quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Crianças poderão ser deputados por um dia

Crianças poderão ser deputados por um dia

Alunos do ensino fundamental podem se inscrever na Câmara Mirim até 14 de setembro. Crianças de todo o País que estão cursando do quinto ao nono ano do ensino fundamental poderão inscrever-se até 14 de setembro na terceira edição da Câmara Mirim. Para participar, alunos de escolas públicas e particulares, de até 14 anos, deverão apresentar um projeto de lei no Portal Plenarinho (www.plenarinho.gov.br/camaramirim). As propostas também podem ser encaminhadas pelo correio, para Plenarinho – Câmara Mirim, Palácio do Congresso Nacional, Ed. Anexo I, 15º andar, sala 1504, Praça dos Três Poderes, Brasília, DF, CEP 70160-900.
Até 400 inscritos serão selecionados para ter a experiência de simulação de uma sessão legislativa da Câmara dos Deputados, que será realizada em 23 de outubro. Na ocasião, os deputados mirins devem discutir no plenário três dos projetos de lei apresentados pelas próprias crianças.
Neste ano, o evento também vai receber, até sábado (23), inscrições de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e de Câmaras Municipais Mirins interessadas em levar seus estudantes. Serão sorteadas seis escolas (três públicas e três privadas) e cinco Câmaras Mirins.
Prática democrática
Segundo a coordenadora do Plenarinho, Raquel Melo, o evento oferece uma oportunidade para a criança materializar o aprendizado sobre a cidadania, a atividade parlamentar e a importância do Poder Legislativo para a sociedade brasileira. “A participação das crianças no debate sobre questões propostas por elas mesmas possibilita uma vivência real da prática democrática e prepara as crianças para ter uma atitude cidadã frente aos problemas nacionais que as afetam”, observou.
Os projetos de lei encaminhados pelo alunos poderão tratar das seguintes áreas: educação, cidadania, cultura, esporte, turismo, saúde, segurança pública, economia, emprego, defesa do consumidor, agricultura e meio ambiente.
A Câmara dos Deputados realizou a primeira sessão com crianças em 2006, no relançamento do Portal Plenarinho. Na ocasião foram inscritos mais de 700 projetos de lei. A Câmara Mirim é realizada em outubro em comemoração ao Mês das Crianças. Quando aprovados pelas crianças em plenário, os projetos de lei costumam ser apadrinhados por deputados federais de verdade e encaminhados às comissões permanentes da Câmara para análise.
Parlamento Jovem
Também estão abertas as inscrições para a quinta edição do Parlamento Jovem Brasileiro, destinado a alunos matriculados do ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos. O encontro será promovido pela Câmara dos Deputados entre 10 e 14 de novembro, com 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o País.
Os deputados jovens serão pré-selecionados até 26 de setembro pelas Secretarias de Educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei.

Fonte da Câmara Mirim

Maria Raquel Mesquita Melo
(61) 3216-1804 ou 3216-1805
Para ver os projetos de lei sugeridos pelas crianças para a Câmara Mirim 2008, clique em:
http://www.plenarinho.gov.br/camaramirim/outras-edicoes/camara-mirim-2008/projetos-de-lei-camara-mirim-2008/

Fotos da Câmara Mirim 2007 podem ser acessadas em:
Foto 01
Foto 02
Foto 03
Foto 04
Foto 05
Foto 06

Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social
E-mail:imprensa@camara.gov.br
Tel: (61) 3216-1507 / (61) 3216-1508

Andreia Donadon Leal - Déia Leal
Diretora do Jornal Aldrava Cultural
Governadora do InBrasCI-MG
Membro da Academia Letras Rio-CM e da AVSPE
http://www.jornalaldrava.com.br/pag_deia_leal_plan.htm

0 Comments: