quarta-feira, 9 de julho de 2008

Mobilizadores COEP realiza oficina online sobre desenvolvimento sustentável

Mobilizadores COEP realiza oficina online sobre desenvolvimento sustentável

O site Mobilizadores COEP (www.mobilizadores.org.br/coep) vai realizar, de 14 a 18 de julho, uma oficina online sobre "Desenvolvimento Sustentável". Entre outros assuntos, a atividade vai discutir o conceito de desenvolvimento sustentável e o que está sendo realizado no Brasil nessa área. O facilitador será Marcel Bursztyn, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e pesquisador sênior no Programa de Ciência da Sustentabilidade na Universidade de Harvard, nos EUA. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 11 de julho (sexta-feira).

Agência Consciência.Net; clique aqui


A Rede Mobilizadores COEP (www.mobilizadores.org.br/coep) realizará uma oficina online sobre desenvolvimento sustentável, no período de 14 a 18 de julho. O facilitador será o professor Marcel Bursztyn, do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília e pesquisador sênior no Programa de Ciência da Sustentabilidade na Universidade de Harvard, nos EUA.

O objetivo é debater o que é desenvolvimento sustentável, sua importância, os aspectos que o determinam, e o que tem sido feito no Brasil nessa área. O chamado desenvolvimento sustentável preocupa-se em assegurar que as gerações futuras possam usufruir de bens materiais adequados, num meio ambiente saudável, que proporcione os recursos necessários à sobrevivência, com justiça e eqüidade social.

Apesar de o tema sustentabilidade ser recorrente, muitas são as pessoas que não sabem seu significado. Pesquisa recente feita por dois universitários, com apoio da organização estudantil mundial Aiesec, mostrou que a maioria dos alunos ouvidos em 12 universidades públicas e privadas de 12 estados não conhece o tema e nem o significado da palavra.

Outro levantamento recente feito pelo Ibope Inteligência indica que 70 a 90% dos cidadãos entrevistados se dizem bem-intencionados em relação às práticas sustentáveis, mas apenas 30% a 60% da população têm hábitos alinhados à sustentabilidade.

Esses estudos mostram a urgência de disseminar os conceitos relacionados à sustentabilidade e ao desenvolvimento sustentável e, principalmente, de conscientizar todos os cidadãos sobre suas responsabilidades em relação ao futuro do planeta e à qualidade de vida de todos.

As inscrições acontecerão de 07 a 11 de julho, pelo e-mail treinamentogrupos@gmail.com. Para participar da oficina é preciso ser cadastrado no Mobilizadores COEP. O cadastro pode ser feito no site (www.mobilizadorescoep.org.br/coep).

Após a oficina, os textos utilizados e o conteúdo do minifórum de discussões ficarão disponíveis no site para todos os interessados. Os inscritos que participarem do minifórum de discussões receberão certificado de participação da Rede Mobilizadores COEP.

Mais informações pelo telefone (21) 2528-3352.

www.consciencia.net

0 Comments: