segunda-feira, 14 de julho de 2008

Seminários

Rádio e controle social

A Ação Fome Zero, em parceria com a empresa de comunicação popular Oboré, promoverá em São Paulo, no dia 15 de julho, às 15h30min, o seminário "A importância do Rádio para o Controle Social", que contará com o lançamento da série radiofônica "Vamos Cuidar da Merenda Escolar".

A imprensa tem um papel social?; Como um jornalista pode mobilizar a sociedade civil?; e O rádio pode colaborar para que os cidadãos tomem consciência de seus direitos? Essas e outras questões serão debatidas na mesa redonda “A importância do Rádio para o Controle Social”. A discussão contará com a participação de Ana Luisa Zaniboni Gomes, diretora da Oboré, Marco Aurélio de Carvalho, apresentador do programa Quintal da Globo, da Rádio Globo e Fatima Menezes, diretora da ONG Ação Fome Zero. A mediação do debate será de Roseli Tardeli, da Agência de Notícias da AIDS. Serão discutidos temas relacionados ao fortalecimento do controle social e à importância do rádio e do radialista na mobilização da sociedade civil. Após o debate, haverá o lançamento da série radiofônica "Vamos cuidar da merenda escolar", idealizada e produzida pela parceria entre Ação Fome Zero e Oboré.

O evento é gratuito e aberto à participação de todos. Interessados/as devem confirmar presença (nome, RG e instituição) pelo telefone (11) 3120-2600 ou pelo e-mail:
luiza.teixeira@acaofomezero.org.br.

Inscrições abertas para seminário sobre democratização da comunicação, em Pernambuco

Estão abertas as inscrições para o seminário "Democratizar a comunicação para democratizar a vida social", realizado pelo SOS Corpo - Instituto Feminista para a Democracia e o grupo Loucas de Pedra Lilás. O objetivo do seminário é fortalecer a ação do movimento feminista na luta pela democratização da comunicação; refletir sobre a ação de comunicação feminista; e favorecer o debate sobre a Plataforma dos Movimentos Sociais sobre a Reforma Política numa perspectiva feminista.

Pela manhã, será promovido um intercâmbio de experiências feministas em comunicação com integrantes da Rádio Mulher (Palmares), Loucas de Pedra Lilás e Fórum de Mulheres de Pernambuco. À tarde, estará presente a coordenadora da ONG Sinos - Organização para o Desenvolvimento da Comunicação Social, Aline Lucena, que vai falar sobre o contexto atual da luta pela democratização da comunicação. Em seguida, será a vez da integrante do coletivo Intervozes Michelle Prazeres abordar sobre a democratização da comunicação no âmbito da Reforma Política. A assessora de comunicação do Centro das Mulheres do Cabo, Ana Veloso, discutirá o feminismo e democratização da comunicação.

O evento acontece no dia 30 de julho (das 8h30 às 18h), no SOS Corpo, na Rua Real da Torre, 593, Madalena, Recife (PE). As inscrições podem ser feitas até 23 de julho pelo telefone (81) 3421 5573 ou pelo e-mail:
loucas@loucas.org.br.

13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico

A 13ª Mostra Internacional do Filme Etnográfico acontece de 12 a 19 de novembro de 2008, no Rio de Janeiro, com o patrocínio da Petrobras, a participação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional através do Museu de Folclore Edison Carneiro /Centro Nacional de Cultura Popular, do MINC e do SESC-RJ, entre outros.

As inscrições estão abertas até 03 de agosto para filmes e vídeos documentários de produção recente, em todos os formatos [película,vídeo e DVD]. A Mostra não é um festival competitivo. No entanto, no seu contexto, vários prêmios são atribuídos por várias instituições ligadas à cultura, ao cinema e à televisão.

As inscrições de trabalhos audiovisuais são feitas no: site do evento.

Fonte: www.rits.org.br

0 Comments: