quarta-feira, 30 de julho de 2008

Educação Popular em SANS - Livro

Rede de Intercâmbio e o CONSEA-MG lançam livro sobre educação popular em SANS


Em meio às discussões sobre a crise alimentar que repentinamente ganhou destaque nos meios de comunicação, a organização não governamental Rede de Intercâmbio de Tecnologias Alternativas (REDE) publica, com o apoio do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (CONSEA-MG), o livro "Educação Popular em Segurança Alimentar e Nutricional: uma metodologia de formação com enfoque de gênero". O lançamento será no dia 04 de agosto, às 17h, no auditório da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na Rua Cláudio Manoel, nº 1205, com entrada franca.

O livro traz a público um processo de capacitação de lideranças comunitárias nos temas de segurança alimentar e nutricional e saúde alternativa, desenvolvido pela REDE em parceria com grupos comunitários, entidades do poder público e outras ONGs. Um cuidadoso registro e a sistematização das atividades permitiu traduzir nesta publicação a experiência realizada nos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, região leste de Belo Horizonte, e que agora pode ser acessada pelas mais variadas pessoas e organizações que trabalham com grupos populares seguindo os princípios da educação popular.

A metodologia relatada traz o "passo a passo" de cada uma das 45 técnicas descritas, além dos registros de alguns resultados que surgiram quando foram utilizadas, como falas das educadoras e dos participantes, fotos, desenhos e cartazes. O livro também traz quatro textos de apoio com alguns aspectos conceituais que orientaram a abordagem dos temas trabalhados no processo de formação, como a segurança alimentar e nutricional no contexto dos movimentos sociais; o enfoque de gênero na construção de metodologias participativas de educação popular e políticas públicas; a abordagem de saúde e doença nos processos de formação; e informações básicas sobre nutrição e alimentação.

Mais do que ações que minimizem os problemas de nutrição e saúde, a estratégia de trabalhar com educação popular possibilitou que estas pessoas e grupos populares alcançassem melhor qualidade de vida, maior consciência social e organizativa, e protagonismo como multiplicadores em suas comunidades do processo de aprendizagem do qual participaram.

Para apresentar a publicação no evento de lançamento, foram convidados um representante dos/as educadores/as comunitários/as, a coordenadora metodológica do livro, um representante da Rede de Intercâmbio, além de D. Mauro Morelli, presidente do CONSEA-MG.

Mais informações podem ser obtidas com o CONSEA pelo telefone (31) 3249-9200 ou com a REDE no telefone (31) 34214172.

0 Comments: