quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

3ª edição do Verão Arte Contemporânea 2009


VAC 2009 – Terceira Edição

Após o sucesso da segunda edição deste evento, o Verão 2009 ampliou muito seu quadro de artistas participantes e parcerias com a cidade. Em 2009, Belo Horizonte terá uma programação que ocupará diversos espaços culturais como o Teatro Francisco Nunes, Teatro Marília, Teatro Invertido, Grande Teatro do Palácio das Artes, Centro Cultural da UFMG, Fundação de Educação Artística, Galpão Cine Horto, Zap 18, Caixa Clara, Espaço Odeon, Espaço Ambiente, Usiminas Belas Artes Cinema, Museu de Arte da Pampulha, sala Humberto Mauro, a Obra bar dançante, somando um grande número de artistas mineiros que estarão em cartaz no meses de janeiro e fevereiro de 2009.

Para a 3ª edição do Verão 2009, ampliamos também o quadro de artistas participantes, e contaremos com artistas de outros estados:

1 - São Paulo - Paulo Beto (compositor e DJ), Rubens Espírito Santo (Artista plástico que vai lançar um livro naabertura do evento - ele já expôs na Pinacoteca do Estado de S. Paulo), além da exibição de um vídeo com desfile do estilista Jun Nakao (onde as modelos rasgam a roupa no final) - e o músico mineiro, residente em São Paulo, Marku Ribas.

2 - Rio de Janeiro - Grupo Chelpa Ferro que entra na parceria do MAP com uma exposição na área das Artes Plásticas.

3 - Bahia - com o artista plástico e precursor do cinema de animação no Brasil, Francisco Liberato e Alba Liberato- além do coletivo de intervenção urbana Gia.

Fiéis à proposta de sempre promover um atrativo cultural diferenciado a cada produção do Verão, em 2009 estamos propondo uma reflexão sobre Arte na Moda e Moda na Arte. Com este objetivo, instituímos o espaço da Passarela Aberta, voltado para leigos e interessados em desfilar suas roupas criadas dentro de um conceito de quebra de fronteiras entre a moda e as artes plásticas. Já confirmamos a disponibilidade de vídeos do estilista mineiro Ronaldo Fraga e do paulista Jun Nakao, que serão exibidos na abertura do evento.

Alguns espetáculos terão entrada franca, outros terão ingressos vendidos a preços populares. A partir destas iniciativas temos uma estimativa de atingir um público de aproximadamente e 20.000 pessoas de acordo com as capacidade dos teatros e espaços culturais envolvidos, além de 50 grupos e artistas convidados.

O Verão Arte Contemporânea 2009 é voltado para um público eclético pois envolve atividades em espaços abertos e fechados compreendendo:

Rua: Onde o público terá acesso a exibições de filmes e música popular
Cinema com o projeto do espaço Filmes de Quintal, e Duelo de MC's.

Galpões: Odeon, Caixa Clara, Centro Cultural da UFMG - Espaço Ambiente - Auditório do Museu de Arte da Pampulha-para apresentações de dança e de espetáculos teatrais experimentais.

Teatros Convencionais: Francisco Nunes, Marilia, Palácio das Artes, Galpão Cine Horto, Fundação de Educação Artística-para dança, teatro e música popular e erudita.

Cinemas: CineHumberto Mauro e Usiminas Belas Artes - espaço Filmes de Quintal com atividades realizadas pelo CineclubeSubterrâneo.

Galerias: Museu de Arte da Pampulha

Bar Dançante: A Obra - com shows musicais

Fonte:
http://www.veraoarte.com.br/vac2009/historico.html

0 Comments: