quinta-feira, 17 de julho de 2008

Portais de Minas - exposição de arte aldravista

No Dia de Minas
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade promoveu a abertura de

Portais de Minas - exposição de arte aldravista
Déia Leal
Fazenda do Pontal - Itabira,


Exposição aberta ao público:de 16 a 30 de julho de 2008



Se não conseguir visualizar, acesse:

http://www.jornalaldrava.com.br/expo_portais_itabira.htm

Aberta a mostra Portais de Minas - exposição de arte aldravista
Fazenda do Pontal - Itabira, MG
16 de julho de 2008 - 19h e 30min

No dia de Minas, 16 de julho de 2008, a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade realizou na Fazenda do Pontal, a abertura oficial da mostra Portais de Minas – Exposição de Arte Aldravista da artista plástica e poeta, Déia Leal (Andréia Donadon Leal).












Vista parcial da Exposição

Nesta exposição, insinuações de minas ou de Minas são lançadas em todas as telas, para que o leitor reconstrua alguma idéia de mineração a partir de metonímias de Minas Gerais (conteúdos emaranhados do continente mineiro). As pinceladas abdicam do traço e lançam-se exclusivamente em manchas de algo que demarca perfurações no solo em ordenação de jogos de profundidade com perspectivas sobrepostas e aberturas para esconderijos ou fugas sob teias emaranhadas. A artista abre mão da composição da arte através de traços e desenhos que resultam em imagens para jogar acrílico, óleo com algum grattage ou cordas sobre telas, numa insinuação de temas em movimentos até que narrativas surjam da explosão de cores na instauração de possibilidades de significação e de sentido. A liberdade metonímica é o pilar da arte aldravista, que pergunta insistentemente ao espectador: o que é que só você vê. As telas mostram o nascimento de Minas, representado pela tela “Luzia”, fóssil de 11 mil anos encontrado na região de Lagoa Santa, a cristandade ou a luta pela liberdade com a tela “martírio”, metonímia de Tiradentes ou de Jesus Cristo e muitos outros portais que nos levam à idéia de mineiridade.


Mestre de cerimônia faz apresentação da artista


Déia Leal fala sobre a exposição


Platéia prestigia artista na abertura da exposição


Platéia prestigia artista na abertura da exposição

O evento teve participação dos poetas do Jornal Aldrava Cultural, Gabriel Bicalho, J.S. Ferreira, J.B. Donadon-Leal, autoridades do Município de Itabira (Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Secretária de Cultura de Itabira – Maria da Glória Menezes), Santa Bárbara (Assessor de Cultura – Sebastião Fonseca e Silva), São Gonçalo do Rio Abaixo (Secretário de Cultura – João Víctor), Barão de Cocais, Mariana (Presidente em exercício da Academia Marianense de Letras e Professora Emérita da UFOP – Hebe Rôla) e Ipatinga, cidade representada pelo CLESI – Clube dos Escritores de Ipatinga (Marília Siqueira e Nena de Castro).


Superintendente da F. C. Carlos Drummond de Andrade,
Sra. Maria da Glória Menezes



Sra. Maria da Glória Menezes entrega a Déia Leal,
Placa de Reconhecimento outorgada pela
Câmara de Vereadores de Santa Bárbara, MG


Placa de Reconhecimento da
Câmara de Vereadores de
Santa Bárbara a Déia Leal

A Câmara Municipal de Santa Bárbara conferiu a artista mineira uma Placa de Reconhecimento que foi entregue pela Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Maria da Glória Menezes, pelas representações nos Circuitos Internacionais de Arte Brasileira no estrangeiro e mostra Portais de Minas – Exposição de Arte Aldravista - em Itabira, terra do poeta Carlos Drummond de Andrade.


Público prestigia a exposição


Encontro de escritores: Nena de Castro,
Viko Gomide, Marília Siqueira,
Gabriel Bicalho e Déia Leal


Público prestigia a exposição


Público prestigia a exposição


Música com a flautista Danielle Chaves


Música com a flautista Danielle Chaves


J. B. Donadon-Leal e Déia Leal

Déia Leal – nome artístico de Andréia Aparecida Silva Donadon Leal, natural de Itabira – Minas Gerais, cresceu em Santa Bárbara. Licenciada em Letras pela UFOP, Pós-graduada em Artes Visuais - Cultura & Criação. Representou Minas Gerais no XII e XIII Circuito Internacional de Arte Brasileira na Áustria, China, Tailândia, Polônia e Alemanha. Participou da Exposição Arte dos Cinco Continentes na Espanha e Itália.

0 Comments: