terça-feira, 8 de julho de 2008

Fiocruz lança site

Fiocruz lança site para intercâmbio de informações entre jovens

A Fiocruz lançou, no dia 24 de junho, o site Fiojovem (www.fiocruz.br/fiojovem) , que tem como objetivo principal o intercâmbio de informações sobre temas relacionados à saúde, ciência e tecnologia. Voltado ao público de 12 a 18 anos, o Fiojovem é resultado de um processo de construção coletiva, que contou com a participação de um grupo de consultores formado por estudantes do primeiro ano do ensino médio da Escola Politécnica de Saúde da Fiocruz.

A partir de vários encontros em 2007, foram definidos os temas das seções, a linguagem a ser adotada, o formato dos textos, as preferências estéticas do grupo, a arquitetura de informação, o tratamento visual e a estrutura de navegação. A proposta do Fiojovem é manter grupos de consultores jovens de diferentes áreas para avaliarem o conteúdo do site e sua apresentação.

Sexualidade, nutrição, saúde mental, saúde ambiental e inovações científicas no setor são os cinco grandes temas do Fiojovem, abordados de forma multidisciplinar, em formato de reportagens. Não há o compromisso de cobrir o factual, mas sim de oferecer conteúdo sobre temáticas que estejam relacionadas ao cotidiano dos jovens. Para apoiá-los na fase de definição profissional, foi criada uma área na qual estudantes e profissionais opinam sobre as carreiras que escolheram, nos níveis médio e superior.

Todos os textos são escritos em linguagem acessível ao público-alvo, mas sem o apelo a gírias e expressões da linguagem oral. O site tem ainda como determinação editorial o cuidado de evitar o tom autoritário na comunicação com os visitantes.

Como espaço hipertextual, o Fiojovem oferece ao visitante diferentes possibilidades de navegação, seguindo o conceito de não-linearidade. O site estimula a interatividade, por meio do debate entre os visitantes, comentários em todas as seções e produções colaborativas de resenhas, audiovisuais e outros recursos multimídia.

Fonte: Portal Fiocruz - www.fiocruz.br/

0 Comments: