segunda-feira, 14 de julho de 2008

Cursos Aperfeiçoamento e Especialização - Inscrições

Inscrições abertas para cursos Aperfeiçoamento e Especialização até 18 de julho

Na quinta-feira (10), teve início o período de inscrições para o curso de pós-graduação "Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais", nas modalidades Aperfeiçoamento e Especialização. Os interessados podem se inscrever até o próximo dia 18 de julho. O processo de seleção ocorrerá de 19 a 25 de julho e a divulgação do resultado está prevista para o dia 25 de julho, no site do Programa (www.ufmg.br/conselheirosnacionais). As aulas terão início em 04 de agosto e os cursos serão oferecidos na modalidade ensino a distância, com alguns momentos presenciais.
Os cursos de Aperfeiçoamento e Especialização oferecerão, respectivamente, 100 e 300 vagas, que deverão ser preenchidas prioritariamente por membros dos conselhos de políticas de nível federal, técnicos e gestores do governo federal envolvidos com políticas participativas, e representantes de organizações da sociedade civil de abrangência nacional.
Para se inscrever, o candidato deve preencher e imprimir o formulário de inscrição, disponível no site do Programa, acompanhado de três fotografias 3x4 e de cópia do diploma de graduação ou documento equivalente que comprove que o candidato está em condições de concluir o Curso de Graduação antes de ser iniciado o de Pós-Graduação - Especialização; cópia do histórico escolar do curso de graduação; curriculum vitae; cópia do comprovante de estar em dia com as obrigações militares (homens) e eleitorais, no caso de candidato brasileiro; ou as exigidas por legislação específica aos candidatos estrangeiros; memorial com duas páginas contendo uma apresentação da trajetória do candidato em atividades participativas; carta de apresentação do Conselho, no caso de conselheiro, ou do órgão gestor, no caso de técnico governamental, ou da organização da sociedade civil, que comprove a vinculação do candidato a instituições participativas do governo federal. A carta deve indicar, ainda, que a instituição apóia a participação do candidato no curso. No Memorial, o candidato deve descrever as atividades participativas desenvolvidas relacionadas com sua trajetória em movimentos sociais, organizações da sociedade civil ou as atividades como gestor e técnico que atua profissionalmente com instituições participativas vinculadas ao poder público. O documento deve conter, no máximo, duas páginas, escritas em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.
A documentação deve ser encaminhada para o seguinte endereço: Universidade Federal de Minas Gerais - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas / Projeto Democracia Participativa - Curso de Formação de Conselheiros Nacionais (Avenida Antônio Carlos, 6627 - sala 4119 / Pampulha - Belo Horizonte - MG / CEP 31.270-901).
O Programa de Formação de Conselheiros Nacionais, lançado na última terça-feira em cerimônia no Palácio do Planalto, é uma iniciativa da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O objetivo é contribuir para a formação qualificada de conselheiros nacionais de políticas públicas, gestores do governo federal e representantes de organizações da sociedade civil.

Leia mais:

Curso "As concepções de democracia e sua influência na constituição do Estado"

Informações
Secretaria-Geral da Presidência da República
Assessoria de Comunicação
(61) 3411-1407/1635
www.ufmg.br/conselheirosnacionais

Fonte: Secretaria-Geral da Presidência da República

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747

www.presidencia.gov.br/consea

ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: