quinta-feira, 11 de setembro de 2008

100 Cordéis Históricos segundo a ABLC

Evento do lançamento do livro 100 Cordéis Históricos Segundo a ABLC.


Terça-feira, 9 de setembro, foi realizado o evento comemorativo do lançamento do livro 100 Cordéis Históricos Segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel, na livraria Odeon, Cinelândia, Rio de Janeiro. O projeto teve o patrocínio da Petrobras, realização da Ofício Produções e apoio do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, sendo a ABLC a instituição beneficiada.

Coube ao presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira da Silva, autografar os exemplares vendidos na festa, que contou com a presença do colegiado da ABLC e diversos convidados, tudo animado pela viola do repentista Miguel Bezerra. Os pedidos são feitos pelo e-mail: contato@ablc.com.br. Para maiores informações sobre o livro e o projeto, clique aqui.


As acadêmicas Rosário Pinto, Dalinha Catunda e madrinha Mena. Na direita, Miguel Bezerra e o presidente Gonçalo.

Acima, a equipe do projeto: Alexandre Mofati, da Ofício Produções; J. Victtor, coordenador executivo; Mariana Taboada, arte-finalista; Gonçalo Ferreira, curador; Madrinha Mena e Paula Schuabb, colaboradora.

20 anos de ABLC e posse da nova acadêmica Dalinha Catunda.

Dia 20 de setembro de 2008 é o dia da comemoração dos 20 anos da ABLC e da posse da mais nova acadêmica, Maria de Lourdes Aragão Catunda. A data de fundação da instituição é 7 de setembro, porém o calendário foi ajustado para ir de encontro à posse da nova acadêmica.

Nascida na cidade de Ipueiras, interior do Ceará, Dalinha Catunda, como é conhecida e assim assina suas produções, é mais uma mulher a se tornar imortal ocupando a cadeira de numero 25 que tem como patrono Juvenal Galeno, poeta e folclorista cearense.

Dalinha Catunda publica há mais de sete anos, como colaboradora, no Jornal O Povo e no Diário do Nordeste, jornais de grande circulação da capital cearense. Atualmente publica em vários blogs e sites entre eles o Nordeste Rural.

Entre seus títulos publicados de cunho engraçado e picante constam: O Forró de Zeca, O jumento do Maurício, A Panela Remendada, A Rosa Apavorada e A Donzela Que Virou Índia.

Adiada a posse de Sávio Pinheiro

A posse do novo acadêmico da Academia Brasileira de Literatura de Cordel foi adiada por tempo indeterminado devido a problemas de saúde do empossado. A solenidade estava marcada para o dia 29 de agosto na Federação das Academias de Letras, na Lapa, Rio de Janeiro.

Pesquisador Jeová Franklin lança livro


Dupla Face de Pedra, de Jeová Franklin, acaba de ser lançado pela editora Thesaurus. Na opinião do poeta Jarbas Junior, Jeová mostra o quanto é versátil e engenhoso, empregando a xilogravura, típica do cordel, em obra que mescla transversalmente o erudito com o popular, onde o resultado é uma experiência formidável e surpreendente, de simbiose artística bastante oportuna e atual. O livro poderá ser encontrado no site da editora, www.thesaurus.com.br.



Toma posse o poeta norte-rio-grandense Crispiniano Neto


Nesta sexta-feira, dia 1º de agosto, o presidente Luís Inácio Lula da Silva esteve no Rio de Janeiro e marcou presença na posse de Crispiniano Neto como acadêmico da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC). Lula recebeu também uma homenagem da instituição, sendo empossado como acadêmico de honra.

Nascido em Santo Antonio do Salto da Onça, Crispiniano Neto é o terceiro poeta norte-rio-grandense a se tornar imortal. Ele ocupará a cadeira 26, que tem como patrono outro potiguar, o antropólogo e historiador Luís da Câmara Cascudo, considerado o maior folclorista brasileiro e o que mais escreveu sobre as origens da literatura de cordel.

Crispim, como é conhecido entre os amigos, exerce atualmente a função de diretor geral da Fundação José Augusto, cargo que corresponde a secretário de Cultura do Estado do Rio Grande do Norte. Tem 11 livros publicados, cerca de 150 folhetos de cordel e é autor de 10 peças teatrais, entre elas "Auto da Liberdade" e "Sanduíche de gente".

A posse também marcou o lançamento do livro "Lula na literatura de cordel", da Editora Queima Bucha (RN). O evento aconteceu no Centro Cultural Ação da Cidadania e contou com a presença do ex-ministro Gilberto Gil, do seu sucessor, Juca Ferreira, dos governadores Sérgio Cabral Filho (RJ) e Wilma Faria (RN), além do presidente da ABLC, o poeta Gonçalo Ferreira da Silva, e seus acadêmicos.



Plenária com posse e cantoria


Na tarde de sábado do dia 19 de julho, tomou posse como acadêmico o cordelista sergipano João Firmino Cabral, na cadeira 36, patronímica de Expedito Sebastião da Silva. O novo acadêmico, nasceu em 1940, em Itabaiana, Belo Jardim e recebeu o medalhão diretamente das mãos do presidente da ABLC, Gonçalo Ferreira da Silva.

Entre seus trabalhos estão, "As Bravuras de Miguel, Valente Sem Igual", "Os corruptos do Brasil, o mensalão". João Firmino foi revisor da Editora Luzeiro de 1970 a 2005 e muitos de seus cordéis foram editados pela mesma.

Na mesma plenária, que teve como tema a música na literatura de cordel, o acadêmico Ivamberto Albuquerque apresentou uma pesquisa sobre a história da cantoria,
acompanhado do repentista Miguel Bezerra que enriqueceu a pesquisa com várias modalidades de repente, para o deleite dos presentes.




0 Comments: