante dela, não sabe o que fazer, não consegue se libertar da sua própria prisão.


Programa 12

Território Vermelho
Brasil, 12min, 2004, doc
Kiko Goifman

Documentário a respeito da proliferação de câmeras em São Paulo. Pedintes e vendedores abordam motoristas no farol pedindo entrevistas.

EP Paleotv
R Kiko Goifman
F Diego Gozze
E Diego Gozze


Radicais Livre(o)s
Brasil, 14 min, 2007, doc
Marcus Vinicius Fainer Bastos

R Marcus Vinicius Fainer Bastos
E Marcus Bastos, Milena Szafir e Nelma Salomão
EP

Radicais livre(o)s debate a liberdade na sociedade contemporânea, a partir de entrevistas com representantes de diversos setores da sociedade, mini-ensaios e memórias de duas gerações sobre a luta contra a ditadura militar no Brasil. A montagem do filme explora a inserção destes depoimentos em composições influenciadas pela linguagem dos VJs e do vídeo interativo. O curta estimula uma reflexão sobre as formas de exercício do livre arbítrio.

Vítimas da Democracia
Venezuela, 43min, 2007, doc
Stella Jacobs

R Stella Jacobs
EP
E Yolimar Aquino

Nos anos setenta, durante o governo de Rómulo Betancourt, de Raúl Leoni e de Rafael Caldera, se instalou uma campanha de terror e repressão em toda a Venezuela. Havia campos de concentração, desaparecidos e todas as táticas próprias de uma guerra suja, para acabar com qualquer movimento de esquerda, tanto estudantil como de trabalhadores e camponeses. Este documentário enfoca o Estado ditatorial e dois casos de combatentes desaparecidos, a exumação de seus corpos e os acontecimentos que envolveram o assassinato, desenhando o panorama político da época, especialmente a repressão brutal sobre a população camponesa e sua atitude heróica e revolucionária.


Programa 13

Crônica de um Menino Só
Argentina, 70 min, 1964, fic
Leonardo Favio

O filme, interpretado por crianças, retrata a vida de uma criança pobre na Argentina, que se passa entre a favela e o “reformatório” (instituições para menores infratores). O filme se baseia nas experiencias vividas pelo diretor e roteirista Leonardo Favio, que nasceu em uma familia pobre e que depois de ser abandonado pelo pai, viveu em orfanatos, onde participou de roubos de pequena importancia, mas que o levaram ao “reformatório”. Leonardo Favio também foi um cantor popular de baladas românticas. Foi considerado um dos melhores filmes da história do cinema argentino, em uma pesquisa realizada em 2000 pelo Museu Nacional de Cinema Argentino, por críticos, historiadores e estudiosos do cinema.

R Jorge Zuhair Jury e Leonardo Favio
A Diego Puente, Tino Pascali, Victoriano Moreira, Beto Gianola, Leonardo Favio, Carlos Lucero, Mario Peña, Juan Valunas, Amadeo Sáenz Valiente, Maria Vaner, María Luisa Robledo, Elcira Olivera Garcés, Juan Castro, Juan Delicio, Carlos Medrano, Jorge Puente, Oscar Saraceni, Nestor Tricarico, Jorge Cabello, Roberto Dominguez, Carlos González, Carlos Membrives
F Ignacio Souto
E Antonio Ripoll e Gerardo Rinaldi

Tire Dié
Argentina, 33 min, 1960, doc
Fernando Birri

O filme foi a primeira produção da Escola Latino-Americano de documentário de Santa Fé, Considerada a primeira revisão latino-americana de crítica social, mostra a vida de moradores pobres de bairros periféricos da moderna Buenos Aires.

R Fernando Birri e alunos da Escola de Documentário Santa Fé
E Antonio Ripio
EP Instituto de Cinematografia de La Universidad Nacional Del Litoral


Programa 14

Delinqüente
Colômbia, 100 min, 1978, fic
Ciro Durán

Bogotá, 8 milhões de habitantes, cidade que cresce vertiginosamente, rodeada de favelas repletas de camponeses massacrados pela violência. O núcleo familiar explode. Muitas crianzas cortam os laços com o lar e vão para as ruas da cidade, ese agrupam em bandos que saem para roubar, mendigar e se prostituir. O filme conta a história dessas crianzas delinqüentes (gamínes) com lucidez e ternura.

R Ciro Durán
E Ciro e Joyce Duran
F Luis Cuesta
EP Institut National de l’Audiovisuel (França)/ Claude-Antoine e Uno (Bogotá)


Programa 15

Os Esquecidos
México, 88min, 1950
Luis Buñuel
Adolescente foge do reformatório e volta para uma vida marcada pela miséria e pela falta de perspectivas. Ao lado de outros garotos, vive de pequenos assaltos até que se envolve num assassinato.
R Luis Alcoriza e Luis Buñuel
F Gabriel Figueros
A Roberto Cobo, Estela Inda, Alfonso Mejia, Miguel Inclána

Palace II
Brasil, 21 min, fic
Fernando Meirelles, Kátia Lund

Laranjinha e Acerola vivem na Cidade de Deus, violenta favela do Rio de Janeiro. Tudo o que eles querem é uma graninha para ir a um show de pagode. O jeito mais fácil de conseguir é também o mais perigoso: trabalhando para os traficantes. Para evitar essa opção, Acerola tem a idéia do crime perfeito: o Palace II.

R Bráulio Mantovani
A Darlan Cunha, Douglas Silva, Rubens Sabino, Leandro Firmino, Johnathan Haangensen, Philippe Haangensen
F César Charlone
EP O2
E Sérgio Mekler

Ratos e Rueiros
Equador, 107 min, 1999, fic
Sebastián Cordero
O mundo de Salvador, um jovem e ingênuo trombadinha, é estremecido pela chegada de seu primo Angel, um ex-presidiário em busca de dinheiro fácil e de um lugar para se esconder. Salvador se envolve nos negócios ilícitos do primo, para escapar do sufocante ambiente familiar. Colocando em risco sua família e amigos, o garoto acaba destruindo as poucas coisas sensatas de sua vida. Uma história sobre a perda da inocência e um olhar profundo sobre a delinqüência na América Latina.
F Matthew Jensen
R Sebastián Cordero
E Sebastián Cordero e Mateo Herrera, Primal
A Carlos Valencia, Marco Bustos, Simon Brauer, Irina López, Fabricio Lalama, Cristina Dávila
EP Cabeza Hueca Producciones

Meninos de Rua
Brasil, 30 min, 1998, doc
Marlene França

Enfoca a dinâmica da vida de meninos e meninas nas ruas de São Paulo, que na luta pela sobrevivência se unem através de laços de lealdade e solidariedade. Enfrentando a fome, a violência e a opressão, o filme retrata a solidão dessas crianças, seus vícios e desesperanças, e escancara assassinatos e torturas omitidos e arquivados pela história oficial.

R Marlene França
F Aloysio Raulino
E Cristina Santeiro e Mauro D’Alice
EPAndrea Matarazzo Ippolito, Comissão de Cinema da Secretaria de Estado de Cultura de São Paulo, Embrafilme, Jorge Achoa, MF Produções Artísticas Ltda



Programa 17

A Vendedora de Rosas
Colombia, 110 min, 1998, fic
Víctor Gaviria

Mônica tem 13 anos e já se revoltou contra tudo. Criou seu mundo próprio, na rua, onde luta para defender o pouco que tem: suas amigas, tão meninas quanto ela; seu namorado, que vende droga; sua dignidade e orgulho que não faz concessão a ninguém. Na noite de natal, como todas as noites, sai para vender rosas, e então comprar o sonho de ir à festa de roupa nova. Mas a vida lhe reserva um encontro com a solidão, a pobreza, a droga e a morte. Mônica tem a outra cara de Medelín, a das crianças que não têm outro lugar no mundo senão a rua.

R Víctor Gaviria
EP Producciones Filmamento
A Leidy Tabares, Marta Correa, Mileider Gil, Diana Murillo, Liliana Giraldo, Alex Bedoya, Giovanni Quiroz

Pivete
Brasil, 6 min, 1987, doc
Lucila Meirelles e Geraldo Anhaia Mello

Um vídeo sobre a realidade do menor vista por ele mesmo.

R Lucila Meirelles
F Geraldo Anhaia Mello
E Geraldo Anhaia Mello

Vam’pra Disneylândia
Brasil, 35 min, 1985, doc
Nelson Xavier

O filme documenta 24 horas na vida de Roberto, um menino de sete anos de idade, e seus companheiros que vivem e sobrevivem nas ruas da Cinelândia, no centro do Rio de Janeiro.

F Flavio Ferreira
EP Embrafilme


Programa 18

H.I.J.O.S., a alma em dois
Argentina, 80 min, 2002, doc
Carmen Guarini e Marcelo Céspedes

O tema da identidade é para H.I.J.O.S. (Hijos por la Identidad y la Justicia contra el Olvido/ Filhos pela Identidade e Justiça contra o Esquecimento) origem e motor da ação. O filme percorre a busca de identidades encarnadas por protagonistas individuais, mas inseridos na busca coletiva. Estas histórias nos permitem questionar tanto o passado recente quanto o presente da Argentina. H.I.J.O.S., a partir da Rede Nacional e Internacional que se formou, contribui para a construção de uma sociedade em que a justiça e a verdade não sejam somente conceitos, mas uma prática e um direito cotidiano.

R Carmen Guarini e Marcelo Céspedes
F Carmen Guarini e Segundo Cerrato
E Alejandra Almirón e Carmen Guarini
EP Cine Ojo


Programa 19

Jaime de Nevares, a Última Viagem
Argentina, 70 min, 1995, doc
Marcelo Céspedes e Carmen Guarini

Narra a viagem de despedida do Bispo. Conhecido por atuar em defesa dos direitos dos indígenas, dos operários, dos camponeses e dirigentes políticos, o filme trata dos 30 anos de luta por justiça e liberdade.

R Marcelo Céspedes e Carmen Guarini
E Gabriela Jaime
EP Cine Ojo

O Diabo entre as Flores
Argentina, 26 min, 2004, doc
Carmen Guarini

O povoado de Escobar, a 40 km da Capital Federal, celebra há 40 anos a Festa Nacional da Flor. Cada ano, uma flor diferente é inventada e exposta como símbolo da criatividade dos floricultores desta região. Nos anos 90, durante um dos governos mais nefastos que a Argentina já teve, um ex-repressor chega à Prefeitura de Escobar. As flores são a metáfora de um país que ainda se debate entre a memória e o esquecimento.
R Carmen Guarini e Martha Ferro
E Andrés Germán Fernández, Carmen Guarini


Programa 20

Pulqui, um Instante na Pátria da Felicidade
Argentina, 85 min, 2007, doc
Alejandro Fernández Mouján

O Pulqui foi o primeiro avião de motor a jato projetado e construído totalmente na Argentina, em 1951, durante o governo do presidente Perón. Na mesma época, a URSS fabricava o Mig 13 e os EUA o Sabre F86. Em 1955, um golpe militar derruba Perón, e este projeto desaparece junto com a esperança de um país diferente. Em 2005, na Argentina, o pintor Daniel Santoro se propõe construir um objeto artístico inusitado: um avião Pulqui com metade do tamanho do modelo original, feito inteiro em alumínio. Além disso, quer fazê-lo voar. Miguel, um operador técnico de teatro, o acompanha nesta aventura, com a intenção de "reviver o mito". Concluído, o avião é transportado para a República das Crianças – uma cidade montada inteiramente para elas durante o período peronista –, onde ocorrerá o vôo inaugural. Será que este novo Pulqui consegue decolar e por um instante dar asas à utopia peronista de uma pátria feliz?

R Alejandro Fernández Mouján
F Alejandro Fernández Mouján
E Alejandro Fernández Mouján


Programa 21

Eu, Madre Alice
Argentina-França, 74 min, 2001, doc
Alberto Marquardt

O filme é uma travessia de um período da história argentina, através do percurso de Alice Domon, uma religiosa francesa pertencente à congregação Hermanas de las Misiones Extranjeras, que viveu na Argentina desde 1967 e foi seqüestrada pela última ditadura militar por atuar socialmente em favor dos pobres. A visão da própia Alice sobre esses anos difíceis é narrada através da leitura da correspondência que manteve com sua família. Suas cartas revelam o confronto com uma sociedade em crise e o fortalecimento do seu compromisso com a realidade que viveu.

R Alberto Marquardt
F Livio Pensavalle e Pascal Sutra-Furcade
E Claudio Martinez

0 Comments: