quarta-feira, 9 de julho de 2008

Exposição Portais de Minas - Mostra Arte Aldravista

Exposição Portais de Minas - Mostra Arte Aldravista - Fundação Carlos Drummond de Andrade

Cordiais saudações da Matriz de
Minas. Tendo em vista a recente greve do correio e a impossibilidade de enviar os convites impressos, envio convite da Exposição Portais de Minas - Mostra de Arte Aldravista virtualmente. A abertura será no dia 16 de julho de 2008, a partir das 19h30 na Fazenda do Pontal, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, 34° Festival de Inverno de Itabira.

Atenciosamente,


Andreia Donadon Leal - Déia Leal

Governadora do InBrasCI-Minas Gerais
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Membro da Academia de Letras Rio - CM
Membro da Academia Maceioense de Letras
(31) 3558-1436

CONVITE EXPOSIÇÃO



Clique na imagem e veja programação



Clique na imagem acima e veja programação completa

Convite Exposição Portais de Minas - Mostra de Arte Aldravista
Realização: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade - Fazenda do Pontal

EXPOSIÇÃO PORTAIS DE MINAS

MOSTRA DE ARTE ALDRAVISTA
DÉIA LEAL

Na exposição “Portais de Minas” insinuações de minas ou de Minas são lançadas em todas as telas, para que o leitor reconstrua a idéia de mineração, com alusão à metonímia Minas Gerais. As pinceladas abdicam do traço, para lançarem-se exclusivamente em manchas de algo que demarca perfurações no solo em ordenação de jogos de profundidade com perspectivas sobrepostas e aberturas para esconderijos ou fugas sob portais e teias emaranhadas. As entranhas da terra constituem o tema enunciado pelos portais, sejam desvendadas pelas lapas produzidas pela própria natureza, sejam pelas galerias construídas pela ação humana. A artista abre mão da composição da arte através de traços e desenhos que resultam em imagens para jogar acrílico, óleo com algum grattage ou cordas sobre telas, numa insinuação
de temas em movimentos até que narrativas surjam da explosão de cores na instauração de possibilidades de significação e de sentido.

Portal de Afrodite - acrílica sobre tela



A liberdade metonímica é o pilar da arte aldravista, que pergunta insistentemente ao espectador: o que é que só você viu?

Aldravismo vem de aldrava, termo que designa o utensílio com o qual se bate nas portas para que estas sejam abertas. O aldravismo pode ser caracterizado pela arte que chama atenção, que insiste, que abre portas para as interpretações inusitadas dos eventos cotidianos, em relatos daquilo que só o artista viu. É um movimento literário e artístico em que o foco principal é o SUJEITO. Esse sujeito (produtor ou leitor) é livre e heterogêneo, capaz de perceber os sentidos das coisas a partir de simples indicações, metonímias, ou seja, nem o produtor de arte a oferece como "coisa completa", nem o leitor a recebe como algo que tem sentido prévio indicado pelo artista. Ambos continuam LIVRES para CONSTRUIR SENTIDO a partir do ponto que julgar pertinente no tempo e no lugar em que se expõem diante da obra de arte.

A história aldravista começa no ano de 2000 em Mariana – MG, com o lançamento do Jornal Aldrava Cultural, que delineava como objetivo a produção livre da arte. O caminho inicial de conceituação do aldravismo é a busca incondicional do exercício da liberdade.



Martírio



Emaranhaminas III



Portal do abrigo

Portal das chamas
Acrílico e óleo. 69 x 50 cm





portal arqueológico



03

Portal



04



05

Portal do Vertedouro / Portalúmen



Portal velho

Acrílico 50 x 40 cm

Festival de Inverno de Itabira, em sua 34ª edição, apresentará artistas de Mariana - a Matriz de Minas. O evento contará com a participação dos poetas do Jornal Aldrava Cultural, Gabriel Bicalho, J.S.Ferreira, J.B.Donadon-Leal, Andreia Donadon Leal, Duo Violar e outras atrações, além da apresentação de diversas manifestações culturais, como, exposições, saraus, oficinas, filmes, teatros, shows.


Em breve: Exposição Portais de Minas - Déia Leal




Clique aqui para abrir Jornal Aldrava

0 Comments: