quinta-feira, 24 de julho de 2008

Consea promove curso estadual de formação continuada

Consea promove curso estadual de formação continuada

BELO HORIZONTE (23/07/08) - O Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-MG) promove, neste fim-de-semana (26 e 27), o II Curso Estadual de Formação Continuada, dirigido a conselheiros e agentes das Comissões Regionais de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS). Serão disponibilizadas três vagas para cada comissão – uma para o conselheiro titular, uma para o suplente e uma para um membro da coordenação.

O curso será realizado em quatro módulos, que exigem freqüência obrigatória. Os módulos serão realizados aos sábados (das 9h às 18 e 19h30 às 21h30) e domingos (das 8h30 às 16h30), em Belo Horizonte ( Hotel Normandy,rua dos Tamóios, 212).

No primeiro, o tema será “Estado e Participação Política”. Participam a professora Cláudia Pereira, da Univale, que fará apresentações, no sábado (26) sobre "Origem e conceitos de Estado", Conceitos: Política, Democracia, Ideologia, Sociedade Civil" e "Processo Histórico de Construção do Estado Brasileiro"; no domingo (27) a professora Edite Cunha, da UFMG, falará sobre "Histórico da Participação Social no Brasil (movimentos sociais)" e Os Conselhos no Brasil (histórico, poder do Estado e dos conselhos)".

O segundo módulo vai destacar o tema “Direito Humano à Alimentação Adequada”. No módulo 3, serão tratadas “Políticas Públicas de Sans (Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável)”; no módulo 4, o tema será “Mobilização Social e Metodologias Participativas em Sans” .

O curso tem metodologia participativa, com a carga horária de 60h presenciais e 40h para dedicação às atividades programadas. O participante deverá compartilhar com os demais membros da CRSANS a capacitação recebida e ter disponibilidade de tempo para atividades programadas, pelo menos 10 horas mensais.

Noroeste

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Consea/MG) e a Comissão Regional Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (CRSANS/Noroeste), promovem o Seminário Microrregional do Noroeste de Minas de Segurança Alimentar, nesta sexta-feira (25), no Sindicato dos Produtores Rurais, em Brasilândia (avenida Nossa Senhora Aparecida nº 607.

O tema da palestras será “Políticas Públicas de Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável”. A abertura será feita às 8h30 por Gildázio Santos, assessor do Consea, com a palestra “Política de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável”.

Será apresentada também a “Fotografia da Política da Assistência Social do Noroeste de Minas”, pelo diretor regional da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Erasmo Silva Neiva, além da “Experiência Prática da Política Pública de Assistência Social”, por Ana Amélia Medeiros, da Rede de Educação Cidadã.

Mais informações no Consea pelo telefone (31) 3249-9206.

0 Comments: