quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Representantes de comunidades negras e povos tradicionais participam de oficina

Representantes de comunidades negras e povos tradicionais participam de oficina

A oficina de preparação de conselheiros representantes de comunidades negras e povos tradicionais teve início nesta terça-feira (13), na Fundação Cultural Palmares (FCP), em Brasília, e segue até quinta-feira (15). Um dos presentes na abertura, pela manhã, foi o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo.

A oficina é uma espécie de curso intensivo, com duração de 24 horas, distribuídas entre três dias, com o objetivo de melhor preparar os conselheiros para exercerem seu papel, representado da melhor forma possível suas comunidades e instituições.

Neste primeiro dia, a coordenadora da Secretaria Executiva do Consea, Carmem Priscila Bocchi, falou sobre os principais documentos produzidos pelo Conselho, abordou a Lei 11.346/06 (Lei de Segurança Alimentar e Nutricional - Losan) e explicou como funciona o orçamento público.

Ana Lúcia Pereira, coordenadora da oficina, ressaltou os pontos importantes do encontro. "Eu vejo esse evento como muito positivo, pois é mais uma possibilidade para refletirmos sobre o nosso papel no Consea, sobre a importância dessa participação, além de ser um espaço de integração dos componentes da comissão", disse ela, que representa os Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).

Entre as atividades desenvolvidas estão a leitura dos principais documentos produzidos pelo Consea, o debate de idéias, esclarecimento de dúvidas, dinâmica de grupo e outras.

Participam do treinamento representantes da Coordenação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq), da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), da Associação em Àreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema), da Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde e dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs).

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747

www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: