quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Livro - Juventude, Desafiliação e Violência

Juventude, Desafiliação e Violência é tema de livro lançado na próxima sexta (29) no Rio

O Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ, a FAPERJ e a Editora Contra Capa convidam para o debate do livro "Juventude, Desafiliação e Violência", dia 29 de agosto no Auditório Leme Lopes do IPUB.

O Instituto de Psiquiatria (IPUB) da UFRJ, a FAPERJ e a Editora Contra Capa convidam para o debate do livro "Juventude, Desafiliação e Violência", seguido de coquetel. O evento será dia 29 de agosto (sexta-feira), às 10h, no Auditório Leme Lopes do IPUB/UFRJ. Haverá ainda um debate com as professoras Ligia Costa Leite (IPUB/UFRJ), Martha Abreu (História/UFF) e Sonia Altoé (Psicologia/UERJ). Endereço: Av. Venceslau Brás, 71, fundos – campus da Praia Vermelha, UFRJ.

Apresentação do livro

Este livro destina-se a divulgar resultados de pesquisas e estudos nas áreas da saúde mental, psicologia, justiça, serviço social, história e políticas públicas, muitos deles desenvolvidos na UFRJ. Sabemos que um dos papéis fundamentais da universidade é estudar e promover ações para lidar com os problemas sociais. Este livro se propõe a subsidiar a formação de profissionais para o trabalho no campo da juventude desafiliada, de maneira a contribuir para a superação do quadro de violência que hoje se enfrenta no Brasil.

Sabemos que o processo de marginalização de jovens em situação de risco/vulnerabilidade psicossocial é decorrente do agravamento de problemas sociais tais como pobreza, violência, criminalidade, suicídio, gravidez precoce, evasão/fracasso escolar, fuga para as ruas e uso de drogas. Estas situações constituem entraves à melhoria das condições de vida de populações dos grandes centros urbanos do Brasil.

Apesar dos problemas subjetivos e das condições sociais adversas reforçarem-se mutuamente, raramente eles são considerados em conjunto numa estratégia de intervenção para melhoria de condições de vida da juventude. Sabe-se também que, freqüentemente, fracassos escolares, laborativos ou amorosos estão relacionados às dificuldades do sujeito em sustentar os novos laços sociais, necessários a essas atividades.

Essa questão, relacionada à tomada de posição para inserção social, coloca-se duplicada por apresentar-se na adolescência. Com base nisso, cabe-nos perguntar: quais são as ações brasileiras que têm interrompido o avanço desses problemas em crescimento?

As instituições de ensino e pesquisa concentram suas atividades nos problemas dos adultos e a grande maioria dos profissionais completa sua formação sem adquirir nenhum conhecimento sobre a área infanto-juvenil. E isto num país com cerca de 40% da população abaixo dos 18 anos. Existe pouca bibliografia a respeito deste tema, apesar de haver uma demanda grande para este tipo de literatura.

A importância social do presente livro é oferecer subsídios para intervenções que atuem na causa desses problemas – "descaminhos sociais" – e não apenas em seus efeitos. Atuar nos efeitos é uma prática comum das políticas públicas setorizadas. Este livro traz contribuições práticas-teóricas para construir um conhecimento socialmente útil.

O livro está dividido em três partes:

1. Uma análise das políticas sociais a partir da legislação atual – Estatuto da Criança e do adolescente e a lei da Reforma da Atenção Psiquiátrica no Brasil, com textos, entre outros do Dr. Talvane de Moraes, importante Psiquiatra Forense, do Desembargador Siro Darlan e outros capítulos que são resultado das pesquisas de organizadora do livro e de seus alunos.

2. A segunda parte traz os Aspectos Teóricos e Históricos da psiquiatria desde os tempos de Nina Rodrigues e Arthur Ramos.

3. A terceira parte apresenta os Aspectos Clínicos do trabalho com crianças e adolescentes desafiliados, contando com capítulos de profissionais de São Paulo e da UERJ.

O livro conta ainda com um belíssimo prefácio de João Ferreira da Silva Filho, Professor Titular da Faculdade de Medicina da UFRJ.

Organização: Ligia Costa Leite, Maria Esther Delgado Leite, Adriana Pedreira Botelho
Prefácio: João Ferreira Filho
Apresentação: Ligia Costa Leite

I. Políticas Sociais
• O estatuto da criança e do adolescente e a lei da reforma da atenção psiquiátrica: um ensaio comparativo (Talvane de Moraes; Katia Mecler)
• "Menoridade Penal": prós e contras na lei? (Siro Darlan)
• "A juventude não dormirá": sobre a redução da maioridade penal (Adriana Pedreira Botelho; Bianca Lima; Maíra Araújo; Ligia Costa Leite)
• "A Infância na esquina": programas para erradicação do trabalho infantil (Marina J. Kassab; Samantha Lemos; Adriana Pedreira Botelho; Ligia Costa Leite)
• "Esqueceram de mim": políticas públicas para crianças e adolescentes, renovação ou conservadorismo (Artemis Soares Viot Serra)
• "O tempo anda correndo, voando": Impasses e possibilidades na construção de um projeto de vida (Stella M. Nessimian Olyntho; Richarlls Martins da Silva; Maria Esther Delgado Leite; Ligia Costa Leite)

II. Aspectos teóricos
• Velhos conceitos e novos debates: "crianças negras" e "crianças problemas" no pensamento de Nina Rodrigues e Artur Ramos (Martha Abreu)
• "Minha arma é a mão": a violência como forma de resistência (Joana Iabrudi Carinhanha; Ligia Costa Leite; Lucia Helena Garcia Penna)
• O Leito de Procrusto na escola brasileira (Ligia Costa Leite; Maria Esther Delgado Leite)
• Um adolescente com coceira no pé (Adriana Pedreira Botelho; Ligia Costa Leite)

III. Aspectos Clínicos
• O bebê que "invade": Reflexões sobre o atendimento institucional a crianças em situação de vulnerabilidade social (Sonia Altoé)
• O Hóspede (Maria Esther Delgado Leite; Ligia Costa Leite)
• "Não nasci para semente": a estratégia hiper-realista dos jovens em conflito com a lei (Maria Cristina Gonçalves Vicentin)
• Privação na infância e adolescência: um estudo de caso (Julieta Grecco de Souza; Ligia Costa Leite)

Informações adicionais pelo
email: gb@ufrj.br
telefone: (21) 9250-9594
ou em:
http://www.ipub.ufrj.br/

0 Comments: