sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Prêmio Territórios Quilombolas 2008 - Inscrições

Prêmio Territórios Quilombolas 2008

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Territórios Quilombolas 2008. Nesta edição, serão selecionados os melhores trabalhos em duas categorias: ensaio inédito, e experiências e memórias. Na primeira, podem concorrer pesquisadores/as nas modalidades graduação, mestrado e doutorado, além de técnicos/as que atuam junto a comunidades quilombolas em atividades de assessoria, consultoria e extensão. Já experiências e memórias é a categoria destinada a integrantes de comunidades que se auto-identificam quilombolas.

Os ensaios e as experiências devem abordar pelo menos um dos seguintes temas: regularização fundiária; movimentos sociais; gênero; produção, mercado e geração de renda; saúde e segurança alimentar e nutricional; etnodesenvolvimento; história e memória; organização social; relações étnico-raciais; religiosidade; meio ambiente; educação; comunicação e mídia; aspectos geracionais; e aspectos jurídicos.

A divulgação dos trabalhos vencedores e a entrega dos prêmios ocorrerão até março de 2009. Serão premiados até 15 trabalhos, sendo dez ensaios inéditos e cinco redações de experiências e memórias. Os ganhadores receberão R$ 3 mil em dinheiro, além de certificado e kit de publicações do NEAD, Ppigre/MDA e das instituições envolvidas. Além disso, os textos premiados serão reunidos em uma coletânea, em formato de publicação impressa, cujo lançamento é previsto para maio de 2009.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de janeiro de 2009. A ficha de inscrição e o edital estão disponíveis em:
www.mda.gov.br
www.nead.org.br
www.abant.org.br
www.anpocs.org.br
www.mulheresnegras.org

A iniciativa é do Ministério do Desenvolvimento Agrário [MDA], por meio do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia [Ppigre] e do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural [NEAD], em parceria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária [Incra], da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial [Seppir], da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros [ABPN], da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais [Anpocs], e da Associação Brasileira de Antropologia [ABA].

0 Comments: