segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Livro lançado pelo Coep tem versão on-line onde obra continuará a ser escrita

Livro lançado pelo Coep tem versão on-line onde obra continuará a ser escrita

Como uma das iniciativas em comemoração aos seus 15 anos, o Coep Nacional lançou o livro "Das ruas às redes: 15 anos de mobilização social na luta contra a fome e a pobreza". A publicação é o primeiro levantamento sobre esse movimento que agregou variados segmentos da sociedade brasileira em torno de uma causa comum. São mais de 100 depoimentos de quem viveu ativamente os momentos marcantes da recente história da democracia brasileira, mostrando quais foram, na visão dos entrevistados, as conquistas e que desafios ainda permanecem. São relatos de pessoas como Chico Whitaker, Denise Paiva, Frei Betto, Leonardo Boff, Oded Grajew, Paulo Buss, Percival Caropreso e Walter Belik. Há ainda entrevistas especiais com D. Mauro Morelli, Anna Peliano, André Spitz, Francisco Menezes, Renato Maluf e Lécio Lima da Costa.

Em uma proposta inédita, além de disponibilizar a obra na internet, com a apresentação na íntegra das entrevistas publicadas em versão resumida no livro, o Coep criou um mecanismo que possibilita a todos os interessados serem co-autores, continuando a redigir essa história.

Acessando o site (www.coepbrasil.org.br/cidadaniaemrede), é possível deixar depoimentos, complementar os temas abordados, enviar fotos e contribuir para enriquecer e ampliar esse relato. A versão on-line é o ponto de partida para a criação de uma obra aberta, que será escrita continuamente, de forma coletiva, por todos aqueles que vivenciaram ou testemunharam as muitas mobilizações acontecidas no Brasil a partir do lançamento, em março de 1993, do movimento Ação da Cidadania contra a Fome e a Miséria e pela Vida.

"Além dos depoimentos e das análises sobre diferentes acontecimentos que marcaram os últimos 15 anos, a obra faz um balanço do trabalho desenvolvido pelo Coep nesse mesmo período, mostrando como temos conseguido manter viva e cada vez mais consolidada e articulada uma agenda cidadã", explica a secretária-executiva do Coep Nacional, Gleyse Peiter.

A publicação dá início à Coleção Coep Cidadania em Rede, que pretende ser mais um instrumento para fortalecer a mobilização e o incentivo à participação cidadã. O objetivo do Coep é que o livro, em suas versões impressa e on-line, estimule a reflexão e inspire novas ações que fortaleçam a construção de um novo Brasil.

Conteúdo - A versão impressa é divida em quatro partes. A primeira, intitulada "Uma onda de cidadania", traz os artigos de Silvio Caccia Bava e Ana Claudia Teixeira, do Instituto Pólis; Sonia Aguiar, do Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação da Rede de Informações para o Terceiro Setor (Nupef-Rits); e Leilah Landim, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A segunda, "Democracia se faz com participação", apresenta os textos "Alguns antecedentes" e "Marcos que influenciaram a luta contra a fome e a pobreza". Há ainda depoimentos sobre os atuais desafios da mobilização social de personalidades e profissionais que atuaram diretamente em ações voltadas à construção de uma sociedade mais justa; e um mapeamento de redes sociais brasileiras, no qual são listadas 39 organizações que têm em comum o combate à pobreza e o fortalecimento da participação cidadã como um de seus eixos de atuação.

A terceira parte - "Vale a pena acreditar" - mostra a trajetória do Coep desde a sua criação como um comitê de empresas que se engajaram na Ação da Cidadania até sua "transformação" em uma rede nacional de mobilização, que reúne comunidades, organizações e pessoas. Há ainda o texto "Marcos da trajetória do COEP", que remonta o percurso da rede a partir do depoimento de integrantes e colaboradores(as) mais próximos(as).

Na última parte, é prestada uma homenagem a três personalidades: Betinho, Josué de Castro e Maria José Jaime, a Bizeh, que inspiraram a trajetória do Coep.

Sobre o Coep - O Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida - COEP foi criado, em 1993, reunindo organizações de todo o país num movimento de promoção do desenvolvimento social. Ao longo do tempo, a rede cresceu e se diversificou. Em 2003, deu origem à Rede Mobilizadores COEP, que atualmente reúne cerca de 8 mil pessoas, distribuídas em cerca de 500 municípios dos 26 estados, no Distrito Federal e também no exterior. Um ano depois, surgia a Rede de Comunidades, integrada por 112 comunidades de baixa renda, urbanas e rurais, espalhadas nos 26 estados e no Distrito Federal. A associação dessas três redes compõe, hoje, a Rede Nacional de Mobilização Social Coep.

Toda a atuação do Coep está fundamentada em cinco pilares: segurança alimentar e nutricional; desenvolvimento comunitário com geração de trabalho e renda; participação social e políticas públicas; e direitos humanos e sociais.

Informações
(21) 2528-4377
www.coepbrasil.org.br

Fonte: Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida

Assessoria de Comunicação
(61) 3411.3349 / 2747

www.presidencia.gov.br/consea
ascom@consea.planalto.gov.br

0 Comments: